Samsung Book E40 é bom? Vale a pena? Análise Review e Ficha Técnica


Dentre os vários modelos da linha E da Samsung, o E40 têm chamado a atenção dos consumidores, principalmente por possuir processador i3 e já vir de fábrica com SSD. Mas será que este modelo vale mesmo a pena? É melhor do que o Book E30? Saiba tudo nos próximos minutos. E se você gostar este aparelho, confira o preço em nossa loja.

Pontos Positivos

O design do modelo é idêntico ao dos outros aparelhos da linha, sendo bastante discreto e elegante. Este notebook é construído em plástico, mas o seu acabamento é sólido e robusto e não dá impressão de fragilidade. A ergonomia também é um dos destaques, pois o modelo possui uma espessura reduzida e o seu peso é de apenas 1.94 kg. O E20 está disponível nas cores prata e branca. 

A tela é do tipo LED e possui 15.6 polegadas, com resolução Full HD de 1920x1080 pixels e conta ainda com uma camada antirreflexiva. Para o dia a dia, este display atende muito bem grande parte dos usuários, que precisam trabalhar, estudar ou consumir conteúdos. O visor apresenta imagens nítidas, cores equilibradas e a função antirreflexo ajuda na visualização em locais abertos. 

O teclado E40 é chamado de Lattice e oferece uma digitação muito cômoda, pois tem espaçamento adequado e conta com botões com uma boa profundidade. O mousepad também atende muito bem, pois é suave, responde rapidamente aos comandos e dá suporte a gestos. 

O E40 sai de fábrica com processador Intel i3 de décima geração, 4GB de RAM e SSD de 265GB. Por causa do SSD, o desempenho no dia a dia é muito bom e por isso é possível navegar na internet, assistir vídeos, editar documentos, trabalhar com arquivos, ler PDS, etc, sem dificuldade. Portanto, para quem usa programas como Word, Excel, navegadores de internet e assiste a vídeos no YouTube e Netflix, este modelo deve atender bem.  Entretanto há algumas limitações. O modelo não é indicado para tarefas mais pesadas, como edição de vídeos ou elaboração de projetos complexos em programas como AutoCAD.  Além disso, por causa da placa de vídeo simples, o modelo não é indicado para jogos mais elaborados, sendo possível jogar apenas títulos leves, como LOL, The Sims 4 e CS GO. 

Ao contrário de muitos aparelhos vendidos atualmente, o E40 possui uma grande quantidade de conexões. Há uma porta HDMI, uma USB-C, uma USB 3.0 e outra 2.0, leitor de cartões SD, entrada RJ45 para rede cabeada e uma DC-IN. Conectar acessórios não será um problema.

A bateria de 43 Wh apresenta uma autonomia dentro do esperado. Ao navegar na internet e editar documentos, a duração média é de 6 horas. Para uso mais intenso, se tem uma média menor, de aproximadamente 4 horas e meia. 

O notebook conta ainda Bluetooth 5.0, suporte ao Samsung Dex e Samsung Flow e Wi-Fi AC. 

Pontos Negativos

Apesar de contar com um SSD, a memória RAM de apenas 4GB é pequena e portanto, não é possível trabalhar com vários programas abertos ao mesmo tempo. A boa notícia é que há um slot livre e por isso, dá pra adicionar mais memória com o tempo. 

Assim como no E30, a webcam deste aparelho é de apenas 480p, o que pode desagradar quem realiza reuniões por vídeo ou participa de aulas online com frequência.  

Os alto-falantes e a saída de som, são voltados para a parte debaixo e o uso em cima do colo ou da cama não são indicados. 

Mas no fim das contas, o Samsung Book E40 vale a pena? O modelo oferece um bom conjunto pelo preço, sendo uma ótima escolha para quem estuda ou precisa de um notebook para trabalhar com programas de escritório. A tela possui uma boa resolução, o desempenho é sólido e a autonomia de bateria fica dentro do esperado. Infelizmente a memória RAM é um gargalo, mas com o tempo, é possível resolver este problema fazendo upgrades. 

Mais Sobre

  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Processador: Intel® Core™ i3-10110U Processor(2.10 GHz up to 4.10 GHz 4 MB L3 Cache)
  • Placa de Vídeo: Intel® UHD Graphics
  • Tela: 15.6" FHD LED Display (1920 x 1080), Anti-Glare
  • Memória: 4 GB DDR4 Memory (4 GB x 1) / 2 SODIMM
  • Armazenamento: 256 GB NVMe SSD / Number of HDD Slots : 1 Number of SSD Slots : 1
  • Cor: Platinum Titan 
  • Multimídia: Stereo Speakers ( 1.5 W x 2 ), SoundAlive™, Internal Digital Mic, Web camera
  • Rede: 802.11 ac 1X1, Bluetooth v5.0, Gigabit Ethernet [10/100/1000]
  • Portas de Comunicação: 1 HDMI, 1 USB-C®, 1 USB3.0, 1 USB2.0, MicroSD Multi-media Card Reader, 1 Headphone out/Mic-in Combo, 1 RJ45 (LAN) e 1 DC-in
  • Bateria: 43 Wh e carregador 40 W AC Adapter
  • Dimensão (L x P x A): 359.5 x 242.8 x 18.9 mm (14.15" x 9.56" x 0.74")
  • Peso: 1.81 kg (3.99 lbs)

Postagem Anterior Próxima Postagem