Samsung Chromebook 4 vs Chromebook 3 (Connect) Qual a diferença?

Mesmo com o lançamento do Samsung Chromebook 4, em várias lojas online ainda é possível encontrar os modelos anteriores, que possuem preços bastante similares e isso acaba deixando o usuário confuso na hora da compra. Mas o que muda de uma versão para outra? Qual o modelo vale mais a pena comprar? Saiba tudo. 

Antes de começar, é preciso passar algumas informações. O Chromebook mostrado no vídeo é a versão 3, lançada em 2016. Entretanto, algum tempo depois a empresa coreana trouxe para o mercado o chamado Chromebook Connect, modelo que possui o mesmo hardware mas com mudanças no design. Portanto, em termos de desempenho, os modelos 3 e Connect são praticamente idênticos. 

Bom, então começaremos falando justamente do design. O modelo 4 veio com algumas alterações e agora possui laterais quadradas e está disponível na cor prata. Já as versões 3 e Connect possuem laterais curvadas, e são ofertados em preto e cinza escuro respectivamente. Dos três, o Chromebook 4 é o mais espesso e pesado, mas a mudança é muito pouco perceptível, e assim todos os modelos são bem compactos e leves. Mas qual é o mais bonito? Bom, isso é uma questão de gosto. 

A tela é praticamente a mesma em todos os modelos, tendo 11.6 polegadas, resolução HD de 1366x760 pixels e camada anti-reflexiva. Apesar das especificações iguais, o Chromebook 4 possui brilho um pouco maior, além de apresentar cores mais fortes e imagens mais nítidas, mas de novo, isso acaba não fazendo tanta diferença assim na prática. Por isso, os três modelos oferecem uma boa experiência para quem quer consumir conteúdos, trabalhar ou estudar, atendendo muito bem o usuário básico. 

No conjunto multimídia, as configurações também são idênticas. Todos os modelos possuem webcam HD de 720p, microfone digital e dois alto-falantes estéreo de 1.5 W, que ficam na parte debaixo. Na prática, os resultados são muito próximos, mas notamos que os alto-falantes do Chromebook 4 possuem um volume maior e se saem melhor na execução de graves. Ponto pro novo modelo!

As três versões possuem o teclado do tipo Clickpad, que apresenta teclas curvadas. Os botões possuem também um bom tamanho e por isso, a digitação é bastante confortável em qualquer um dos modelos. Os touchpads dos notebooks são do mesmo tamanho e dão suporte a gestos, mas o do modelo 4 é mais áspero e por isso, as versões anteriores acabam levando a melhor neste quesito.

Outro ponto em que os modelos antigos ganham é na quantidade de conexões. A versão mais atual possui apenas uma porta USB tipo C, uma porta USB 2.0, uma entrada para fones e um leitor de cartões MicroSD. Já os modelos anteriores possuem uma entrada USB 3.0 e outra 2.0, leitor de cartões SD, entrada HDMI, além do conector para fones. 

O Chromebook 4 veio com o processador Intel Celeron N4000, enquanto os modelos Connect e 3 saem de fábrica com o Celeron N3060. O modelo atual é consideravelmente mais rápido e abre sites, extensões, aplicativos e jogos de forma mais ágil. Mesmo com o Chrome OS sendo bastante otimizado, percebemos que o modelo atual tem inicialização mais veloz, além de rodar o sistema com mais fluidez. Entretanto, é preciso deixar claro que todos os modelos atendem o usuário que faz o básico e tudo roda de forma fluida e travamentos ou engasgos na interface são raros, mas o modelo mais atual processa as informações mais rapidamente.

No quesito bateria, o Chromebook 4 também ganha. O modelo tem uma autonomia média de 12 horas para uso normal, enquanto a versão 3 possui autonomia média de 10 horas e meia. 

O novo Chromebook possui 32GB de armazenamento e 4GB de RAM, enquanto nos modelos anteriores, existem as versões de 2GB de RAM e 16GB de armazenamento e 4GB de RAM e 32GB de armazenamento. Nos modelos 3 e Connect, é recomendável adquirir as versões com 4GB de RAM, pois assim é possível usar mais abas e aplicativos ao mesmo tempo. 

No mais, todos os modelos possuem Bluetooth e Wi-Fi AC que dá suporte a redes de 2.4 e 5 ghz. 

Conclusão 

Mas no fim, qual o modelo ideal pra você? Todos os Chromebooks mencionados possuem um bom desempenho, mas a versão 4 é mais rápida e possui uma maior autonomia de bateria. Se você não quer ou não precisa do melhor desempenho possível, os modelos Chromebook 3 e Connect ainda são ótimas escolhas, pois possuem desempenho sólido e as demais características são bastante próximas às do modelo mais novo. Entretanto, se os preços estiverem muito similares, o Chromebook 4 vale mais a pena, por causa do processador, da bateria e dos updates, que devem durar mais tempo. 


Postagem Anterior Próxima Postagem