TCL 103 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Com o TCL 103, a fabricante chinesa buscou trazer para o mercado boas configurações pelo menor preço possível. Mas será que vale a pena mesmo? O que é possível fazer com este modelo? É o que vamos te contar!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

Pontos Positivos

A TCL não inovou no design, mas o 103 não deixa de ser bonito. Na frente, vemos um notch em formato de gota e generosas bordas ao redor do display. A grossura pode causar estranheza num primeiro momento, mas considerando o seu preço, não há muito o que reclamar. Na traseira, que é feita em plástico e tem um belo efeito monocromático em formato ondular, vemos o módulo de câmera e o leitor de digitais. O sensor tem uma boa velocidade e é um incremento muito bem vindo, já que aparelhos com este preço não costumam contar com este leitor. Dos lados, estão os botões de volume, o botão power e a tecla do Google Assistente. O aparelho tem um bom tamanho e o seu encaixe é muito confortável. 

A tela IPS LCD do 103 possui 6.1 polegadas, com resolução HD+ e taxa de atualização de 60 Hz. O display é competente e é possível visualizar os conteúdos sem problemas, desde que o nível de brilho esteja alto. Os ângulos de visão poderiam ser melhores, assim como o brilho, mas o usuário que é pouco exigente será bem atendido. 

Por dentro, temos o processador Unisoc SC9863A, que funciona com 2GB de RAM. Apesar das limitações do hardware, percebemos que o sistema roda de forma concisa. A abertura de apps tem uma boa velocidade, assim como a troca entre aplicações. Por causa da limitação de memória RAM, não é possível usar mais de 5 apps ao mesmo tempo, mas o multitarefas surpreende por sua velocidade. A maioria dos apps de redes sociais, entretenimento, bancos ou ferramentas de trabalho funcionam bem e quando utilizamos aplicativos em versão Lite, como o Gmail Go e o Instagram Lite, a performance é satisfatória. Também dá pra utilizar os apps comuns, mas a velocidade de abertura é menor. Em jogos, títulos leves como Subway Surfers e 8 Ball Pool, rodam muito bem. Já games mais pesados como COD e Asphalt travam durante a jogatina, por isso, acabamos não indicando. Já o Free Fire roda bem com gráficos no mínimo. 

O TCL vem equipado com o Android 11 GO. O sistema é leve e tem usabilidade simples, além de contar com ótimas funções, como os gestos para acender a tela ao levantar, atender a chamada automaticamente ao levar o dispositivo até a orelha, silenciar chamadas abaixo da tela do celular e mais. 

O 103 possui duas versões, de 32GB ou 64GB de armazenamento. O modelo mais básico, de 32GB, conta com 24GB livres e caso você não baixe muitos apps e arquivos, já é suficiente. Caso precise de mais espaço, é melhor optar pela versão com mais armazenamento. 

Atrás, temos duas câmeras, de 13 e 2 megapixels. A câmera principal de 13 megapixels faz bons registros quando há uma iluminação no ambiente e dá pra capturar fotos detalhadas e nítidas. Mas como era de se esperar, a qualidade cai bastante em locais com baixa luz. A segunda câmera é de profundidade e funciona bem na maioria das vezes. Já o sensor frontal é de 5 megapixels e serve para tirar selfies ocasionais. O aparelho filma em Full HD a 30FPS, mas a qualidade também é bem básica. 

A bateria de 3.000 mAh consegue chegar até o fim do dia com carga em uso leve ou moderado. Em uso intenso, jogando ou assistindo a vídeos, a autonomia cai bastante e o tempo de tela foi de 6 horas. O carregador de 10W leva duas horas para abastecer o dispositivo completamente. 

No mais, o 103 conta Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 Ghz, com Bluetooth 4.2, Micro-USB, 4G LTE, rádio FM, reconhecimento facial e entrada suporta dois chips mais um cartão de memória de até 128GB. 

Pontos Negativos

O alto-falante mono é bem limitado. Dá pra ouvir suas músicas sem dificuldade, mas a qualidade não é das melhores, pecando muito em graves. 

Apesar de ter um sistema até bastante completo, sentimos falta de uma função, que é a de navegação por gestos. 

Além disso, por ter configurações mais simples, o aparelho não reconhece redes de 5 GHz. 

Por fim, como dito antes, em uso intenso a bateria não costuma durar muito tempo. 

Mas e aí, será que o TCL 103 vale a pena? Considerando a sua faixa de preço, o aparelho da chinesa cumpre o que promete e se você deseja um smartphone barato e que consiga fazer o básico, este TCL vale a pena. Porém, caso o usuário precise de mais poder de fogo, o 103 não é indicado.

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11 Go.
  • Dimensões: 156.4 mm x 74.8 mm x 9.7 mm. 
  • Peso: 190 g. 
  • Tela IPS de 6.1".
  • Câmeras traseiras: 13Mpx/2Mpx.
  • Câmera frontal: 5Mpx.
  • Processador Unisoc SC9863A Octa-Core de 1.6GHz.
  • GPU: IMG8322. 
  • Memória RAM: 2GB.
  • Bateria de 3000mAh.
  • Memória interna de 64GB/32GB.
  • Expansão de memória: até 32GB via cartão SD. 
  • Bluetooth: 4.2. 
  • UBS: Micro-USB.
  • Rede: 4G/LTE. 
  • Wi-Fi: 2.5 GHz.
  • Rádio FM: sim. 
  • Com reconhecimento facial e sensor de impressão digital.

Postagem Anterior Próxima Postagem