Galaxy S20 FE é bom? Vale a pena? Análise/Review

O Samsung Galaxy S20 FE, ou Fan Edition, é uma versão menos cara do Galaxy S20 e foi lançado no Brasil recentemente por valores entre R$ 4.499 e R$ 4.699. Mas será que vale a pena investir no dispositivo? Saiba tudo nos próximos minutos. E se você gostar do aparelho, confira o preço em nossa loja. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Apesar de ser menos premium que S20, o FE ainda mantém um belo desing. Na tela, há um pequeno furinho que abriga a câmera frontal e uma borda na parte inferior. Na traseira, o vidro foi substituído por plástico fosco e há um relevo em formato retangular onde estão localizadas as câmeras. O dispositivo está disponível nas cores vermelho, lavanda, laranja, menta, naval e branco. As laterais são curvadas, por isso, ele é bastante sólido e mesmo sendo um pouco mais grosso e pesado que o modelo mais caro, sua utilização é confortável. O modelo conta ainda com resistência a água IP 68.

A tela possui 6.5 polegadas, é do tipo Super Amoled, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e 120 Hz de taxa de atualização. O ecrã é de excelente qualidade, com alto brilho, quantidade de cores impressionantes e alta fluidez, devido à taxa atualização. A nitidez e precisão de cores são ótimas, por isso, consumir conteúdos nesta tela é muito cômodo. O alto-falante estéreo deixa a experiência ainda mais completa. 

O S20 FE veio para o Brasil com o Exynos 990 Octa-Core e possui versões com 6 e 8GB de RAM. Mesmo sendo mais capado que a versão internacional, o modelo manda bem na performance. No uso diário, consumidos apps como Netflix, WhatsApp, YouTube e Google Docs, o FE roda tudo de forma fluida e sem demora na abertura ou troca de aplicativos. Mesmo para apps pesados como editores de vídeo, o smartphone da Samsung apresenta bons resultados, sem nenhum travamento. Em jogos, o desempenho também agrada, rodando desde títulos mais leves como Among US, até games pesados como PUBG Mobile e Asphalt. Portanto, você não terá problemas de performance com este aparelho. 

Há três câmeras traseiras de 12, 12 e 8 megapixels respectivamente. Os sensores fazem excelentes registros, com exposição equilibrada, balanço de branco controlado e ótima nitidez. Mesmo em locais com pouca luz, as fotos saem brilhantes e com riqueza de detalhes. No software de câmera há várias configurações que podem ser feitas, tirando o máximo proveito. Há as opções de panorama, modo noturno, modo retrato, câmera lenta, etc. O zoom é realmente impressionante para um e celular resulta em ótimas fotografias de longe. A câmera frontal possui 32 MP e exibe fotos detalhadas e com bom brilho. Mas é notável que o rosto é suavizado, mas nada de tão alarmante.

A bateria de 4.500 mAh do S20 FE consegue segurar carga por um bom tempo. Em uso moderado, tirando o aparelho da tomada às sete da manhã e utilizando várias vezes durante o dia, vendo vídeos em redes sociais, respondendo mensagens e conferindo e-mails, foi possível chegar a noite com 35% de carga. A autonomia certamente atenderá aquelas pessoas que levam o dispositivo para o expediente no trabalho ou para a faculdade. Para uso intenso, se tem uma média de 7 a 8 horas, dependendo do brilho da tela. Os resultados são fortamente impactados quando a taxa de atualização de 120hz está habilitada. 

O sensor de digitais na tela é do tipo óptico, que tem resultado pior que o ultrassônico do S20, mas ainda desbloqueia o aparelho com rapidez e não causa incômodo ao usuário. 

O armazenamento de 128 ou 256GB é suficiente para instalar diversas aplicaçÕes e arquivos e ainda é possível expandir a memória via cartão microSD. O aparelho roda o Android 10 com One UI 2.5, com atualização prevista. A interface da Samsung é ótima, com funções que facilitam o dia a dia, além de apresentar rapidez nas transições e ter design refinado. 

No mais, o S20 FE possui Wi-FI a/b/g/n/ac/ax, bluetooh 5.0, NFC, dois chips, carregamento sem fio e suporte ao Samsung Dex. 

Pontos Negativos

O carregador de 15W é mais lento que o de 25 do Galaxy S20, portanto, para ter um carregamento ainda mais rápido, é preciso adquirir o acessório separadamente. 

A versão brasileira, apesar de não fazer feio, veio mais capada que a versão internacional. Com mais poder de processamento, o FE seria ainda melhor. 

O acabamento em plástico pode não incomodar a maioria dos usuários, mas é um ponto a ser mencionado, já que o aparelho possui alto valor. 

A nossa conclusão é que o Galaxy S20 FE é um excelente aparelho, que ainda mantém as boas características da linha S20. O dispositivo tem câmeras excelentes, tela de qualidade performance  sólida. O maior problema é o seu valor de lançamento, já que ultrapassa até o preço do S20 em algumas ocasiões. Mas com o preço mais baixo com o passar dos meses, pode ser uma boa escolha pra você. 

Mais sobre 

  • Sistema: Android 10 / Samsung One UI 2.5
  • Dimensões: 159.8 x 74.5 x 8.4 mm
  • Peso: 190 gramas
  • Resistência a água: Sim. 
  • Processador/Chipset: Samsung Exynos 990 
  • GPU: MALI-G77 MP11
  • RAM: 6GB e 8GB
  • Memória: 128/256 GB
  • Tela: 6.5, resolução 1080 x 2400 pixel, Super AMOLED, 120 Hz.
  • Câmeras: 12, 12 e 8 MP, abertura F 1.8 + F 2.2 + F 2.4. 
  • Câmera Frontal: 32 MP F 2.2. 
  • Vídeo: 4K 30FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac/ax
  • Bluetooh: 5.0.
  • USP: Tipo C.
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo
  • Bateria: 4500 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem