Como comprar um celular sem se arrepender?


Várias vezes já recebemos pedidos de ajuda para comprar um celular. Tentamos ajudar da melhor maneira possível, mas comprar um celular é uma tarefa bem complexa e pessoal. Vamos te mostrar como escolher o celular ideal, de forma rápida e simples.

1 — Quanto posso pagar?

Não se deve gastar mais do que você pode pagar. Isso pode causar endividamentos desnecessários. Por isso, antes de adquirir um produto, confira o seu orçamento e saiba exatamente quanto gastar. Atualmente, celular da faixa de preço dos 500 aos 700 Reais já dão conta de fazer as tarefas básicas. Por isso, é preciso estar atento a promoções.

2 — Tela
Atualmente, temos vários tipos de tela. Há as telas com notch (com recorte para as câmeras) e os sem notch (sem recorte para as câmeras).

O iPhone, os Galaxy da família A e os Redmi Note são celulares com o famoso notch, em diferentes formatos como mostrados na imagem. Já os celulares sem notch, são os modelos um pouco mais antigo ou aqueles que possuem um borda bem fina, como é o caso do Galaxy S9 e o Galaxy J8, um dos últimos lançamentos da linha J.

A escolha da tela é questão de gosto, mas é importante deixar claro que os celulares com notch são um pouco mais caros.

3 — Sistema Operacional
O sistema operacional é o que o sistema que faz o aparelho funcionar. Atualmente, o iOS e o Android lutam por esse mercado. O iOS está nos iPhones, da Apple, enquanto o Android está na maioria dos smartphones, como os da Samsung, Xiaomi, Asus, Motorola, Lenovo e outros.

3.1 — iOS
O iOS é feito exclusivamente para o iPhone, por isso, tem uma fluidez muito boa e os apps rodam liso. Entretanto, os Android não ficam para trás, oferecendo bom desempenho em aparelhos não tão caros, a partir de R$ 500. As vantagens do iOS é que ele é um sistema fluido, com apps que funcionam redondo, bom desempenho em apps como Instagram, atualiza constantemente, é mais seguro e é muito fácil de usar.

De pontos negativos ficam a falta de personalização e alguns apps na loja são bem caros.

3.2 — Android
O Android em cada celular pode mudar. Samsung, LG, Xiaomi e outras fazem modificações no Android, colocando novas funções para se diferenciar no mercado. Mas de certa forma, o Android tem vários pontos positivos, como possibilidade de personalização, recebe novidades primeiro, é possível baixar apps fora da loja. 

Já como desvantagens, a segurança menor, acúmulo de cache (que pode deixar o celular lento) e falta de atualização em alguns aparelhos.

3.3 — Como escolher?

Mais uma vez é questão de gosto, já que os sistemas estão cada vez mais próximos. O que pode limitar é o preço, já que os iPhones são bem mais caros. Por isso, qualquer sistema que você escolher, estará bem servido. Se prefere fluidez, rapidez e objetividade, escolha iOS. Se prefere um sistema mais aberto, com personalizações e mais permissivo, escolha o Android.

4 — Bateria
Bateria é sem dúvida um dos quesitos mais importantes. Geralmente, aparelhos com mais de 3000 mAh (nível de capacidade de armazenar carga), duram o dia inteiro de uso. Por isso, prefira aparelhos com um bom nível de mAh. Mas nem sempre aquele aparelho que possui um alto número de mAh tenha a bateria melhor.

Há aparelhos que possuem grande capacidade mas o sistema não consegue gerir de forma eficiente. Por isso, é importante pesquisar na internet sobre a bateria dos aparelhos, vendo análises (Veja no Canal É Bom) e avaliações dos usuários.

Em resumo: escolha baterias com um bom número de mAh, mas veja na internet o relato de usuários sobre como o aparelho gere a bateria.

5 — Processador
Os principais processadores disponíveis no mercado são as linhas Snapdragon, da Qualcomm, Exynos da Samsung e a linha Helio da Mediatek. Atualmente, todos perfomam de forma parecida. Os Snapdragon a partir da linha 4 são os melhores para jogos e atividades pesadas, mas os outros não ficam para trás.

Você pode conferir o desempenho de cada uma dessas linhas procurando informações na internet. Mas, é preciso deixar claro que todos eles já fazem um bom papel para atividades básica. Se você não é exigente, qualquer um destes podem atender as suas necessidades.

Conclusão

Tentamos manter a linguagem mais simples possível para e no final, esperamos que você tenha chegado à conclusão de que comprar um celular é uma escolha inteiramente pessoal.

Para não se arrepender, você deve primeiro analisar o que você fará com o seu celular. Se for apenas para usar apps do dia-a-dia, então um celular na faixa dos 400 a 700 reais vai te atender muito bem. Para ficar por dentro de tudo sobre celulares, siga o nosso canal no YouTube. Por lá, publicamos vídeos analisando diversos celulares disponíveis no mercado.

Já se você quer um celular que seja mais parrudo para jogar jogos pesados e apps mais elaborados, é mais aconselhado procurar um celular na faixa dos 800 a 1100 reais. Celulares com preços acima destes podem incrementar sua experiência, mas esta não será tão distante.

Postagem Anterior Próxima Postagem