Positivo Twist 5 (S620) é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Positivo Twist 5 na mesa

O Positivo Twist 5 é um smartphone de entrada, que atualmente custa entre R$ 400 a  R$ 500. Mas o que é possível fazer com esse aparelho ? Será que vale a pena comprar? Vamos te contar tudo!

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

O design da linha Twist finalmente foi atualizado e o smartphone está bastante parecido com outros aparelhos do mercado de entrada. Na frente, temos um notch em formato de gota e generosas bordas ao redor do display, enquanto atrás, está o sensor de câmeras e o flash. O dispositivo é feito de um plástico brilhante, que apesar de ser bonito, acumula muitas marcas de dedo. Felizmente a capinha, que já é enviada na caixa, resolve este problema. Ah e para colocar chip, é preciso retirar a tampa traseira, assim como aparelhos mais antigos. Dos lados, estão os botões de volume e de energia. O Twist  é leve e tem um bom encaixe nas mãos, fazendo com que a usabilidade, no geral, seja boa. 

Positivo Twist 5 na mão

A tela do aparelho é do tipo IPS LCD e possui 6.26 polegadas, com resolução WVGA, que é abaixo de HD. Apesar de ser bem básico, o display consegue atender usuários pouco exigentes, pois é grande e tem bons ângulos de visão. No entanto, o brilho é baixo e para utilizar no dia a dia, é preciso sempre elevar o nível ao máximo. 

Por dentro, o Twist conta com o processador SC7731 da Unisoc, que roda com 1 GB de RAM. Como dá pra imaginar, o dispositivo só faz atividades muito básicas, como acessar redes sociais, fazer pesquisas, responder mensagens no WhatsApp, fazer ligações, etc. A velocidade para abrir e trocar entre apps não é das mais rápidas e é preciso esperar alguns segundos para que os aplicativos sejam carregados. Além disso, é indicado utilizar apenas versões Lite de aplicativos, como o Instagram Lite, Spotify Lite, TikTok Lite, Uber Lite, Google Go, etc. Em jogos, o desempenho também é muito limitado e apenas games muito leves funcionam por aqui. Até mesmo no Subway Surfers e no Free Fire, há travamentos que impossibilitam o gameplay. Então, o Twist 5 é voltado para quem precisa do básico do básico. 

O sistema é o Android 11 versão GO, que é leve e simples de usar, além de contar as funções de navegação por gestos, modo escuro, otimizador de bateria e mais. 

O software ocupa pouco espaço de armazenamento e sobram aproximadamente 57GB para uso. É possível ainda expandir o armazenamento via cartão SD. 

Continua depois da publicidade. 

Na traseira do Twist 5 há uma câmera de 8 megapixels. O sensor surpreendeu, pois em locais bem iluminados, é possível registar imagens com uma boa qualidade. À noite, os resultados são inferiores, mas ainda sim a qualidade é ok considerando o preço do dispositivo. A câmera frontal também é de 8 megapixels e serve para tirar selfies ocasionais, desde que também haja uma boa iluminação. O dispositivo filma em HD a 30 FPS.

A bateria de 3.000 mAh não é muito grande, mas conseguiu ficar um dia inteiro longe de tomadas em uso leve e moderado. Já em uso intenso, a autonomia cai bastante e o tempo de uso foi de apenas 4 horas. No entanto, se você faz pouco uso durante o dia, dá pra sair de casa pela manhã e chegar até a noite com carga. 

No mais, o Twist 5 possui Bluetooth 2.1, rádio FM, GPS completo, suporta dois chips mais um cartão de memória e na caixa a Positivo já envia capinha e película de plástico. 

Pontos Negativos

O alto-falante do Twist 5 é muito limitado e o som emitido tem poucos graves e aspecto metalizado. Por isso, para ouvir músicas e assistir a vídeos, é altamente recomendado utilizar fones de ouvido. 

O smartphone também é lento em várias atividades, mesmo em apps mais leves. 

Além disso, o aparelho só se conecta a redes 3G e 2G e existe o suporte apenas ao Wi-Fi de 2.4 Ghz. 

Por fim, o carregador de apenas 5W precisa de mais de três horas para abastecer o dispositivo. 

Mas para concluir, será que o Positivo Twist 5 vale a pena? Como dito anteriormente, o desempenho é muito básico e isso limita a indicação do aparelho. O dispositivo é voltado para quem faz uso muito simples ou quer um celular reserva para fazer ligações e responder mensagens. Se você não se encaixa nesse perfil, é melhor optar por outros modelos.

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre
  • Chipset UNISOC SC7731 Quad-Core 1.3GHz
  • Memórias: 1 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento
  • Garantia: 12 meses
  • Tela: LCD IPS de 6,26” (480 x 1014)
  • Câmeras Frontal 8MP | Traseira 8MP
  • Sistema Android 11 Go
  • Aplicativos Aplicativos Google Play™
  • Portas e Conexões Conector para MicroSD (até 64 GB) Conector para fone de ouvido 3,5 mm Conector Micro USB 2.0 para transferência de arquivos e carregamento do aparelho. Dual SIM (2x Nano SIM 4FF)
  • Bandas e Conectividade 3G: B1/B52G: 850/900/1800/1900 MHz HSPA+, GSM
  • WiFi: WiFi 802.11 b/g/n 2.4 GHz
  • Bluetooth: Bluetooth 2.1 + EDR, suporta BLE
  • GPS GPS/GNSS, A-GPS, GLONASS
  • Rádio FM
  • Certificado de Homologação da ANATEL: 154282003589
  • Bateria: 3.000 mAh, Li-Ion
  • Peso e dimensões: 184g | 185 x 95x 55 mm
  • Carregador: Carregador de 5W (5V, 1A)
Postagem Anterior Próxima Postagem