Amazon Fire Stick Lite é bom? Vale a pena? Review/Análise

Em 2020, a Amazon atualizou a sua linha de dispositivos Fire TV e lançou o Fire TV Stick Lite. Quais são as diferenças entre este novo modelo e o anterior? Saiba tudo!


Pontos Positivos 

O design do aparelho continua simples e minimalista, com formato que lembra um pen-drive. Seu peso é de apenas 32 gramas e por ter tamanho reduzido, fica facilmente escondido atrás da TV. Na caixa, há o dispositivo Fire TV, cabo HDMI, cabo USB para alimentação, acessório que serve para alongar a ponta do aparelho, controle remoto, duas pilhas e conector de tomada caso a sua TV não tenha USB disponível. 

Instalar o aparelho é bastante fácil, bastando espetar no HDMI na TV, conectar o cabo USB para alimentação de energia no USB ou na tomada e esperar até que o aparelho inicie. Ao iniciar, você terá que fazer configurações básicas de Wi-Fi, entrar ou criar uma conta Amazon e baixar algumas atualizações. Essas atualizações inclusive demoram um pouco para serem baixadas, mas terão que ser feitas somente na primeira vez. 

Segundo a Amazon, o novo Fire TV Stick Lite é 50% mais potente que o modelo anterior. Na prática, não vimos tanta diferença, mas o aparelho é realmente fluido e rápido. Travamentos não foram notados e você faz as ações sem qualquer delay. Com suporte até a resolução Full HD (1080p a 60 fps), a imagem exibida é de ótima qualidade, mesmo em televisores mais antigos. O HDR está disponível e ajuda a melhorar as imagens. Grande parte dos aplicativos utilizam até a resolução máxima do dispositivo mas claro, vai depender também da sua internet. 

O sistema Fire TV é simples e intuitivo tudo pode ser encontrado de forma rápida. É separado por abas de vídeos, filmes, séries, aplicativos e configurações. Há vários apps disponíveis, como YouTube, Prime Video, Vivo Play, Dazn, Amazon Music, Deezer e outros. Logicamente, os aplicativos Prime Video e Amazon Music são mais integrados aos sistema e possuem mais destaques nas abas de filmes e séries, mas os outros apps funcionam muito bem. Na nova atualização de sistema, será possível utilizar o picture-in-picture, ou seja, utilizar apps de vídeo enquanto usa outras aplicações, criação de perfis para cada membro e pesquisa aprimorada que busca títulos em todos os serviços. 

Alguns jogos também estão disponíveis. Títulos com Real Racing, Crossy Road, Hill Climb Racing e Red Ball 4 rodam bem no aparelho. 

O Fire possui 8GB, com 5GB disponíveis para o usuário. Pode parecer muito pouco mas é suficiente para baixar diversos apps e até alguns jogos, já que as aplicações não gastam tanto espaço. 

Sem dúvida, a principal novidade é o controle por voz. Através do botão no controle, você dá comandos à Alexa que dá resultados bem assertivos. Você pode procurar por títulos, pedir para abrir aplicativos e até mesmo fazer pesquisas na internet. Dentro dos apps, também é possível utilizar, fazendo com que você não precise digitar textos. Além disso, você pode controlar outros dispositivos conectados à Alexa também pelo controle da TV.

Por último, o aparelho possui wi-fi a/b/g/n/ac, bluetooth 5.0 para conectar controles e fones de ouvido e áudio com Dolby Atmos e Digital. 

Pontos Negativos 

Há apps que ainda estão de fora da plataforma, como o Globoplay e o Globosat Play, atual Canais Globo. Além disso, não há tantas aplicações do Google, por isso, serviços como Google Fotos e Filmes e o YouTube Music não estão disponíveis. Apesar de ser possível baixar apps fora da loja, não são todos que funcionam de forma satisfatória.

O compartilhamento de conteúdo do celular para TV é bastante problemático. Mesmo apps com esta função possuem dificuldade e muitas vezes o celular nem acha o aparelho para poder espelhar ou transmitir conteúdos. O espelhamento nativo do sistema até funciona, mas você terá que deixar o celular com a tela ligada a todo tempo para que o espelhamento funcione. 

Nesta versão, não é possível desligar o dispositivo pelo controle e não é possível controlar o volume. 

A nossa conclusão é que o Fire TV Stick Lite é um ótimo dispositivo e que deixará a sua TV mais inteligente. É simples de usar e configurar e possui os principais apps de entretenimento, apesar de deixar alguns de fora. O controle por voz é a principal funcionalidade, o que permite integrar o ambiente e facilita o uso do aparelho. Para quem não tem uma Smart TV ou não gosta do sistema da sua, vale muito a pena.

Postagem Anterior Próxima Postagem