Moto E32 é bom? Vale a pena? Análise/Review

A família E da Motorola ganhou mais um integrante. Trata-se do Moto E32, novo aparelho de entrada que veio para substituir o Moto E20. Mas será que vale a pena comprar? O que mudou frente a versão anterior? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Todos os aparelhos lançados pela Motorola neste ano passaram por um redesign e isso inclui o Moto E32. Agora, o modelo possui laterais mais quadradas, o que além de deixar o smartphone mais bonito, melhora bastante a pegada. Na frente, temos um furinho que abriga o sensor de câmeras e uma pequena borda na parte inferior, enquanto atrás, vemos somente o módulo de câmeras. Outra mudança foi na localização do leitor de digitais, que agora fica na lateral junto ao botão de energia. Felizmente o sensor continua rápido e eficiente e isso é ótimo para quem não gosta do reconhecimento facial. E sim, o design bonito é um dos pontos fortes do E32. 

A tela de 6.5 polegadas do modelo possui resolução HD+ de 720 x 1600 pixels e densidade de 270 ppi. O display é bastante similar ao do E20 e no geral, apresenta uma boa qualidade, com cores equilibradas e ângulos de visão amplos. A grande novidade é a taxa de atualização de 90 Hz, que garante animações muito mais fluidas. O porém é que o brilho não é dos mais fortes, mas o display atende bem se considerarmos a faixa de preço do dispositivo

O E32 está equipado com o chip T606 da Unisoc e funciona com 4GB de RAM. O chip é o mesmo que estava presente na versão anterior e felizmente, o desempenho continua muito bom. O aparelho abre aplicações com uma ótima velocidade e os 4GB de memória RAM permitem que vários aplicativo sejam abertos e que a troca entre eles seja muito rápida. Até mesmo quando a taxa de atualização está em 90Hz, o desempenho continua estável, diferente do que acontece com o Moto G22. O dispositivo também se sai bem em jogos e títulos como Stumble Guys e Roblox rodam com folga. Games mais pesados como Need For Speed No Limits e COD Mobile são executados com gráficos no mínimo, mas podem ocorrer alguns engasgos aqui e ali. Por fim, o Free Fire roda com gráficos no médio. 

Continua depois da publicidade. 

O aparelho conta com o Android 11 praticamente puro, sem muitas alterações. Ao contrário da versão anterior, por aqui, temos o sistema completo e por isso, há o suporte a widgets, sobreposição de apps, modo de tela dividida, tema escuro, navegação por gestos e mais. Falando em gestos, também dá pra utilizar os famosos movimentos da Motorola, para abrir a lanterna sacudindo lateralmente, ligar a tela levantando o aparelho, ativar a câmera pelo botão de energia, etc. 

O E32 possui três câmeras traseiras, de 16, 2 e 2 megapixels. A câmera principal captura boas fotos em ambientes bem iluminados e as fotos saem detalhadas e com cores fortes. À noite, a qualidade cai, mas com o modo Night Vision ativo, dá pra melhorar os resultados. O sensor de profundidade, apesar de simples, é eficiente e por isso, as fotos com fundo desfocado possuem recortes decentes. A câmera macro é mais limitada e serve para registros ocasionais. A câmera frontal possui 8 megapixels e não é espetacular, mas serve bem para tirar selfies de vez em quando, desde que haja uma quantidade de luz adequada. O aparelho filma ainda em Full HD a 30 FPS, sem estabilização. 

O tanque do E32 é grande e conta com 5.000 mAh. A autonomia do aparelho é excelente e dá pra ficar um dia inteiro longe da tomada em uso moderado, conferindo mensagens, redes sociais e assistindo a vídeos. Já em uso intenso, o tempo de tela é de 8 horas. Essas marcas são atingidas com a taxa de atualização em modo automático, ou seja, com o FPS variando de 60 a 90 Hz automaticamente de acordo com o conteúdo exibido. Com o carregador de 10W enviado, o tempo de recarga é de uma hora e trinta minutos. Porém, há o suporte ao carregamento rápido e você pode investir em um carregador mais potente. 

No mais, o E32 conta com Bluetooth 5.0, Wi-Fi b/g/n com suporte a redes de 2.4 Ghz, USB tipo C, GPS completo e entrada para dois chips mais um cartão de memória.  

Pontos Negativos

Apesar de vir com o Android puro, a Motorola não incluiu a versão mais recente do Android e como não haverá atualização, infelizmente o sistema do modelo já está defasado. 

O Moto E32 possui um alto-falante mono que apresenta uma qualidade razoável. O problema é que em volume alto, há distorções e isso pode incomodar

Por fim, como dito anteriormente, o brilho da tela não é forte e em locais abertos, é preciso aumentar o nível ao máximo para visualizar o conteúdo. 

Mas pra concluir, será que o Moto E32 vale a pena? O smartphone da Motorola apresenta uma boa configuração e atenderá muito bem o usuário que deseja realizar as tarefas do dia a dia. O desempenho sólido, a taxa de atualização de 90Hz e bateria grande são os principais pontos positivos do modelo e fazem com que o smartphone seja uma ótima opção entrada. Porém, atualmente o preço está alto e é preciso esperar que o valor fique entre R$ 900 a R$ 1.100. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sistema: Android 11. 
  • Dimensões: 163.95 x 74.94 x 8.49 mm. 
  • Peso: 184g. 
  • Processador: T606 Unisoc. 
  • RAM: 4GB. 
  • Armazenamento: 64GB. 
  • Memória Expansível: MicroSD 1024GB.
  • Tela: 6.5 polegadas IPS LCD
  • Resolução: HD+ (720 x 1600 pixel). 
  • FPS: 90Hz. 
  • Câmeras traseiras: 16 Mp + 2 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera frontal: 8 Mp F 2. 
  • Vídeo: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 5.0 com A2DP/LE. 
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo/LTEPP/SUPL. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade e impressão digital. 
  • Rádio FM: sim. 
  • Bateria: 5000 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem