Lenovo Chromebook 100e é bom? Vale a pena? Análise Completa

O mercado de Chromebooks tem crescido bastante aqui no Brasil e a Lenovo trouxe a segunda geração do Chromebook 100e aqui para o País. Será que vale a pena investir nesse aparelho? Confira agora.


Pontos Negativos

O design é sóbrio e robusto, tendo plástico reforçado e borracha na carcaça para trazer mais resistência. Segundo a Lenovo, o aparelho aguenta quedas de até 75 centímetros.
O teclado é confortável e tem bom espaço, sendo ótimo para a digitação de textos rápidos.

A tela HD de 11.6 polegadas é praticamente igual ao dos outros concorrentes, tendo tecnologia antirreflexo. O ecrã é bom e não cansa demais o olhos em longas jornadas.

O touchpad é confortável de usar, tem boa resposta e conta com os gestos do ChromeOS, que facilitam demais a utilização.

Falando em ChromeOS, o sistema é rápido e simples de usar. Travamentos são raros e é possível baixar aplicativos Android para deixar o computador mais completo. Boa parte dos programas Windows possuem versão web ou app para Android, por isso, dependendo do seu caso, pode ser que você não sinta falta do sistema operacional da Microsoft.

A memória de 32GB EMMC é maior do que os 16GB de alguns concorrentes. As pessoas podem até achar estranho um notebook com tão pouco espaço, mas os Chromebooks possuem foco no armazenamento em nuvem e seus apps não consumem tanto espaço, por isso, não é preciso que as memórias tenham muitos giga.

A memória RAM de 4GB também é suficiente para rodar o ChromeOS, que é leve e simples.

O processador Celeron n4000 que equipa o aparelho é inferior ao N3060 em testes de benchmarks. Mas na comparação de uso real, não são identificadas muitas diferenças ao abrir apps de produtividade e usar o navegador Chrome. Para as tarefas que se propõe, este Chromebook tem resultado satisfatório.

O aparelho possui uma boa quantidade de conexões. Encontramos 2 portas USB 3.1, 2 portas USB-C e um leitor de cartão microSD.

A bateria dos Chromebooks são sempre pontos de destaque. Por aqui, temos uma bateria de 3 células de 42 watt-hora, que consegue segurar carga de 7 a 8 horas.

Pontos Negativos

O 100e é um pouco mais pesado que o principal concorrente Samsung Chromebook. Apesar de não fazer muita diferença, foi um ponto a ser comentado, já que os dois tem foco na portabilidade.

Apesar de possuir um tela HD, as cores são um pouco lavadas e os ângulos de visão são reduzidos. Com isso, se você é acostumado com telas de alta definição, pode se decepcionar com este aparelho.

Por ter sistema operacional ChromeOS, não é possível baixar alguns programas que estão disponíveis para Windows, como AutoCAD, iTunes e outros. Como mencionado anteriormente, aplicativos que possuem versão web ou app Android rodam nos Chromebooks, mas há programas que não tem essa possibilidade.

A nossa conclusão é que o Lenovo Chromebook 100e é um ótimo aparelho para estudantes e profissionais que trabalham apenas com texto ou com planilhas. Ele é rápido, fácil de transportar, resistente e uma ótima duração de bateria. Se o ChromeOS se encaixa na sua rotina de trabalho e de estudos, pode ser uma ótima escolha para você. Se você tem dúvidas sobre o ChromeOS, confira nosso vídeo em que mostramos o sistema operacional.
Postagem Anterior Próxima Postagem