Positivo Twist 4 (S514) é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica


O Twist 4 é o novo smartphone de entrada da Positivo. O aparelho da fabricante brasileira veio para o mercado com Android 10 Go, 64GB de armazenamento e processador Unisoc Quad Core. Mas será que vale a pena comprar? Vamos te contar tudo nos próximos minutos. 

Pontos Positivos

O design do Twist 4 mudou pouco frente a versão anterior e continua bem simples e direto ao ponto. A Positivo manteve o plástico brilhante na traseira, mas o módulo de câmera sofreu alteração e agora é quadrado e fica no lado esquerdo. Na frente do dispositivo, não há entalhes e sim, bordas ao redor da tela. Algo que é excelente por aqui é a sua pegada. O dispositivo é compacto e bastante leve e por isso o seu uso é muito confortável, mesmo ao usar apenas uma das mãos. 

A tela IPS LCD de 5.5 polegadas do Twist 4 possui resolução HD+ de 720x1440 pixels e consegue atender bem o usuário básico no dia a dia. O display possui uma boa fidelidade de cores e ângulos de visão adequados e oferece uma boa experiência considerando o seu preço. O brilho poderia ser melhor, mas ao aumentar o nível ao máximo, dá para ver as informações apresentadas na tela mesmo sob sol forte. 

O Twist 4 veio com o chipset UNISOC SC7731E e 1GB de RAM. A configuração simples permite fazer apenas o básico. Portanto, dá pra responder mensagens no WhatsApp, ler e-mails no Gmail, fazer pesquisas no Google, assistir a vídeos no YouTube e rolar o feed do Facebook ou do Instagram. Entretanto, para que o desempenho seja satisfatório, é indicado usar aplicativos em versão lite. Até dá pra usar os apps completos, mas é comum observar engasgos durante o seu uso. Em jogos, títulos leves como Zumbie Tsunami e Snake.io funcionam bem, mas games mais complexos não rodam de forma satisfatória. O Free Fire apresentou travamentos mesmo com gráficos no baixo. 

O espaço de armazenamento é um dos pontos positivos. Dos 64GB, 57GB estão livres para o usuário e por isso, é possível manter vários arquivos. 

O aparelho nacional roda o Android 10 GO. Não há personalizações na interface e o sistema é leve, fluido, fácil de usar e o usuário terá acesso às principais funções, como o modo escuro, o bem estar digital e o otimizador de bateria. 

Falando em bateria, o tanque do Twist 4 é de 2.500 mAh. Apesar da pouca capacidade, dá pra ficar até o fim do dia longe da tomada com uso leve, respondendo mensagens e rolando pelas redes sociais algumas vezes ao dia. Em contínuo, o tempo de bateria é de 5 horas. O carregador do aparelho precisa de 2 horas e meia para carregar o dispositivo completamente. 

As câmeras do modelo servem bem para registros ocasionais. O sensor traseiro de 8 megapixels consegue capturar boa fotos para a sua faixa de preço e as imagens saem nítidas e com uma boa quantidade de cores, desde que haja uma iluminação adequada. A câmera frontal de 5 megapixels também é básica e também necessita de uma boa iluminação para que as selfies saiam aceitáveis. 

No mais, o Positivo Twist 4 possui Bluetooth 4.1, entrada dois chips, GPS com A-GPS e GLONASS, Rádio FM e suporte a expansão de memória via cartão micro SD. 

Pontos Negativos

O corpo do aparelho aparenta ser frágil e portanto, é ideal sempre usar o Twist 4 com capinha e película. Felizmente esses acessórios já estão na caixa. 

Apesar de ter o mesmo chipset do Twist 3, observamos que o desempenho do modelo mais antigo é melhor. A troca entre apps e a abertura de programas no novo aparelho não é tão rápida, o que pode ser uma falta de otimização do Android 10 GO. Esperamos que uma atualização resolva este problema. 

O alto-falante do aparelho é limitado e os sons saem metalizados e agudos, o que pode incomodar algumas pessoas. Além disso, a empresa brasileira não envia mais fones de ouvido na caixa. 

Por último, este modelo só se conecta a redes 2G e 3G e Wi-FI de 2.4 gHz.

Para concluir, será que o Positivo Twist 4 vale a pena? O smartphone possui um público-alvo específico e é recomendado para aqueles que usam o celular apenas para mandar mensagens, receber ligações e rolar por redes sociais de vez em quando. Por ter uma configuração básica, o modelo não é ideal para quem precisa fazer mais do que isso. Para economizar em suas compras, utilize o Cuponomia pelo link na descrição. 

Mais Sobre

  • Sistema: Android 10 Go. 
  • Dimensões: 150,5 x 72,4 x 9,9 mm.
  • Peso: 165g. 
  • Tela: 5,5 polegadas. 
  • Resolução: HD+ (720 x 1440) IPS, 18:9, 292 ppi.
  • Sensores: Acelerômetro, Sensor de luz, Sensor de proximidade. 
  • Bateria: 2.500 mAh. 
  • Entrada: MicroUSB. 
  • Bandas e conectividade: 3G: B1/B5 2G: 850/900/1800/1900 MHz HSPA+, GSM. 
  • Wi-Fi:  802.11 b/g/n 2.4 GHz. 
  • GPS: GPS/GNSS, A-GPS, GLONASS. 
  • Bluetooth: 2.1. 
  • Câmeras: Traseira 8 MP, LED flash, f/2.0, Autofoco Frontal 8 MP, LED flash, f/2.2, Foco fixo. 
  • Rádio FM: Sim. 

Postagem Anterior Próxima Postagem