Multilaser F e F Pro são bons? Valem a Pena? Análise Completa!

Os smartphones da linha Multilaser F foram lançados em 2019 e continuam a venda no mercado brasileiro com preços bem baixos. Será que vale a pena investir nestes aparelhos ou é melhor pagar um pouco mais em dispositivos mais caros? Confira!

Começaremos com o Multilaser F. O design no dispositivo é bem simples mas bonito, com carcaça de plástico. Apesar de passar a aparência de frágil, é condizente com a faixa de preço do produto e com a capinha que já vem na caixa, esse problema é facilmente resolvido.

O aparelho é fino e leve, sendo bastante confortável de segurar. A tela de 5.5 tem solução 480x854 Pixels, o que resulta em 178 ppi de densidade. Na prática, o ecrã apresenta baixo brilho e os ângulos de visão são bem limitados. Usar o aparelho debaixo do sol é uma tarefa bem complicada. Apesar disso, a resposta da tela é boa.

Equipado com processador Unisoc SC7731E, o Multilaser F apresenta desempenho aceitável para tarefas simples do dia a dia, como conferir e-mails, conversar pelo WhatsApp ou Telegram e assistir vídeos no YouTube. O Android Go 9, dá um pouco mais fôlego ao aparelho, pois demanda menos do hardware. Apesar disso, a troca entre aplicativos é um pouco mais lenta devido a memória RAM que é de 1GB, mas rodará os apps mais simples sem maiores problemas.

Para uso leve, o dispositivo vai bem, mas se seu objetivo é rodar games pesados é melhor investir um pouco mais em outros aparelhos. Títulos mais simples como Paciência, Pou e Jetpack Joy Ride, rodam, apesar da demora para abrir os aplicativos em alguns casos. FreeFire até roda, mas travamentos foram constante, mesmo com gráficos reduzidos.

O aparelho tem 16GB de armazenamento, com aproximadamente 12GB livres para o usuário. O espaço só é suficiente para baixar os aplicativos indispensáveis para o cotidiano. Apesar disso, é possível adicionar cartão de memória de até 64GB. Quanto as câmeras traseira e frontal, de 5 e 5 megapixels, os resultados em ambientes bem iluminados foram bem, sendo suficientes para registros casuais. A noite, as fotos saem com ruídos bastante aparentes. Na frontal as fotos também saem com qualidade aceitável de dia.

O sensor de impressões digitais é bom para a faixa de preço, tendo velocidade aceitável. Na caixa, já vem capinha e película, o que já facilita bastante.

A bateria tem 2.500 miliamperes hora. Com essa baixa capacidade, o Multilaser F consegue chegar ao fim do dia somente com uso leve, conferindo algumas mensagens durante e o dia. Para assistir vídeos, o dispositivo segura carga por aproximadamente 4 a 5 horas.

O Multilaser F é um aparelho bem simples com Android Go, que vai atender apenas os usuários que precisam do básico no smartphone. Você conseguirá usar apps de comunicação, tirar fotos uma vez ou outra, acessar as redes sociais e os apps de banco. É um dispositivo que tem um público muito específico.

Mas e no Multilaser F Pro? O cenário muda?

O design é similar ao modelo anterior, sendo feito em plástico e com poucas bordas. Apesar de simples, a aparência do aparelho é agradável. O F Pro é um pouco mais pesado e mais grosso que o modelo anterior, mas ainda sim, o uso é confortável.

A tela também tem 5.5 polegadas, com 480x960 pixels, que rende 195 ppi de densidade. A tela é um pouco melhor que o modelo anterior, mas ainda tem problemas similares, como o baixo brilho e ângulos de visão comprometidos em alguns casos.

Equipado com processador Mediatek MT6739, o desempenho também é melhor que o modelo mais antigo. Para uso simples, como aplicativo de e-mail, mensageiro e rede sociais, o desempenho é aceitável. Mas mesmo com um processador melhor, jogos pesados e com gráficos mais elaborados também não são recomendados para este aparelho, devido a limitação de RAM e a GPU simples. O Android também é o 9 na versão Go, mais leve e focado em apps que consomem menos recursos.

O conjunto de câmeras é o mesmo, com sensores de 5 megapixels da traseira e na frontal, então, registros de dia tem qualidade melhor, enquanto a noite a qualidade piora bastante. Assim como no modelo anterior, é indicado para registros casuais do dia a dia.

Este aparelho também conta com 16GB de armazenamento, com 12GB livres. É possível adicionar um cartão de memória, aumentando para 128GB de espaço.

A bateria neste modelo é ainda menor que o antecessor. Agora com 2200 mAh e com tela com maior resolução, os resultados pioram um pouco, mas são suficiente para uso simples. Em vídeos, a média de duração de bateria é de 4 a 4 horas e meia de uso. A bateria chega até o fim do dia apenas com pouco uso de tela.

Recursos como o leitor de impressões digitais, rádio FM e os acessórios capinha e película também estão disponíveis na caixa deste modelo.

A nossa conclusão, é que o F Pro é bastante similar ao F, tendo poucas mudanças. Por isso, também é recomendado para quem faz uso leve, utilizando apenas apps básicos como e-mail, redes sociais e alguns apps de produtividade. Também pode servir para pessoas que não tem familiaridade com tecnologia, que precisam de um segundo dispositivo para levar por aí ou até um aparelho simples para utilizar em sua empresa.

Postagem Anterior Próxima Postagem