Acer Aspire 5 com Ryzen 7 é bom? Vale a pena? Análise/Review

O Acer Aspire 5 com Ryzen 7 tem chamado a atenção nos últimos meses, por ter um bom preço e excelentes configurações. Mas vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

A aparência do notebook da Acer é bonita e o modelo possui um ótimo acabamento. A tampa é feita de metal, enquanto em outras partes temos plástico, mas mesmo assim, o notebook passa a sensação de ser mais premium. O dispositivo é robusto e tem uma boa espessura e apesar de ter uma tela grande, o transporte do aparelho é fácil, pois o peso é de 1.7 kg. A ventilação também é adequada e  o notebook fica levemente saltado durante o uso. 

Acer Aspire 5 Ryzen 7

Na questão conexões, o Aspire também se sai bem. Há três entradas USB 3.2, uma USB 2.0, uma USB-C, entrada RJ45 para internet cabeada, HDMI e um conector de fone de ouvido e microfone. 

A tela de 15.6 polegadas é do tipo IPS LED e possui resolução Full HD e taxa de atualização de 60 Hz. Por ser IPS, os ângulos de visão são excelentes, as cores são fiéis e o brilho é mais forte do que de modelos TN e isso faz com que o display seja um dos melhores dessa faixa de preço. 

Os alto-falantes estéreo também possuem uma boa qualidade, com frequências equilibradas e encorpadas. Mais um ponto positivo. 

O dispositivo tem um teclado amplo e com teclas com uma boa profundidade e a experiência de digitação é confortável. Também há o teclado numérico na direita. Já o touchpad tem um ótimo tamanho e dá o suporte a gestos. O clique do touchpad poderia ser melhor, mas isso não chega a incomodar durante o uso. 

A versão base do Aspire 5 possui 8GB de RAM e o processador é o Ryzen 7 5700U. O chipset é potente e o desempenho do notebook surpreende. Tarefas do dia a dia, como edição de documentos no Word e Excel, navegação na internet e consumo de conteúdos são feitas sem sufoco. Até mesmo em tarefas mais pesadas, o dispositivo se sai bem e dá pra editar fotos no Photoshop, editar vídeos em Full HD no Premiere ou Vegas, realizar projetos de nível médio no AutoCAD e Revit, programar em diversas IDEs mais. Dá pra notar alguns engasgos em programas mais pesados, mas adicionando mais memória RAM, isso é resolvido. 

Em jogos, títulos leves como The Sims 4 e Stardew Valley rodam com folga e dá também para jogar games mais pesados como FIFA, Fortnite, Valorant e GTA V. No entanto, a performance pode variar de acordo com o título e com a qualidade gráfica. 

Continua depois da publicidade. 

A webcam é de 720p. A qualidade das imagens está dentro da média e serve muito bem para realizar videochamadas em locais iluminados. 

A bateria de 48Wh fornece uma boa autonomia. O tempo médio de uso para tarefas básicas é de 5 horas, enquanto em uso contínuo, na execução de vídeos de jogos, a média é de 2 horas e 40 minutos. O tempo de carregamento é de duas horas. As marcas estão na média. 

No mais, o Aspire 5 possui Bluetooth 5.1, se conecta a redes de 2.4 e 5 Ghz, memória do tipo SSD NVMe, existem versões com Windows ou Linux e é possível fazer o upgrade de memória RAM para até 20GB. 

Pontos Negativos

As saídas de som e de ar ficam na parte debaixo e é ideal usar sempre o aparelho em superfícies planas. 

A quantidade de memória RAM fica no limite em tarefas mais pesadas e por isso, é ideal fazer o upgrade para rodar o sistema de forma mais leve. 

Por fim, a entrada USB tipo C não transmite imagens e pra isso é preciso utilizar o HDMI.

Mas para concluir, será que o Aspire 5 com Ryzen 7 vale a pena? O notebook é um excelente custo-benefício, por causa da ótima tela, do desempenho sólido, do bom acabamento e da quantidade de conexões. Por isso, se você deseja um notebook durável, com boa performance e que não seja muito caro, o Aspire 5 vale a pena. 

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Imagens: Acer.com.br. 

Mais Sobre
  • Sistema: Windows 11 ou Linux. 
  • CPU e chipset: AMD Ryzen 7 5700U.
  • Placa de Vídeo: AMD Radeon RX Vega 8 (4000/5000). 
  • Memória: 8GB. 
  • Tipo: DDR4
  • Tela: 15,6” LED LCD com resolução: HD (1366 x 768), brilho de 220 nits
  • Gráficos: Intel UHD Graphics com memória compartilhada com a memória RAM
  • Áudio: Microfone duplo com tecnologia Acer Purified Voice e Dois alto-falantes estéreo
  • Armazenamento: SSD 256GB PCIe NVMe M.2 2280
  • Upgrade: Este modelo possuí capacidade para a instalação e/ou melhorias de SSD e HDD: Slot livre SATA 3, compatível com HDD SATA 3 2.5 MM de até 2TB (Não acompanha o produto)
  • Webcam: Webcam acer HD com 1280 x 720 de resolução (720p)
  • Conexões: Wireless (Wi-Fi): Compatível com IEEE 802.11ª/b/g/n/ac, Suporte a redes com frequência de 2,4 GHz e 5GHz, Antena: 1x1, Bluetooth: Versão 4.1 e LAN/Rede com fio: Gigabit Ethernet 10/100/1000 (RJ45) com suporte a Wake on LAN
  • Segurança:Senha para proteção da BIOS e HDD e Trava Kensington
  • Dimensões (LxPxA): 363.4 x 250.5 x 17.95 mm
  • Bateria: Bateria de 4 células (Li-Íon) 48Wh 3220 mAh 15.2 V
  • Autonomia da bateria de até 9 horas (depende das condições de uso)
Postagem Anterior Próxima Postagem