Echo Dot 4a Geração Vale a Pena? Análise/Review Completa

 

A Amazon lançou a quarta geração da sua caixinha de som inteligente aqui no Brasil. O Echo Dot 4 chega com novo formato e com um preço bastante competitivo. Mas será que vale a pena investir no aparelho? Confira!

🛒 Compre o Echo DOT Sem Relógio BARATO agora: clique aqui!

🛍️  Compre o Echo DOT COM Relógio BARATO agora: clique aqui!

Pontos Positivos

O design da caixinha foi renovado, o que deixou o dispositivo ainda mais bonito. A pequena esfera é coberta de tecido e a base é feita em plástico, o que faz com que o Dot 4 fique bem firme em estantes e móveis. Na parte de cima no speaker, há os botões para controlar volume e ligar e desligar o microfone. Já na traseira, há a entrada para o adaptador de energia e uma saída de áudio de 3,5 mm para conectar em um alto-falante maior. Junto à base, há um anel de luz que se acende quando o aparelho está em execução. Na versão com relógio, há um led que torna possível a visualização de informações como a hora, volume e a temperatura. Aqui no Brasil, o Dot  está disponível nas cores preta, cinza e branca. 

A configuração inicial é fácil, basta ligar o dispositivo na tomada, baixar o app Alexa no seu celular e seguir as instruções. 

Por ter 4 microfones direcionais, o Echo Dot tem uma ótima resposta e te ouve mesmo quando você não fala muito alto. O aparelhinho consegue até mesmo escutar sussurros, o que é surpreendente. 

A caixinha continua tendo uma ótima qualidade sonora, apesar de não ter evoluído tanto se comparado com a versão anterior. Os alto-falantes possuem o mesmo tamanho e a mesma potência, mas o formato circular faz com que o som seja melhor distribuído. O áudio do Echo Dot continua bastante limpo e potente, por isso, é agradável para ouvir músicas, podcasts e audiolivros. Os graves e agudos são bastante equilibrados e a experiência é muito boa. O volume se mostrou até bastante alto pelo tamanho da caixinha, mas o aparelho ainda é indicado para ambientes menores. 

O Echo possui integração com vários serviços de músicas, notícias, comunicação e mais. Serviços de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music estão disponíveis. Há também o player de podcasts, o app leitor de e-books do Kindle e portais de notícias como G1 e UOL. Há até mesmo o  suporte a apps de banco, como o do Bradesco, que permite fazer pagamentos e consultas, o iFood para pedir delivery, Uber para solicitar viagens, Cinemark para conferir filmes em cartaz e muito mais. A lista completa de serviços compatíveis está no nosso site. 

A Alexa está evoluindo bastante com o passar dos anos. Você pode pedir informações, como resultado de jogos, previsão do tempo e pode também criar de lembretes, alarmes, acompanhar compras na Amazon, consultar trânsito, fazer traduções e mais. As respostas em diálogos também foram melhoradas e a Alexa consegue até mesmo contar piadas, imitar famosos, explicar fatos curiosos e etc. É possível também controlar dispositivos inteligentes, como lâmpadas, câmeras, fechaduras e muito mais. Boa parte dos aparelhos de casa conecta vendidos atualmente possuem suporte da Alexa. 

Por meio de configurações feitas pelo aplicativo, é possível criar rotinas, que são sequências de atividades a partir de um comando de voz. Você pode programar por exemplo, que ao falar "bom dia”, a assistente faça a leitura de notícias, diga a previsão do tempo e ligue as lâmpadas da sua casa. Com o Echo Dot, há várias possibilidades de automação. 

Pontos Negativos

Com o novo design arredondado, não é possível adicionar o Echo Dot 4 na parede, o que pode desagradar quem fazia isso na versão anterior. 

Por causa da briga com a Google, serviços da gigante das buscas, como YouTube Music não estão disponíveis. 

A Alexa possui excelentes skills, mas às vezes tem dificuldade de reconhecer a linguagem natural. Em comparação com o Google Assistente, a Alexa ainda perde neste quesito. Mas claro, pode melhorar com o tempo.

A nossa conclusão é que o Echo Dot continua sendo uma das melhores opções de caixinhas inteligentes do mercado e possui uma ótima qualidade de som e a quantidade de apps e skills na plataforma Alexa chama atenção. Para quem já tem o modelo anterior, não faz muito sentido a migração, mas para quem está querendo entrar no mundo da automação residencial ou simplesmente quer uma caixinha de som barata, vale muito pena.

🛒 Compre o Echo DOT Sem Relógio BARATO agora: clique aqui!

🛍️  Compre o Echo DOT COM Relógio BARATO agora: clique aqui!

Mais Informações

  • Fabricante: Amazon.
  • Garantia: 1 ano. 
  • Botões: volume, microfone e ação. 
  • Assistente: Alexa. 
  • Responde em português? Sim. 
  • Tamanho: 100 mm x 100 mm x 89 mm (3,9” x 3,9” x 3,5”)
  • Peso: 328 gramas. 
  • Conectividade: Requer wifi e Bluetooth. Wifi de banda dupla suporta redes 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 e 5 GHz) e Bluetooth. 
  • Áudio: Um alto-falante de 1,6”. Saída de áudio de 3,5 mm para uso com alto-falantes externos (cabo de som não incluído).
  • Na caixa: Manual, Echo Dot e carregador de energia 15W.  

Postagem Anterior Próxima Postagem