Xbox Cloud Gaming: como jogar? Vale a pena? Qual a lista de jogos? Análise e testes

O Xbox Cloud Gaming, também conhecido como xCloud, é um serviço que permite jogar inúmeros jogos através da nuvem, em celulares, tablets, TVs ou computadores. O conceito de jogos em nuvem é novo e tem despertado curiosidade e dúvidas nos usuários. Mas como funciona? Será que dá pra jogar mesmo? Tem lag? Substituiu um console? Saiba tudo!

💳 Sem cartão pra assinar? Faz um Digio: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Pra começar, como o xCloud funciona? O serviço da Microsoft é um streaming de jogos e isso significa que não é preciso baixar o game localmente para poder jogá-lo. Tudo roda através da nuvem e com isso, basta que você tenha um dispositivo compatível e uma conexão estável com a internet para poder iniciar o jogo. 

Como todo o processamento é feito pelos servidores da Microsoft, não é preciso ter uma máquina muito potente pra poder rodar o xCloud. Portanto, a lista de dispositivos compatíveis é grande. Existem aplicativos nativos para Windows e Android. Porém, também é possível jogar através de navegadores, o que expande ainda mais o números de aparelho suportados. Por isso, é possível jodar em Chromebooks, iPhones, iPads, em consoles Xbox, computadores Linux e mais. Em nossos testes, os navegadores que melhor executaram o xCloud foram o Edge e o Chrome. 

E como começar a jogar? Por enquanto, o serviço só está disponível para assinantes do plano “Xbox Game Pass Ultimate”, que custa R$ 44,99 por mês. Por isso, se você quer testar a funcionalidade, será preciso assinar esse pacote através do site da Microsoft. Depois, basta entrar em sua conta no app Xbox para Windows ou Android ou acessar xbox.com/play. 

Tá, mas quais os jogos já estão disponíveis? Atualmente, o catálogo do Xcloud conta com mais de 100 títulos. Dentre eles estão ótimos jogos, como Forza Horizon, The Sims 4, Batman Arkham Knight, Destiny 2, PES 2021, Dirt 5, Madden NFL 20, as Sagas Battlefiled, Crackdown, Doom, Fallout, Gears Of War, Halo e muito mais. Clique aqui para conferir a lista completa de jogos!

E o desempenho dos jogos? A Microsoft recomenda utilizar o serviço em uma internet estável e com velocidade de pelo menos 15 megas. Fizemos o teste com uma conexão ADSL de 25 megas e foi possível jogar sem nenhum problema. Dá pra notar alguns pequenos atrasos aqui e ali, mas nada que atrapalhe a jogabilidade. A qualidade da imagem se aproximou a de um vídeo de 480p. Realizamos um novo teste em uma internet fibra de 100 megas e a jogatina foi ainda melhor. Neste caso, os atrasos foram raros, mas infelizmente a qualidade não passou de 720p. Porém, é importante ressaltar que o serviço ainda está em fase beta e muitas coisas devem melhorar com o tempo. 

O interessante é que tudo é conectado com os serviços do Xbox, portanto, dá pra continuar o jogo de você parou em outros consoles ou computadores. 

A latência é o principal problema dos serviços de jogos por streaming. E sim, ela existe no Xbox Cloud. Porém, é muito baixa e quase imperceptível. Logo, em jogos single player local, você não terá problemas. Mas é importante deixar claro que a latência pode ser maior se você estiver conectado em um rede Wi-Fi de 2.4 Ghz. 

Ressaltamos ainda que a performance do serviço pode variar, levando em conta diversos fatores. Portanto, é ideal que você faça o teste para saber se o Xcloud irá te atender bem. 

Pontos Negativos

Apesar do EA Play fazer parte do pacote Ultimate, infelizmente grande parte do catálogo da empresa canadense ainda não está disponível e não podem ser jogados. 

Outra coisa que pode ser incômodo para alguns é o catálogo rotativo. Assim como o Game Pass convencional, os títulos que entram podem sair a qualquer momento do acervo. 

Além disso, o serviço ainda está em fase beta e às vezes é preciso enfrentar filas para poder iniciar o jogo. 

Por último, a maioria dos jogos só funcionam com uso de controles. 

Mas pra concluir, será que o Xbox Gaming Cloud vale a pena? O serviço da Microsoft é promissor e pode ser uma boa para quem deseja rodar games em PCs fracos, smartphones, TV Box ou outros dispositivos. Porém, ainda é cedo para afirmar que o XCloud substituirá os consoles de mesa, mas o serviço é uma excelente opção para jogadores casuais. 

💳 Sem cartão pra assinar? Faz um Digio: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Desenvolvedor: Microsoft. 
  • Tipo de serviço: Serviço de jogos em nuvem. 
  • Dispositivos compatíveis: Windows 10 e Android (com apps próprios) e por navegadores em dispositivos como Mac, iOS, iPadOS, Chrome, ChromeOS e mais. 
  • Quais o jogos: Catálogo definido. Clique aqui para ter acesso completo. 
  • Velocidade mínima recomendada: 15 megas. 
  • Tipo de controle: Joysticks e alguns jogos podem ser controladas por toque ou teclado. 
  • Qualidade máxima obetiva nos testes: 720p. 
  • Nota Final: 8.5/10. 

Postagem Anterior Próxima Postagem