Chrome OS é bom? Conheça o sistema operacional

Os vídeos sobre Chromebooks fazem bastante sucesso aqui no canal e muitas pessoas perguntam sobre o sistema operacional Chrome OS, que vem embarcado nestes aparelhos. Hoje reunimos diversas informações para você tirar todas as suas dúvidas sobre o SO do Google.


Quando você liga o Chrome OS pela primeira vez, você faz configurações no Wi-Fi e na insere a sua conta Google para poder logar. A partir daí, todos os seus favoritos, extensões e configurações que você já tinha no Chrome em outro sistema operacional aparecem por aqui.

De cara, essa é a interface inicial do Chrome OS. Basicamente o que você pode fazer é trocar o papel de parede e inverter a posição da estante de apps. Não dá pra colocar ícones da área de trabalho como no Windows? A resposta é não. Neste quesito, o Chrome OS é similar ao Mac OS.

Para acessar os apps, você clica nos que estão na estante principal ou clica nesta bolinha para abrir o buscador. Clicando na setinha, você tem acesso ao menu com todos os apps, também similar ao Mac OS.

Mas e os apps? Boa parte dos aplicativos instalados no Chrome OS são web apps, ou seja, atalhos para acessar o navegador. Mas você pode instalar alguns apps que funcionam offline na Chrome Web Store. Além disso, a Google Play está disponível. Você tem um vasto catálogo de apps a disposição, mas não todos, depende do desenvolvedor.

Os apps android abrem em uma janela pequena ou em tela cheia. Os apps em tela cheia geralmente são aqueles que são otimizados para tablets. A usabilidade desses aplicativos varia bastante, alguns são melhores que os outros e muitas vezes você vai preferir usar o navegador mesmo.

Alguns jogos também rodam no sistema. Angry Birds, Zumbi Tsunami, Simpsons e 8 Ball Pool são alguns dos títulos. FreeFire até roda, mas vai depender do hardware da máquina e você precisará fazer a configuração dos controles.

Agora o que as pessoas mais perguntam: Dá pra baixar Word e Excel? Dá. Você pode baixar o app para Android e usar aqui, sem problemas. Até lembra bastante o aplicativo pra Windows. Mas pra usar esses apps você precisa de uma conta com assinatura do Office. Contudo, você pode usar a versão online desse apps que é gratuito. Outra alternativa é usar as soluções do Google.

Da pra editar imagem? Dá também. Você pode baixar apps de edição como o Photoshop Express, Picsart, Vsco e outros. Também dá pra usar apps Linux, como o Gimp que é bem mais profissinal. Mas vale ressaltar que essas máquinas não foram feitas pra isso e muitas possuem hardwares simples, então não espere uma rapidez de computadoras mais parrudos.

E vídeo, dá pra editar? Também dá. Com apps Android ou o WeVideo, que funciona no navegador. Mas de novo o aviso: é ideal somente para edições mais simples.

No geral, o Chrome OS é simples e fácil de usar. Tudo funciona basicamente no navegador, web apps ou apps Android. Travamentos são raros e atualizações dão menos dores de cabeça que os computadores Windows. Se você faz tudo pelo navegador, o Chrome OS é o sistema perfeito pra você.
Postagem Anterior Próxima Postagem