Galaxy A01 é bom? Vale a Pena? Análise Completa!

A Samsung costuma lançar vários aparelhos para conseguir uma boa fatia do mercado. Chegou ao Brasil recentemente, o Galaxy A01. Será que vale a pena investir no aparelho ou é melhor pular para outro modelo?


Pontos Positivos

O aparelho mantém o belo design da linha A, com um entalhe em forma de gota. O A01 é leve e fino, pesando apenas 149 gramas. O corpo é feito em plástico mas que passa a ideia de ser resistente.

A tela de 5.7 polegadas possui uma boa resolução de 720 por 1560 pixels, com 301 ppi de densidade. Por ter tela menor, a densidade de pixels é maior que a do seu irmão mais velho, o Galaxy A10. Mas por ser do tipo TFT, tem qualidade menor que as telas IPS LCD.

O armazenamento de 32GB costuma ser suficiente para as pessoas que usam o aparelho para atividades básicas. É possível adicionar um cartão de memória, para guardar fotos, vídeos e arquivos. O celular também aceita dois chips.

O A01 já sai de fábrica atualizado com o Android 10 e com a One UI 2.0. A interface da Samsung além de ser muito bonita, permite o uso de janelas, a possibilidade de usar dois WhatsApps, navegação por gestos e outras funcionalidades.

O processador Snapdragon 439 é voltado para o mercado de entrada, mas tem bom desempenho em tarefas mais simples como uso de mensageiros, apps de redes sociais e alguns jogos. É possível jogar games mais elaborados como FreeFire, Asphalt e Dead Trigger com gráficos no mínimo. O desempenho nesses jogos foi superior de outros aparelhos na mesma faixa de preço.

As câmeras têm bons resultados para a faixa de preço. Os primeiro sensor possui 13 Megapixels com abertura F 2.2 e o segundo 2 megapixels com abertura F 2.4. O segundo sensor serve para detectar profundidade, por isso, é possível tirar fotos em modo retrato.

No geral, as fotos tem boa qualidade em boas condições de luz. Em condições de pouca luz, as fotos podem sair estouradas e com pouca definição. As câmeras fazem filmagens em FULL HD a 30 quadros por segundo.

Já a câmera frontal de 5 Megapixels é bem básica e tira fotos que muitas vezes saem lavadas. No Instagram Stories, os resultados são razoáveis.

Apesar de possuir apenas 3000 miliamperes hora, o Galaxy A01 consegue ficar um dia inteiro longe da tomada em uso moderado, usando redes sociais e vendo alguns vídeos durante o dia. Já para uso intenso, pode ser que você tenha que carregar o aparelho durante o dia.

Pontos Negativos

A memória RAM é um ponto negativo do A01. Com apenas 2GB, usar muitos apps em paralelo não é possível.

O sensor de impressões digitais também ficou de fora. Apesar de o reconhecimento facial ser rápido, o sensor de impressões digitais é mais seguro e mais veloz em muitos casos.

O alto falante fica na parte traseira, por isso, o som acaba sendo abafado pelas mãos. O speaker tem bom volume, mas peca muito nos graves.

A nossa conclusão é que o A01 é um bom aparelho de entrada, possuindo um desempenho melhor que o seu irmão Galaxy A10. Entretanto, o preço de lançamento, torna inviável a recomendação do aparelho. Passado alguns meses, com um preços entre 700 a 900 reais, o A01 passa a valer a pena pelo que oferece. Não se esqueça de conferir o preço em nossa loja.

Postagem Anterior Próxima Postagem