Dell Inspiron 15 vale a pena? Análise (Inspiron 15 3000/Intel e Ryzen)

Dell Inspiron 15

A linha Inspiron 15 da Dell é bem extensa e existem vários modelos para diferentes tipos de atividade. Saiba agora quais as diferenças entre as versões e qual vale mais a pena para você!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

🔴 Compre no Fast Shop: clique aqui!

🟠 Compre no Casas Bahia: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

Pontos Positivos

Os notebooks Inspiron são discretos e tem linhas modernas, por isso, temos aparelhos bonitos e com espessura reduzida. O corpo é todo feito em plástico, mas ainda sim, os dispositivos são robustos e ergonômicos. O tamanho e o peso não estão entre os menores do mercado, mas ainda assim, o transporte é fácil em mochilas e malas. As cores disponíveis são preto e cinza. 

Dell Inspiron 15

Mesmo os modelos mais básicos possuem uma tela de 15.6 polegadas com resolução Full HD e FPS de 120 Hz. O painel é do tipo WVA, que é bem melhor que as telas TN disponíveis em vários notebooks vendidos no Brasil. Então, temos uma tela brilhante, com boa quantidade de cores e alto fluidez, o que é excelente. 

Além disso, os dois alto-falantes do aparelho entregam sons equilibrados e que atendem bem a rotina do dia a dia. 

Os notebooks possuem uma quantidade de conexões suficientes para a maioria das pessoas. Por aqui, há o Wi-Fi dual band, Bluetooth 5.0, duas entradas USB 3.2 e outra USB 2.0, uma porta HDMI e um slot para cartão de memória. 

O touchpad é amplo, suave ao toque e permite realizar gestos no sistema, facilitando o uso. Já o teclado tem teclas amplas, com boa profundidade e com ótimas resposta. 

Os notebooks Inspiron 15 contam com processadores Intel de décima primeira ou décima segunda geração. Também existe uma versão com chip AMD Ryzen 5. O modelo mais básico, que possui o Intel i3 e 8GB de RAM, atende bem estudantes ou aquelas pessoas que fazem tarefas bem básicas, como edição de documentos, navegação na internet e consumo de vídeos. Até dá para fazer algumas tarefas mais pesadas, como editar um vídeo rápido, mas este modelo é indicado apenas para atividades simples. Se você já trabalha com planilhas mais pesadas, precisa editar algumas fotos e vídeos de vez em quando ou usa programas específicos para trabalho de escritório, a escolha ideal é o modelo com Intel i5 ou Ryzen 5, que entregam mais consistência para as tarefas do cotidiano. Já se você precisa no notebook mais potente para fazer atividades mais pesadas, as versões com Intel i7 são as mais indicadas. 

Existem modelos com 8GB ou 16GB. Caso você utilize programas pesados ou muitas abas abertas ao mesmo tempo, a versão com 16GB é a ideal. Em ambos, é possível adicionar mais memória RAM com o tempo. 

A maioria das versões não possuem placa de vídeo dedicada, roda apenas jogos simples, como The Sims, LOL e GTA San Andreas. Para rodar jogos mais pesados, é preciso investir em modelos com placa de vídeo dedicada. 

A bateria dos aparelhos possui 41 Wh. A autonomia depende do modelo escolhido, mas no geral, em uso básico de navegação e edição de documentos, o tempo médio de utilização é de 4 horas. Para exibição de vídeos, a autonomia é de 3 horas, marcas dentro da média. 

Já a webcam tem 720p e é funcional, com qualidade suficiente para reuniões em vídeo em locais com uma boa iluminação. O microfone também é satisfatório. 

De sistemas operacionais, estão disponíveis o Windows 11 Home, Windows 11 Pro ou Ubuntu Linux 20. 

Pontos Negativos

O Dell Inspiron 15 não tem nenhuma entrada USB tipo C, o que pode ser um problema para alguns. Também não há porta para internet cabeada. 

Além disso, a saída de ar fica na parte debaixo, impossibilitando o uso na cama ou no colo. 

Mas no fim, vale a pena comprar um notebook Dell Inspiron 15? Os notebooks da fabricante americana são conhecidos por terem uma ótima qualidade e por aqui não é diferente. Os aparelhos possuem uma boa tela, uso confortável e desempenho competente. Existem modelos dos mais básicos aos mais completos, então, a escolha vai depender do seu tipo de uso. 

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

🔴 Compre no Fast Shop: clique aqui!

🟠 Compre no Casas Bahia: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

Mais Sobre o Dell Inspiron 15 
  • Processador: Intel i3, i5, i7 e AMD Ryzen 5. 
  • Sistema operacional: Windows 11. 
  • Placa de vídeo : Intel® Iris® Xe com memória gráfica compartilhada
  • Tela: Full HD de 15.6" (1920 x 1080), 120 Hz, WVA
  • Memória : 16GB ou 8GB DDR4 (2x8GB) 3200MT/s; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM)
  • Armazenamento: SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
  • Cor: preto ou prata.
  • Webcam: HD de 720p.
  • Teclado: Teclado numérico padrão em português
  • Portas: 2 USB 3.2 Type-A de 1ª geração, 1 USB 2.0, 1 Tomada de energia, 1 Conector de headset e 1 HDMI 1.4
  • Dimensões: Altura: 1,69 cm a 2,11 cm // Largura: 35,85 cm // Profundidade: 23,49 cm// Peso: 1,65 kg
  • Alto-falantes: estéreo
  • Bateria principal: Bateria de 3 células e 41Wh (integrada)
Redação EB

Compartilhamos ideias sobre produtos e serviços da forma mais simples pra você! :)

Postagem Anterior Próxima Postagem