Moto E6I é bom? Vale a Pena? Análise/Review/Ficha Técnica Completa


Após lançar os novos modelos da linha E7, a Motorola surpreendeu e trouxe para o Brasil o Moto E6i, aparelho que tem o objetivo de concorrer no mercado de entrada, na faixa de R$ 700 a 900. Mas será que este dispositivo vale a pena? Saiba tudo!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!


Pontos Positivos

A aparência do E6i apesar de simples, é bastante bonita e discreta. O novo modelo é praticamente igual ao E6S que foi lançado no primeiro semestre de 2020 e por isso, temos por aqui um aparelho bastante leve, compacto e com um excelente encaixe nas mãos. Na frente vemos um notch em formato de gota e uma borda maior na parte inferior, enquanto na traseira encontramos o módulo de câmera, o leitor de digitais e a saída de som. O E6i é construído em uma peça única de plástico e está disponível nas cores cinza e rosa. 

A tela de 6.1 polegadas do modelo é do tipo IPS LCD e possui resolução HD+ de 720 x 1560 pixels, com 282 ppi de densidade. Essa configuração é simples, mas atende bem o usuário básico. Os ângulos de visão são bons e a quantidade de cores é satisfatória, mas o painel peca um pouco no brilho. Entretanto, ainda sim, o display oferece uma boa experiência para o dia a dia. 

O alto-falante do aparelho apresenta uma boa qualidade pelo preço e o volume é suficientemente alto. O fone de ouvido, mesmo sendo bem simples, oferece uma qualidade sonora adequada, com graves e agudos equilibrados. 

O Moto E6i sai de fábrica com o processador Unisoc SC9863A e roda com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento. Com esse hardware modesto, é possível apenas fazer as atividades simples do cotidiano, como enviar mensagens, consumir conteúdos em vídeo ou em áudio e acessar as redes sociais. Portanto, dá pra usar apps como Instagram, Twitter, TikTok, WhatsApp, apps de bancos etc, sem nenhum problema. A abertura e a troca entre apps não é instantânea, mas tem um tempo aceitável e mesmo rodando várias aplicações ao mesmo tempo, não notamos travamentos que atrapalham a usabilidade. Em jogos, observamos que títulos simples como Hill Climb Racing e Jetpack Joyride funcionam de forma satisfatória. Games famosos como FreeFire e Asphalt 8 também rodaram, com gráficos no baixo, mas títulos mais pesados, como COD e PUBG apresentam travamentos que dificultam a jogatina. 

O sistema é o Android 10 Go, versão mais enxuta que é voltada para aparelhos de entrada. O software casou muito bem com o hardware, pois tudo funciona de forma fluida. Ademais, as principais funções do sistema operacional estão presentes por aqui, como modo escuro, bem estar digital, navegação por gestos, etc. 

As câmeras traseiras são de 13 e 2 megapixels e fazem boas imagens. Quando há uma iluminação adequada, o sensor principal registra fotos com cores reais, boa nitidez e bom balanço de branco. Entretanto, as limitações dos sensores são notadas em locais com menos luz pois granulações são aparentes. A câmera frontal é de 5 megapixels e registra boas imagens durante o dia, servindo bem para selfies ocasionais. A câmera grava ainda em Full HD a 30 FPS. 

A bateria de 3.000 mAh possui uma autonomia dentro do esperado. Tirando o aparelho da tomada pela manhã e utilizando de forma moderada durante o dia, é possível chegar até a noite com pelo menos 20% de carga. Já para uso mais intenso, assistindo a vídeos ou jogando, a autonomia média é de 6 horas. 

No mais, o E6i possui Bluetooth 4.2, Wi-Fi B/G/N, GPS, leitor de digitais, gavetinha com dois chips ou cartão micro SD e a capinha já vem na caixa. 

Pontos Negativos

Como dito anteriormente, o brilho da tela não é tão forte e em locais abertos, será preciso aumentar bastante o nível para que seja possível enxergar o conteúdo apresentado. 

O alto-falante mono que está presente na parte traseira oferece uma qualidade sonora razoável, mas a posição é ruim, fazendo com o que o speaker seja constantemente tapado pelas mãos durante o uso. 

Os chips da Unisoc têm evoluído com o tempo, mas notamos um certo aquecimento na parte traseira do dispositivo, principalmente ao realizar atividades mais complexas, como jogar ou assistir a vídeos com o brilho no máximo. Este aquecimento não foi registrado em tarefas mais simples.

O carregador de 10W não é tão rápido e é preciso esperar quase 3 horas para que o dispositivo vá de 0 a 100%. 

Conclusão 

Mas no fim das contas, o E6i vale a pena? O aparelho tem um público específico, que são aquelas pessoas que precisam de um smartphone básico para fazer as tarefas do dia a dia e ponto final. O modelo possui uma boa tela, câmeras eficientes e autonomia de bateria satisfatória. Entretanto, este modelo só vale a pena se estiver abaixo do valor do Moto E6S, já que o modelo mais antigo possui desempenho melhor. 

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Tela: 6,1 polegadas com resolução HD+
  • Processador: Unisoc SC9863A (octa-core de até 1,6 GHz)
  • RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 32 GB
  • Câmera traseira: principal: 13 megapixels, f/2,2 e câmera de profundidade: 2 megapixels, f/2,4
  • Câmera frontal: 5 megapixels, f/2,2
  • Bateria: 3.000 mAh, com suporte à recarga de 10 watts e carregador na caixa
  • Sistema operacional: Android 10 Go
  • Conectividade: entrada dedicada para fones de ouvido (3,5 mm), porta microUSB, 3G, 4G, Bluetooth 4.2, Wi-Fi (802.11 b/g/n) e GPS
  • Dimensões: 155,6 x 73 x 8,5 mm
  • Peso: 160 gramas
  • Cores: preto (Cinza Titanium) e rosa (Pink)
  • Outros: leitor de impressões digitais e entrada para dois chips de operadora (Dual SIM) e fones de ouvido na caixa
Postagem Anterior Próxima Postagem