Nokia C20 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

A Nokia tem voltado suas atenções ao mercado de smartphones de entrada e recentemente, o modelo C20 foi lançado por aqui, com o objetivo de atender aqueles que precisam de um aparelho básico e barato. Mas será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Mesmo sendo um aparelho de entrada, o C20 conta com uma boa construção. O modelo, que possui traseira e laterais em plástico, é robusto, leve e ergonômico e a sua utilização é muito confortável na maioria das ocasiões. O design segue a tendência de outros aparelhos similares e na frente, vemos um notch em formato de gota, enquanto na traseira, encontramos apenas o módulo circular de câmeras. Algo curioso é que a tampa traseira e a bateria são removíveis, o que não é comum hoje em dia, mas que pode ser útil caso a bateria precise ser trocada. 

A tela do C20 possui 6.52 polegadas, com resolução HD+ de 720 x 1600 pixels e densidade de 269 ppi. De forma geral, tivemos uma boa experiência com o display deste modelo, pois os ângulos de visão são decentes e as cores são exibidas de forma satisfatória. Portanto, o usuário básico estará bem servido neste quesito. 

Debaixo do capô, o Nokia C20 possui o processador Unisoc SC9863A, que  funciona com 2GB de RAM. Com essa configuração não dá pra esperar velocidade de sobra e muito poder de processamento, mas sim, é possível fazer as tarefas do cotidiano. Conseguimos enviar mensagens, consultar redes sociais, acessar bancos e consumir conteúdos sem muitas dificuldades. Ao abrir ou trocar entre aplicativos, notamos as limitações do hardware, pois não é possível manter mais de 3 apps abertos ao mesmo tempo. Mas no geral, a maioria dos programas funcionam de forma correta e aqueles que possuem versão lite, como é o caso do Gmail e do TikTok, são executados de forma ainda mais fluida. Em jogos, apenas títulos leves Bottle Flip e 8 Ball Pool funcionam bem. O Free Fire até roda com gráficos no mínimo, mas games mais pesados que isso apresentam travamentos. 

O smartphone da Nokia conta com o Android 11 Go, versão que foi desenvolvida para consumir poucos recursos. O software puro do modelo oferece uma experiência fluida e os principais recursos estão disponíveis. Além disso, a Nokia promete pelo menos 2 anos de atualizações de segurança, o que é excelente. Porém, há restrições importantes a serem mencionadas, como o fato de não poder sobrepor apps, o que inviabiliza o uso para motoristas e entregadores de aplicativo. 

A configuração modesta contribui positivamente para a autonomia de bateria. O tanque de 3.000 mAh consegue oferecer um dia inteiro de uso moderado, acessando redes sociais e mandando mensagens ao decorrer do dia. Para uso intenso, a autonomia é de 7 horas. Por fim, o tempo de carregamento é de uma hora e meia. 

No mais, o Nokia C20 possui Bluetooth 4.2, Wi-Fi b/g/n, GPS com A-GPS, rádio FM e na caixa já é enviado capinha e película. 

Pontos Negativos

Infelizmente a qualidade sonora deixa muito a desejar. O único alto-falante do C20 emite sons pouco equilibrados e pobre em graves, o que chega a incomodar na execução de músicas. Portanto, o uso do fone de ouvido é obrigatório para quem é mais exigente. 

O sensor de digitais é um recurso que faz muita falta por aqui. O reconhecimento facial do aparelho não é muito rápido e costuma falhar, e por isso, quase sempre é necessário digitar a senha numérica para realizar o desbloqueio da tela. 

O C20 possui apenas uma câmera traseira, que é de 5 megapixels. O sensor é extremamente simples e para que as fotos saiam razoáveis, é preciso ter muita luz no ambiente. Na maioria das vezes, as fotos registradas possuem cores lavadas e poucos detalhes. O mesmo ocorre na câmera frontal, que também é de 5 megapixels. As filmagens são feitas em 720p a 30 FPS, sem estabilização. 

Além disso, a concorrência conseguiu entregar mais pelo mesmo valor. Aparelhos com o Moto E7, o Galaxy A01 e o Galaxy A03 Core possuem câmeras e bateria melhores e mais memória RAM, o que acaba dificultando a indicação do C20. 

Mas no fim, será que o Nokia C20 vale a pena? Dentro da sua faixa de preço, o modelo cumpre o que promete e o aparelho consegue entregar desempenho suficiente para quem precisa só do básico. Porém, conforme mencionado, há aparelhos com especificações melhores e valores similares e por isso, é sempre bom conferir as opções antes de comprar. Indicamos o C20 para quem gosta da marca, achou por um ótimo valor ou precisa de atualizações de segurança por muitos anos.

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11 (Go Edition). 
  • Dimensões: 169.9 x 77.9 x 8.8 mm. 
  • Peso: 191 gramas. 
  • Processador: Unisoc SC9863A.
  • GPU: IMG8322. 
  • RAM: 2GB. 
  • Memória: 32 GB. 
  • Expansão via Micro SD: Sim. 
  • Tela: IPS LCD de 6.52 polegadas. 
  • Resolução: 720 x 1600 pixel. 
  • Densidade de pixels: 269 ppi. 
  • Câmera Traseira: 5 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp.
  • Gravação: HD 720p. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 4.2. 
  • USB: Micro USB 2.0. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Sensores: Acelerômetro e proximidade.
  • Rádio FM: Sim. 
  • Bateria: 3.000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem