Nokia C2 é bom? Vale a Pena? Análise/Review/Ficha Técnica

O Nokia C2 é a recente aposta da empresa finlandesa no mercado de entrada e busca atingir o público que procura por um aparelho simples, barato e funcional. Será que vale a pena investir neste dispositivo? É o que vamos te contar!

💰 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

Pontos Positivos

O design do C2 é simples e discreto, e não foge muito a regra de outros modelos de entrada. A traseira é feita em plástico fosco e nela está presente o pequeno módulo de câmera e o alto-falante na parte inferior. Por aqui, não há notches e em vez disso, temos bordas ao redor da tela. Já nas laterais, há os botões de volume, power e também o do Google Assistente. Pesando apenas 161 gramas, o C2 é muito leve e as laterais levemente curvadas deixam o manuseio bastante confortável. Por ser um aparelho compacto, agrada principalmente pessoas que possuem mãos pequenas. 

O display do aparelho tem 5.7 polegadas e é do tipo IPS LCD com resolução HD+ de 720 x 1440 pixels, que rendem 282 ppi de densidade. A tela é até bem nítida e a reprodução das cores e os ângulos de visão também agradaram. É claro que o visor é bem simples do que os de aparelhos mais caros, mas ainda assim é confortável consumir conteúdos por aqui. 

O alto-falante é mono mas apresenta um bom volume e se sai bem na reprodução de sons médios e agudos, mas peca um pouco nos graves. Mesmo assim, você conseguirá ouvir suas músicas ou podcasts sem problemas. O que surpreendeu mesmo foi o fone de ouvido, que apesar de ter construção simples, possui uma ótima qualidade sonora, com graves fortes e agudos estridentes. 

O Nokia C2 está equipado com o processador Unisoc SoC quad-core e possui 1GB de RAM. Essa configuração pode até espantar alguns usuários por ser bem simples, mas conseguiu rodar os aplicativos que utilizamos no cotidiano, como Gmail, WhatsApp, YouTube Go, Instagram, Facebook Lite, etc. A abertura e a troca entre apps é um pouco mais demorada devido a limitação da RAM, mas ainda sim tem um tempo aceitável. Quanto a jogos, é possível rodar games bem leves como Hill Climb Racing e Candy Crush, mas títulos mais pesados não rodam de forma satisfatória. Se você quer um aparelho voltado para jogos, o C2 não é indicado. 

O sistema Android Go 9.0 exige menos do hardware do dispositivo e roda muito bem, tendo fluidez satisfatória. Não há interfaces personalizadas ou muitos aplicativos pré-instalados, o que faz com que o sistema seja ágil. Além disso, ao usar aplicativos mais leves como Gmail Go, Pinterest e Twitter Lite, o C2 se mantém rápido e não ocupa tanto a memória que é de apenas 16 GB.  Também Foi possível notar que há o envio frequente de atualizações de segurança, o que é excelente. 

A câmera traseira é de 5 megapixels e faz registros bem básicos. As fotos possuem um bom brilho, mas saem lavadas e com pouca saturação. O HDR ajuda a melhorar um pouco os resultados, mas ainda não enche os olhos. Portanto, o sensor atende quem faz registros casuais ou usa para escanear documentos. A frontal também possui 5 megapixels e faz boas selfies quando há muita luz no ambiente e atende bem em videochamadas, mas também é voltada para fotografias ocasionais. O dispositivo grava ainda vídeos em 720P a 30 FPS. 

Com 2.800 mAh de bateria, é possível passar um dia inteiro com carga em uso leve, utilizando o aparelho algumas vezes ao dia para consultar informações, fazer ligações e responder mensagens. Com mais tempo de tela, assistindo a vídeos, navegando na internet e jogando games leves com brilho no médio, a marca foi de 5 a 6 horas. A autonomia de bateria é suficiente para aquelas pessoas que utilizam pouco o aparelho durante o dia. Algo curioso é que a bateria é removível, algo incomum hoje em dia. O carregador de 5 W leva o Nokia de 0 a 100% em 2 horas e 50 minutos. 

Ademais, o C2 possui Wi-Fi b/g/n, bluetooth 4.2, USB 2.0, GPS com A-GPS, rádio FM e a capinha já vem na caixa. 


Pontos Negativos

A tela do C2 surpreendeu positivamente em nossos testes em locais fechados, mas quando há incidência direta da luz do sol, é mais difícil visualizar o conteúdos apresentados por causa do brilho reduzido. 

A localizado na parte traseira do aparelho, o alto-falante é facilmente tapado pelas mãos durante o uso na vertical ou na horizontal, o que faz com que o som seja constantemente abafado. 

O dispositivo conta com 16GB de memória interna, com 11 GB livres para o usuário. É enviado o cartão MicroSD de fábrica e é possível transformá-lo em memória interna, mas este recurso não funciona muito bem. Ao reiniciar o aparelho, o cartão é desconectado e é preciso formatá-lo para que volte a funcionar. Esperamos que este problema seja resolvido com uma atualização. 

O desbloqueio facial falhou com certa frequência, mesmo em locais bem iluminados. Além disso, não se mostrou tão seguro. Portanto, é melhor utilizar a senha numérica. 

A nossa conclusão é que o Nokia C2 atende bem aqueles usuários que precisam de um smartphone para realizar tarefas básicas, como utilizar redes sociais, acessar bancos,  usar mensageiros e consumir conteúdos. O dispositivo apesar de simples se mostrou competente e vale a pena se você achar por preços entre R$ 500 a 650. 

💰 Compre mais BARATO agora: clique aqui!


Mais Sobre
  • Tela IPS LCD de 5,7 polegadas e proporção de 18:9
  • Processador Unisoc (não especificado)
  • 1 GB de RAM
  • 16 GB de armazenamento interno
  • Memória expansível via cartão MicroSD
  • Câmera frontal de 5 MP (f/2.2)
  • Câmera traseira única de 5 MP (f/2.2)
  • Bateria de 2.800 mAh
  • Porta microUSB, P2 para fones de ouvido, Rádio FM
  • Android 9.0 Go como sistema operacional
Postagem Anterior Próxima Postagem