Galaxy A05 é bom? Vale a pena? Análise/review

Galaxy A05 na mesa

Os modelos de entrada linha A da Samsung fazem muito sucesso no Brasil. O Galaxy A05 tenta repetir a receita, aliando preço baixo com boas especificações. Mas vale a pena? Vamos te contar os pontos positivos e negativos do aparelho neste artigo! 

🟡 Compre no Mercado Livre: clique aqui!

⚪️ Compre na Amzn: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

Design

Não há muitas inovações no design, mas o A05 ainda tem uma aparência bonita e sóbria. Na frente, temos o famoso notch em formato de gota e generosas bordas ao redor do display. Na traseira, temos um plástico brilhante com aspecto monocromático, que deixa o dispositivo muito bonito. Outras características são câmeras incorporadas na carcaça e a lateral achatada, que dá uma excelente pegada. O modelo também tem um peso bem distribuído e a sua usabilidade, no geral, é boa. 

Tela

A tela IPS LCD é ampla de 6.7 polegadas, com resolução HD+ e 60 Hz de taxa de atualização. Não são especificações de ponta, mas o aparelho ainda oferece uma qualidade aceitável, com bons ângulos de visão, alta quantidade de cores e brilho dentro da média. Poderia ser melhor, mas pelo preço, não há muito o que reclamar. 

Desempenho e jogos

O A05 é movido pelo já conhecido chip Helio G85 da MediaTek e funciona com 4GB de RAM. A configuração é suficiente para fazer o básico, por isso, dá pra usar redes sociais, apps de banco, serviços de streaming, edição de fotos, etc. Notamos alguns engasgos durante a navegação pelo sistema e para abrir ou trocar entre aplicativos, mas de forma geral, isso não chega a atrapalhar o uso e após alguns segundos, o desempenho melhora. Em jogos, títulos simples como Stumble Guys e Subway Surfers rodam liso. O Free Fire rodou bem no ultra. No entanto, no games como Roblox, EA FC, Asphalt 9 e Genshin Impact funcionam no mínimo, mas com leves travamentos. Então, indicamos o A05 apenas para jogatinas casuais. 

Sistema

O sistema é o Android 13, com a One UI Core. A interface Core é voltada para aparelhos de entrada e por isso, alguns recursos foram cortados. Mas as principais funções estão disponíveis, como apps em modo janela ou tela dividida, paleta de cores em aplicativos, atalhos pelos botões de energia, duplicação de apps, etc. 

Galaxy A05 traseira

Câmeras

As câmeras do A05 são simples, mas funcionais. Na traseira, temos sensores de 50 e 2 megapixels. As câmeras traseiras fazem boas imagens em locais bem iluminados, com alta nitidez e muitos detalhes. A noite os resultados caem, mas ainda mantém estão dentro do aceitável. O sensor frontal tem 8 megapixels e a qualidade é menor, servindo para selfies ocasionais em locais com muita luz. O dispositivo filma em Full HD a 60 FPS e a qualidade é razoável, com uma fluidez de vídeo abaixo da média. 

Bateria

A bateria do modelo teve um bom desempenho. Em uso leve e moderado, navegando na internet e conversando pelo WhatsApp, dá pra passar um dia inteiro fora da tomada sem problemas, saindo de casa pela manhã e voltando à noite. Em uso intenso, jogando e vendo vídeos, o tempo foi de 7 horas, resultado muito bom. 

Sensores

No mais, o A05 possui Wi-Fi de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 5.3, USB tipo C, rádio FM e suporta dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

Carregamento

O carregador enviado é bem lento, de apenas 10W. Com ele, é preciso esperar mais de duas horas para abastecer o modelo. Felizmente, há o suporte a carregadores de 25W, para o carregamento mais rápido. 

Sistema

Como dito antes, faltam algumas funções na One UI. Os recursos de tela edge para atalhos e pasta segura para guardar apps e arquivos não estão disponíveis. 

Alto-falante

Além disso, o alto-falante mono do aparelho emite sons pouco encorpados e metalizados, o que pode incomodar algumas pessoas. 

Leitor de digitais

Por fim, por ser mais básico, não há leitor de digitais. A biometria acontece por reconhecimento facial, que costuma falhar em locais escuros ou em posições diferentes. 

Conclusão: 

Mas para concluir, o Galaxy A05 vale a pena? O A05 recebeu vários upgrades se compararmos com o seu antecessor e para quem deseja um aparelho simples para fazer ligações, acessar redes sociais e realizar outras tarefas  mais simples, pode valer a pena devido ao seu preço baixo. Se você precisa de mais, será preciso investir em outros modelos. 

🟡 Compre no Mercado Livre: clique aqui!

⚪️ Compre na Amzn: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre o A05

  • Sistema: Android 13 One UI Core.
  • Dimensões: 168.8 x 78.2 x 8.8 mm.
  • Peso: 195g. 
  • Processador: Helio H85.
  • RAM: 4GB. 
  • Memória Expansível: até 1024GB.
  • Tela: PLS LCD HD+ de 60 Hz. 
  • Câmeras Traseiras: 50 e 2 Mp.
  • Câmera Frontal: 8 Mp. 
  • Gravação: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac.
  • Bluetooth 5.3. 
  • USB: Tipo C.
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo.
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, Wi-Fi direct e hotspot. 
  • Bateria: 5.000 mAh. 
  • Carregador: 10W na caixa. Suporta até 25W. 

Redação EB

Compartilhamos ideias sobre produtos e serviços da forma mais simples pra você! :)

Postagem Anterior Próxima Postagem