iPad 9 é bom? Vale a pena? Análise/Review (iPad 9a Geração de 10.2")

O iPad 9 é o atual tablet de entrada da Apple. Apesar das poucas alterações estéticas, o modelo veio para o mercado com um processador atualizado, câmeras de maior resolução e algumas outras melhorias. Mas será que vale a pena mesmo comprar? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Assim como nos anos passados, nessa versão não houve muitas alterações na aparência. O design continua praticamente o mesmo e na frente vemos bordas grossas ao redor da tela, enquanto na parte traseira, há somente o sensor de câmera. Felizmente o Touch ID continua por aqui, o que é ótimo, pois o desbloqueio é rápido e simples. O acabamento permanece excelente e todo o corpo do aparelho é feito de alumínio. O dispositivo também é muito leve e fino e portanto, o uso é cômodo e o transporte é fácil. 

As especificações da tela também continuam as mesmas. O iPad 9 conta com um display Retina IPS LCD de 10.2 polegadas, com resolução de 1620 x 2160 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Mesmo com as limitações do LCD, o painel oferece uma ótima qualidade, com cores equilibradas, brilho forte e ótimos ângulos de visão. Por isso, a experiência com esta tela no dia a dia é muito boa, mas por não ser laminada, o reflexo é alto em em locais com muita luz. 

A qualidade de som também é um ponto forte do produto. Os alto-falantes estéreo do aparelho entregam sons nítidos e encorpados, o que é ótimo para quem gosta de consumir conteúdos no dispositivo. 

Porém, o grande destaque é o processador mais rápido. O iPad 9 está equipado com o chipset Apple A13 Bionic, que funciona com 3GB de RAM. A configuração pode parecer básica, mas o tablet da Apple é mais poderoso do que qualquer tablet intermediário com Android. Portanto, é possível fazer praticamente qualquer atividade, seja utilizar redes sociais, apps de estudos, ferramentas de trabalho ou editores de vídeos e fotos. Tudo funciona com fluidez e até mesmo jogos pesados podem ser executados com gráficos no alto. 

Continua depois da publicidade

O iPadOS, sistema que faz o tablet funcionar, é rápido e simples de usar e agora conta com diversos recursos que contribuem para a produtividade. O software possui a função de tela dividida, apps em modo janela flutuante, widgets inteligentes e muito mais. Além disso, a Apple costuma atualizar seus aparelhos por muitos anos, o que aumenta a vida útil do modelo. 

No Brasil, o modelo está disponível em versões de 64 e 256 GB. Também há modelos com apenas Wi-Fi e outros com Wi-Fi e 4G. 

A câmera traseira de 8 megapixels é bastante básica, servindo principalmente para registros casuais e escaneamento de documentos. Já o sensor frontal recebeu um upgrade e agora conta com 12 megapixels. Com isso, a qualidade das chamadas em vídeo melhorou consideravelmente.  

A otimização do sistema e a grande bateria, dão uma ótima autonomia ao iPad 9.  O tanque de 8.557 mAh consegue deixar o aparelho ligado por 10 horas em uso contínuo. Já em uso moderado, navegando na internet, lendo livros e assistindo vídeos algumas vezes durante o dia, o tempo médio é de 3 dias. Felizmente a Apple continua mandando o carregador na caixa e o acessório carrega o tablet em 2 horas e 45 minutos. 

No mais, o iPad 9 possui Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 4.2 e GPS com A-GPS e Glonass. 

Pontos Negativos

Sem dúvida, o principal ponto negativo do aparelho é o seu design datado. O modelo possui uma ótima construção, mas a sua aparência já parece bastante antiga, principalmente se compararmos com os modelos mais caros da Maçã. 

O novo iPad Mini finalmente recebeu a entrada USB-C, mas por aqui, a Apple decidiu continuar apostando na entrada Lightning. Vários teclados, mouses e outros acessórios são suportados, mas a adição do USB-C traria ainda mais possibilidades ao modelo. Também não há entrada para cartões SD e o bluetooth é o 4.2, o que pode desagradar alguns usuários. Felizmente a entrada P2 foi mantida. 

O multitarefas do iPadOS foi melhorado, mas a navegação por janelas, como o de sistemas como Windows e Mac, pode fazer falta para algumas pessoas. 

Por fim, somente a Apple Pencil de primeira geração funciona com este modelo e o acessório deve ser comprado à parte e no Brasil custa um alto valor. 

Mas e aí, será que vale a pena comprar um iPad de nona geração? O tablet da maçã é competente e entrega ao usuário um excelente desempenho, uma tela de boa qualidade e um sistema que será atualizado por muitos anos. Porém, o seu design é bastante datado e para aqueles que se incomodam com isso, é ideal investir um pouco mais e pegar um iPad Air, que além de parecer mais atual, suporta a Apple Pencil 2 e conta com a porta USB-C. No entanto, se você não liga pra questão estética, o iPad 9 é uma ótima opção, seja para estudar ou trabalhar. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Imagens: MacOne e Arnaud Doucoret. 

Mais Sobre

  • Sistema: iPadOS 15. 
  • Dimensões: 250.6 x 174.1 x 7.5 mm. 
  • Peso: 498g. 
  • Processador: Apple A13 Bionic. 
  • RAM: 3GB. 
  • Memória Máxima: 256 GB. 
  • Tela: Retin IPS LCD de 10.2. 
  • FPS: 60 Hz. 
  • Resolução: 1620 x 2160 pixel. 
  • Câmera Traseira: 8mp. 
  • Câmera Frontal: 12 MP. 
  • Gravação de vídeo: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 4.2. 
  • USB: Proprietário. 
  • NFC: Sim. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS. 
  • Sensores: Acelerômetro, giroscópio, bússola, barômetro, impressão digital e microfone de redução de ruído. 
  • Bateria: 8.557 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem