Comprar Notebook Usado Vale a Pena? Como Comprar?

Com os preços dos notebooks aumentando a cada dia, comprar um notebook usado tem sido uma saída para quem quer pagar menos em um bom aparelho. Separamos algumas dicas para você comprar com segurança.

Ao procurar modelos em sites de venda como Mercado Livre e Enjoei, primeiro veja a média de preço. Desconfie de modelos com preços muito abaixo do mercado. Vale a pena também analisar os preços de notebook usados e comparar com novos. Aparelhos usados com preços muito altos podem não valer a pena, já que se pode investir um pouco a mais para ter um aparelho com garantia e suporte maior. Em anúncios online, é importante verificar também a avaliação do vendedor em compras passadas. Escolhido o produto, leia atentamente a descrição. Geralmente, os vendedores que anunciam produtos com defeito e descrevem esses defeitos por lá.

E aí fica a pergunta. Comprar notebooks com algum defeito vale a pena? Depende. Procure sobre o defeito na internet e veja qual o custo de arrumar o aparelho. Defeitos no HD, SDD, bateria e carregador, são mais fáceis de arrumar. Já problemas na tela e na placa mãe, são mais complexos e muitas vezes não vale a pena devido ao alto custo. Mas claro, tudo depende da gravidade do problema e do custo da manutenção. Um técnico de confiança pode te informar se vale a pena ou não investir no aparelho.

Comprar aparelhos sem defeito aparente é a melhor escolha para quem quer comprar e não ter dor de cabeça. Converse com o vendedor, veja fotos e se for da sua cidade, peça para testar o aparelho pessoalmente. Procure saber o ano de lançamento do aparelho, se ainda tem suporte do fabricante, se tem outros problemas do funcionamento, se tem garantia, se o aparelho já foi aberto ou alterado, etc.

É importante se atentar a marcas na tela, verificar se as dobradiças estão quebradas, ver a saúde da bateria e o funcionamento geral do hardware. Os Chromebooks, PCs Windows e Macs, mostram relatórios sobre a saúde da bateria e dos componentes gerais. Peça para o vendedor gerar estes relatórios.

Outro fator que se deve levar em consideração são os acessórios. Procure saber se virá com o carregador original e se não, procure saber quanto custa.

Com o nome do aparelho e o número do modelo, procure saber o desempenho em benchmarks. Hoje em dia se encontra fácil essas informações. Assim, você saberá se o aparelho tem poder de fogo para atender as suas necessidades.

Por último, por foto ou pessoalmente, analise se há arranhões, marcas de batidas, teclas faltando, parafusos soltos, marcas de abertura e arranhados ou pixels mortos na tela. Se não for possível ver isso antes da compra, compre em sites que permitam a devolução caso o produto não esteja nos conformes, como o Mercado Livre. Assim, você poderá comprar com maior segurança. Assim que chegar o produto, faça testes exaustivos para ver se o aparelho está em pleno funcionamento.

No geral, é possível comprar um bom aparelho por um bom preço. Como dito anteriormente, é preciso ter alguns cuidados para evitar dor de cabeça.

Postagem Anterior Próxima Postagem