Moto E20 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica Completa

A Motorola tem apostado cada vez mais no mercado de entrada no Brasil e para expandir ainda mais o seu portfólio, a fabricante lançou recentemente o Moto E20. O aparelho, sai de fábrica com tela HD+ de 6.5 polegadas, bateria de 4.000 mAh, processador Unisoc T606 e 32GB de armazenamento. Mas será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Em relação ao design, pouca coisa mudou se compararmos com os outros modelos da linha. Na frente, há um notch em formato de gota e uma pequena borda na parte inferior, enquanto na traseira, que é feita de uma peça única de plástico, estão o leitor de digitais e o módulo de câmeras. A Motorola adicionou um acabamento em formato colmeia na tampa, o que deixa o visual bastante diferente e chamativo. Nas laterais, há os botões de volume, de energia, o do Google Assistente e a gavetinha para chips. E por fim, embaixo, está a saída de som e a entrada USB-C. Sim, essa entrada finalmente chegou por aqui! O aparelho tem uma boa pegada e o seu peso de apenas 185 gramas faz com que o seu uso seja confortável. 

A tela IPS LCD de 6.5 polegadas do modelo possui resolução HD+ de 720 x 1600 pixels, com densidade de 270 ppi. O display é o mesmo presente nos modelos E7 e E7 Plus, e portanto, atende bem para a faixa de preço. No geral, a tela apresenta bons ângulos de visão, quantidade de cores adequada e nível de brilho satisfatório.

O Moto E20 vem equipado com o processador Unisoc T606, aliado a 2GB de RAM. Apesar da configuração simples, o desempenho do E20 se mostrou sólido e as atividades do cotidiano podem ser feitas sem problema. O sistema parece bem otimizado e a abertura e a troca entre aplicações têm uma boa velocidade. Aplicativos de redes sociais como Instagram, Twitter e TikTok, de consumo de mídia como Netflix e YouTube, de produtividade como Gmail, Todoist e Trello e apps de bancos funcionaram corretamente e com uma boa fluidez. Em jogos, títulos leves como Plants vs Zombies e Vector rodam com folga. Free Fire e Roblox também funcionam bem, mesmo com gráficos no médio. Já games mais pesados como COD e Asphalt precisam ser executados com gráficos no mínimo, mas é comum observar engasgos que dificultam a jogatina. 

O aparelho roda o Android 11 GO, versão mais leve do sistema da Google, desenvolvido para consumir menos recursos do hardware. Apesar de ser mais enxuto, o software conta com as principais funções, como o modo escuro, a navegação por gestos, o bem estar digital e mais. A Motorola também adicionou os seus famosos gestos para ativar a câmera, abaixar a barra de notificações pelo sensor de digitais, capturar a tela com três dedo, etc.

O E20 conta com duas câmeras traseiras, de 13 e 2 megapixels. A principal consegue se sair bem ao tirar fotos em locais iluminados e as imagens capturadas possuem uma boa nitidez e uma quantidade de detalhes apropriada. Porém, em locais com pouca luz, é possível ver as limitações do sensor, pois as fotos saem com baixa definição e com ruídos aparentes, algo comum em aparelhos com este preço. Já o sensor de profundidade consegue fazer bem o seu trabalho na maioria das vezes. A câmera frontal possui 5 megapixels e também apresenta melhor desempenho em fotos diurnas. O dispositivo filma ainda em Full HD a 30 FPS.

Este Moto E conta com uma bateria de 4.000 mAh e a autonomia apresentada está dentro dos padrões. Em uso moderado, respondendo mensagens e consultando redes sociais, dá pra chegar tranquilamente até o fim do dia com carga. Já para uso contínuo, a média é de 7 horas de tela ligada. O carregador de 10W enviado na caixa leva duas horas para dar uma recarga completa no aparelho. 

No mais, o E20 conta com Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 Ghz, Bluetooth 5.0 e entrada para dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

Apesar de apresentar uma boa performance, a memória RAM de apenas 2GB pode ser um problema para quem utiliza muitos aplicativos pesados em paralelo. 

Outra limitação é o armazenamento. O sistema em si consome pouca memória, mas os 24GB livres podem não ser suficientes para aqueles que baixam muitos apps e arquivos. 

Além disso, a Motorola não costuma atualizar o sistema de seus smartphones de entrada, portanto, não espere receber o recém-lançado Android 12 por aqui. 

O quesito sonoro é um problema em aparelhos de entrada e isso também acontece no E20, pois o dispositivo conta com um alto-falante mono que é bem limitado. Dá pra ouvir músicas, áudios e podcasts sem problemas, mas os sons emitidos tendem para o agudo e os graves são quase imperceptíveis. Em compensação, o fone de ouvido enviado possui uma boa qualidade. 

Por fim, conforme mencionado anteriormente, as câmeras são bem limitadas em condições de baixa luz.

Pra concluir, será que o Moto E20 vale a pena? O aparelho da Motorola apresenta um bom conjunto e o usuário que utiliza redes sociais, navega na internet, assiste vídeos e utiliza as ferramentas de produtividade do dia a dia será bem atendido. A performance nas tarefas básicas surpreende e o desempenho é melhor do que a do Moto E7. Porém, o aparelho ainda fica um pouco atrás do  E7 Plus e portanto, antes de comprar é bom conferir o preço desta versão. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11 (Go Edition). 
  • Dimensões: 165 x 75.6 x 8.5 mm. 
  • Peso: 185 gramas. 
  • Processador: T606 Unisoc
  • Memória RAM: 2 GB. 
  • Armazenamento: 32 GB. 
  • Tela: IPS LCD de 6.5 polegadas. 
  • Resolução: HD+ 720 x 1600 pixel. 
  • Densidade de Pixels: 270 ppi. 
  • Taxa de atualizações: 60 Hz. 
  • Câmera: 13 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp F 2.2. 
  • Gravação: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 5.0.
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo/LTEPP/SUPL. 
  • Sensores: Acelerômetro, proximidade e impressões digitais. 
  • Bateria: 4.000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem