Samsung Galaxy Book Go é bom? Vale a pena? Análise/Review (Snapdragon 7c)

O Samsung Galaxy Book Go é o primeiro notebook com processador Snapdragon lançado oficialmente no Brasil. Para atrair o consumidor, o modelo da coreana aposta principalmente no preço acessível, na autonomia de bateria e no design compacto. Mas será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Algo que chama a atenção no Book Go é o seu design, que é compacto e bastante bonito. O notebook tem uma construção sólida feita de plástico que lembra metal e por isso, o dispositivo é elegante e passa a sensação de ser um mais caro. O modelo também é muito leve, o que é excelente para quem preza por facilidade no transporte. 

O teclado do tipo chiclete do aparelho oferece uma experiência cômoda, pois conta com botões amplos e com uma boa resposta. Já o touchpad é espaçoso, suave ao toque e possibilita realizar os gestos do sistema sem problemas. 

A tela TN de 14 polegadas do equipamento possui resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels, com taxa de atualização de 60 Hz. De forma geral, o display atende bem aquelas pessoas que querem consumir videos, trabalhar ou estudar. O brilho é aceitável e nível de contraste é adequado, mas as cores distorcem um pouco em alguns ângulos de visão. Porém, as especificações são condizentes com a sua faixa de preço. 

Completando o conjunto multimídia, o Book Go possui dois alto-falantes, que entregam sons limpos, com frequências equilibradas e sem distorções. 

Este Galaxy Book funciona com o processador Snapdragon 7c da Qualcomm, aliado a 4GB de RAM. Ainda não é comum ver notebooks equipados com processadores ARM no Brasil, mas essa é uma tendência no mercado. Em termos práticos, o desempenho do 7c é comparável ao do Intel Celeron N4100 e portanto, este notebook acaba sendo voltado para o uso básico. Dá pra assistir vídeos no Netflix ou YouTube, navegar na internet e editar documentos e planilhas no Google Docs, mas a falta de otimização de alguns programas ainda é um gargalo. 

O Windows 10 funciona bem na maior parte do tempo, mas como muitos programas ainda não estão adaptados aos chips ARM, é preciso emular alguns aplicativos. E aí que está o problema. As aplicações que rodam por emulação geralmente funcionam de forma travada, o que chega a incomodar em alguns momentos. A lista de aplicativos compatíveis com ARM64 ainda é pequena, mas programas como Zoom, Teams, Firefox, Microsoft Edge e 7-Zip já estão disponíveis e rodam bem no aparelho.

Portanto, só indicamos o Book Go para quem irá usar apenas para navegar na internet e utilizar programas nativos ARM. (Confira a lista de apps compatíveis em nosso site)

Mas e o desempenho da bateria? O processador da Qualcomm faz um ótimo gerenciamento de energia e por isso, o tanque de 42.3 Wh dá uma autonomia de 14 horas de uso contínuo, marca muito acima da média. Em uso moderado, dá pra ficar até dois dias longe da tomada.

No mais, o Book Go conta com Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1 e a webcam de 720p cumpre bem o seu trabalho, oferecendo uma boa qualidade de vídeo para reuniões online. 

Pontos Negativos

Como mencionado anteriormente, o maior problema deste modelo é a escassez de programas adaptados para os chips ARM. O desempenho em jogos também não é dos melhores e dá pra jogar apenas os games mobile disponíveis na Windows Store, como Asphalt e Sonic Rush. Porém, esperamos que isso seja resolvido com o tempo. 

Outro ponto negativo do Book Go é a impossibilidade de fazer upgrades. O SSD de 128GB é soldado, assim como a memória RAM. Além disso, não há slots livres para adição de mais memória. 

Por aqui, não há uma boa quantidade de conexões. O Book Go conta com somente duas portas USB-C, uma porta USB 2.0, um leitor de cartões SD e uma entrada para fones de ouvido e microfone. Muitos acessórios que usamos no dia a dia ainda estão no padrão USB 2.0 e a falta de mais portas desse tipo dificultam o uso. 

Por último, a versão brasileira do Galaxy Book GO não conta com as conexões 3G e 4G. 

Mas por fim, será que o Galaxy Book Go vale a pena? Os notebooks com chip ARM ainda estão em evolução e antes de comprar este modelo, você deve estar atento às suas limitações. O equipamento é indicado para quem faz tarefas simples e precisa de portabilidade, bateria com longa duração e Windows 10. Com o lançamento do Windows 11, que dará mais atenção aos processadores com essa arquitetura, o cenário deve melhorar. Porém, hoje, um Chromebook ainda faz mais sentido para o tipo de usuário que o Galaxy Book tenta atingir. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Images: Samsung & Danny Winget. 

Mais Sobre

  • Dimensões: 323.9 x 224.8 x 14.9 mm. 
  • Peso: 1.38 kg.
  • Construção: Plástico.
  • Cor: Prata. 
  • Sistema operacional: Windows 10 Home. 
  • Plataforma: Snapdragon 7c de Segunda Geração. 
  • Tela: LCD de 14.0” 
  • Resoluão: Full HD (1920 x 1080). 
  • Placa de vídeo: Qualcomm Adreno GPU. 
  • Portas: Duas portas USB C, uma USB 2.0, entrada microSD e conector de fone e microfone. 
  • Memória RAM: 4 GB LPDDR4x. 
  • Armazenamento: 128 GB SSD (TIPO UFS). 
  • Bateria : 42.3Wh. 
  • Carregador: 25W AC.
  • Rede: Wi-Fi.
  • Conectividade Wi-Fi 5 802.11ac e Bluetooth v5.1. 
  • Webcam: HD 720p
  • Teclado: Tipo Chiclete (ABNT2).
  • Áudio estéreo, com suporte a Dolby Atmos

Postagem Anterior Próxima Postagem