iPad Air 4 (2020) vale a pena? É bom para estudantes? Análise


Há um bom tempo, os iPads lideram com folga os rankings de vendas de tablets ao redor do mundo. Em 2020, a Apple lançou dois novos modelos, e dentre estes está o iPad Air 4, que chegou com boas novidades. Mas será que vale a pena comprar este modelo? Saiba tudo nos próximos minutos! 


Pontos Positivos

O iPad Air de quarta geração ganhou um novo design, que é bem próximo do iPad Pro e também dos novos iPhones. Por aqui, agora temos laterais retas e um melhor aproveitamento de tela, com bordas menores. Na traseira, vemos apenas a pequena câmera e o conector para teclados externos. Outras mudanças bastante interessantes foram a troca da entrada Lightning pelo USB-C, que passar a permitir o uso de mais acessórios e a adição de um leitor de digitais na lateral, que deixa o desbloqueio do aparelho mais rápido e seguro. O dispositivo apesar de grande é confortável de manusear e as bordas ao redor da tela servem para evitar toques acidentais. 

A chamada tela liquid retina de 10.9 polegadas do Air possui resolução de 1640 x 2360 pixels, que rendem 264 ppi de densidade. Pra resumir, o display do aparelho é excelente. As cores são vibrantes e o brilho é alto, fazendo com que a experiência de consumir conteúdos seja muito boa. A taxa de atualização podia ser de 120 Hz, mas a Apple deixou isso para o modelo Pro. Mas ainda sim, temos uma ótima qualidade. 

O tablet da Apple está equipado com o chipset A12 Bionic, juntamente com 6GB de RAM. No dia a dia, o Air é bastante rápido, tanto na abertura quanto na troca entre aplicativos. Tudo funciona de forma fluida, mesmo em apps pesados, como editores de fotos e vídeos. A memória RAM consegue manter vários programas abertos ao mesmo tempo, o que pode contribuir diretamente para a produtividade. Esta configuracão também consegue rodar praticamente qualquer jogo da App Store, sem problemas. 

Devido à integração com o hardware, o iPadOS roda com fluidez, sem travamentos. Com as últimas atualizações, agora é possível dividir a tela em dois apps e deixar uma terceira janela flutuante. Além disso, agora também dá pra plugar teclados, mouses, pendrives ou conectar o aparelho a um display maior. Ademais, há ainda o suporte à caneta Apple Pencil. Com certeza, o sistema dos iPads é o melhor do mercado e já pode substituir o notebook em alguns casos. 

Outro ponto que geralmente a Apple acerta é na bateria. E por aqui não foi diferente. Com uso moderado, navegando na internet, acessando redes sociais, ouvindo músicas e jogando por algumas horas durante o dia, o aparelho passa de dois dias inteiros, o que é uma marca excelente. Para utilização mais intensa, a média é de 9 horas. Felizmente, a empresa envia um carregador de 20W na caixa, que carrega o tanque de 7553 mAh rapidamente.

As câmeras do Air são de 12 megapixels na traseira e 7 na frontal. Bom, elas fazem muito bem o seu trabalho, seja para digitalizar documentos ou fazer vídeo chamadas. As fotos registradas também possuem boa qualidade e o tablet grava em 4K.

No mais, o aparelho possui Bluetooth 5.0, GPS, Wi-Fi a/b/g/b/ac/ax e há versões com ou sem 4G. 

Pontos Negativos

É até difícil listar pontos negativos neste aparelho, mas vamos lá, há algumas ressalvas a fazer. 

Considerando que muitas pessoas podem comprar este tablet com o objetivo de trabalhar, o armazenamento de apenas 64GB deixa a desejar. Como dito anteriormente, dá até pra plugar dispositivos de armazenamento externo, mas este detalhe pode incomodar algumas pessoas. 

O iPadOS vem melhorando a cada atualização, mas ainda possui algumas limitações. Apesar de já ser possível trabalhar com janelas, a experiência ainda não é a mesma que um sistema operacional desktop, fazendo com que seja necessário se adaptar. 

E claro, por último, comentamos sobre o preço. O dispositivo se mantém com um alto valor por aqui e os acessórios Apple Pencil e Smart Keyboard também são bem caros, o que pode espantar a maioria dos usuários. 

Mas no final, o iPad Air 4 vale a pena? O modelo chega com várias mudanças muito bem vindas, que fazem do iPad Air, um excelente produto. O device possui uma tela de ótima qualidade, sistema rápido e o USB C expande as possibilidades. Com isso, o iPad pode ser uma ótima escolha, se você conseguir encaixar a sua rotina de trabalho ou estudo ao sistema do aparelho. 

Mais Sobre
  • Tela: Liquid Retina IPS LCD de 10,9 polegadas, 2360×1640 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic (5 nanômetros)
  • Armazenamento:  64 GB ou 256 GB 
  • Câmera traseira dupla: 12 megapixels, f/1,8
  • Câmera frontal: 7 megapixels, f/2,0
  • Bateria: 28,6 Wh
  • Sistema operacional: iPadOS 14.1
  • Conectividade: USB-C, 4G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0
  • Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio, luminosidade, impressão digital na lateral e barômetro
  • Outros: dois alto-falantes estéreo, suporte para Apple Pencil de segunda geração
  • Dimensões e peso: 247,6 x 178,5 x 6,1 mm; 458 g (Wi-Fi) e 460 gramas (4G/LTE)

Postagem Anterior Próxima Postagem