Galaxy A03 é bom? Vale a pena? Análise/Review (A03 64GB)


O Galaxy A03 é mais um integrante da família A03 da Samsung, junto com os modelos A03 Core e o A03S. O novo aparelho chegou com configurações bastante interessantes, contando com uma tela de 6.5 polegadas, duas câmeras traseiras, processador T606 da Unisoc, 4GB de RAM e bateria de 5.000 mAh. Mas será que vale a pena comprar? Saiba tudo!


Pontos Positivos

O visual do A03 é simples mas elegante e bonito. Na frente, não existem muitas diferenças entre esse e outros modelos de entrada lançados recentemente e o notch em formato de gota está presente. Já na traseira, que tem uma textura com linhas transversais, está o módulo quadrado que abriga as câmeras. O aparelho, mesmo tendo uma construção feita de plástico, é robusto e tem uma ótima pegada e portanto, o manuseio é confortável. Nas laterais, estão os botões de volume, de energia e a gavetinha de chips, que permite adicionar dois chips e mais um cartão de memória. 


A tela de 6.5 polegadas do aparelho é do tipo TFT LCD e possui resolução HD+ de 720 x 1600 pixels. O display do A03 possui uma boa qualidade, pois apresenta um nível de brilho satisfatório, quantidade de cores aceitável e ângulos de visão adequados, o que proporciona uma experiência confortável. Portanto, temos por aqui uma tela que atende bem o usuário básico. 

O Galaxy A03 é movido pelo processador T606 da Unisoc, que funciona com 4GB de RAM. A performance do chip nos surpreendeu positivamente, pois o aparelho foi competente ao realizar as tarefas diárias. Os aplicativos de redes sociais, entretenimento, comunicação e de trabalho testados funcionaram bem, com uma boa velocidade de abertura. O desempenho do multitarefas também é satisfatório, sendo possível manter mais de 4 apps abertos ao mesmo tempo e trocar entre eles rapidamente. Em jogos, títulos leves Hungry Shark e Shadow Fight rodam liso, enquanto games mais pesados como Asphalt e COD foram executados com gráficos no mínimo, mas engasgos são notados em cenas com muito movimento. O Free Fire roda com uma boa fluidez e com gráficos no médio. 

O smartphone básico da Samsung sai de fábrica com o Android 11, rodando a interface One UI Core 3.1. Apesar de ser uma versão mais simples, o sistema da coreana é bastante completo e conta com ótimas funções. É possível utilizar a tela edge, que dá acesso a atalhos rápidos e a informações úteis, o modo de janela flutuante, a função de filtro de proteção ocular, o recurso de tela dividida e mais. 

Já o espaço de armazenamento é de 64GB, sendo que 47 estão disponíveis para o usuário. Este espaço é suficiente para baixar os apps do dia a dia. 


O A03 conta com duas câmeras traseiras, de 48 e 2 megapixels. O sensor principal faz bons registros, capturando imagens detalhadas e com cores equilibradas. O aparelho possui o suporte ao modo noturno, algo que não é comum nessa faixa de preço. Os registros em ambientes com baixa luz não são espetaculares, mas são bastante superiores a outros modelos com valores similares. A segunda câmera funciona como um sensor de profundidade e permite ao aparelho fazer fotos em modo retrato com recortes precisos. Já a câmera frontal de 5 megapixels é mais simples, servindo para registros casuais. O aparelho filma ainda em Full HD a 30 FPS. 

A bateria do A03 é grande e a sua capacidade é  5.000 mAh. A tela simples e o processador de baixo consumo contribuem para uma ótima autonomia e o usuário que fizer uso moderado conseguirá um dia e meio de bateria facilmente. Já em uso intenso, o tempo médio é de 7 a 8 horas. 

No mais, o A03 possui Wi-Fi AC com suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 5.0 e GPS com A-GPS. 

Pontos Negativos

O principal ponto negativo do A03 é a falta de um leitor de digitais. A função de reconhecimento facial funciona bem em algumas ocasiões, mas o aparelho não costuma reconhecer o rosto em ambientes escuros ou quando o usuário está usando máscara. 

O alto-falante mono do smartphone também é limitado. Os sons emitidos são pobres em graves e há distorções quando o volume está alto, o que pode incomodar algumas pessoas. 

Além disso, o tempo de recarga é alto. Com o carregador enviado, é preciso esperar 3 horas para que o dispositivo vá de 0 a 100%. E infelizmente, não há o suporte ao carregamento rápido. 

Por fim, a Samsung não envia mais fones de ouvido na caixa. 

Mas pra concluir, será que o Galaxy A03 vale a pena? O modelo é um bom smartphone de entrada e atende quem faz atividades simples. O desempenho do chipset é sólido, as câmeras fazem bons registros e a autonomia de bateria é longa, e isso faz do aparelho uma ótima opção nessa faixa de preço. 


Mais Sobre
  • Sistema: Android 11 Samsung One UI 3.0. 
  • Dimensões: 164.2 x 75.9 x 9.1 mm. 
  • Peso: 196g. 
  • Processador: T606 Unisoc. 
  • RAM: 4GB. 
  • Memória Máxima: 64 GB. 
  • Tela: FTF LCD de 6.5 polegadas.
  • Resolução: 720 x 1600 pixel. 
  • FPS: 60 Hz. 
  • Câmera: 48 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp F 2.2. 
  • Gravação de vídeo: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 5.0. 
  • UBS: Micro USB 2.0. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Sensores: Acelerômetro e proximidade. 
  • Bateria: 5000 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem