Galaxy Tab S9 FE é bom? Vale a pena? Análise/Review

Galaxy Tab S9 FE na mão

O Galaxy Tab S9 FE é o tablet intermediário da Samsung. O objetivo é oferecer um bom hardware por um preço mais em conta, para quem deseja um dispositivo para estudar, trabalhar e usar no dia a dia. Mas será que vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

🔴 Compre no Fast Shop: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

Pontos Positivos

No design não há muitas inovações em relação aos modelos anteriores, mas o aparelho continua bonito e discreto. Na frente, vemos bordas uniformes ao redor da tela, enquanto na traseira, que é feita de metal,  temos o sensor de câmeras e uma área vertical em que é possível acoplar a canetinha. As laterais são achatadas, o que somado ao peso reduzido, fazem com que o manuseio seja muito cômodo. Por aqui, ainda temos o leitor de digitais no botão de energia, uma mão na hora pra desbloquear o dispositivo com rapidez. Existe ainda a proteção IP68 contra água. Em usabilidade, gostamos muito do S9 FE. 

Galaxy Tab S9 FE traseira

Já a tela TFT LCD tem 10.9 polegadas, com resolução Full HD e taxa de atualização de 90 Hz. O display é amplo, muito fluido nas animações e movimentos, tem cores intensas e brilho que também não decepciona. A tela podia ser AMOLED para pretos mais profundos, mas considerando o preço, não há muito o que reclamar. 

O aparelho conta ainda com dois alto-falantes estéreo da AKG, que entregam sons imersivos, intensos e equilibrados. Para consumo de mídia, o S9 FE é excelente. 

O S9 FE é movido pelo chip Exynos 1380 da Samsung e há versões com 6GB ou 8GB de RAM. Testamos a versão de entrada e mesmo assim, ficamos surpreendidos pelo desempenho consistente. Foi possível usar com desenvoltura redes sociais, apps de edição de documentos, ferramentas de controle como Trello e Todoist e aplicativos de edição de fotos e vídeos. A abertura e a troca entre apps também tem uma ótima velocidade e mesmo a versão com 6GB consegue manter pelo menos 5 apps abertos ao mesmo tempo. Em jogos, games mais leves como Roblox e Free Fire rodam com folga com gráficos no alto, enquanto títulos mais pesados como Asphalt 9 e COD rodam bem no médio, assim como . o Genshin Impact funciona no médio. 

Então, para estudar, navegar na internet e até mesmo fazer trabalhos menos complexos, o S9 FE vai se sair muito bem. 

O sistema do aparelho é o Android 13, com One UI 5.1. O software da Samsung para tablets é um dos melhores do mercado, pois conta com as funções de janela flutuante, atalho rápido da caneta para anotações, modo Dex para deixar o sistema parecido com desktop, pasta segura, anotação com a tela apagada e mais. Além disso, o dispositivos vai ser atualizado nos próximos anos. 

Na caixa, a Samsung envia a canetinha S Pen e uma capinha magnética, que é dividida em duas partes. A S Pen é um excelente acessório, pois tem ótima pegada e resposta precisa, funcionando muito bem para fazer anotações rápidas, desenhar e colorir. Já a capinha, que se acopla na lateral e na traseira, protege o aparelho, facilita o transporte e permite colocar o tablet em posições mais confortáveis para usar na mesa. 

É possível ainda utilizar diversos acessórios no modelo, como teclados, mouses, HDs externos e pen drives. Também dá para conectá-lo em monitores externos e muitos mais. 

Enquanto as câmeras são funcionais. Os sensores de 8 Mp e 12 Mp servem bem para videochamadas, escaneamento de documentos e registros casuais. 

A bateria do modelo tem 8.000 mAh e em uso contínuo, assistindo conteúdos, editando documentos e renderizando vídeos, o tempo médio foi de 14 horas, uma marca muito boa. Com pouco uso, dá pra passar até 2 dias longe da tomada. 

No mais, o S9 FE possui Wi-Fi dual band, Bluetooth 5.3, USB tipo C, GPS e há versões com Wi-Fi ou Wi-Fi e 4G. Nas versões 4G, é possível fazer ligações por voz. 

Pontos Negativos

Por ter uma tela do tipo LCD, o brilho não é dos mais intensos, então, em áreas abertas e com incidência de luz solar, pode ser difícil visualizar os conteúdos apresentados na tela. 

Galaxy Tab S9 FE capa

Além disso, o carregador enviado é bastante demorado. É preciso esperar mais de 2 horas para abastecer o modelo. 

Por fim, a capa possui menos posições de uso se comparado ao modelo S6 Lite. 

Mas para concluir, será que o S9 FE vale a pena? O preço do aparelho diminuiu muito nos últimos meses e os valores agora partem de R$ 2.400. Então, pelo que ele oferece, vale muito a pena, pois você está comprando um tablet com bom desempenho, sistema aprimorado e atualizado, capinha e caneta. No entanto, também é bom ficar de olho no S7 FE, que é similar e tem preço menor. 

🔴 Compre no Fast Shop: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

Mais Sobre o S9 FE

  • Sistema: Android 13 Samsung One UI 5.1.
  • Dimensões: 254.3 x 165.8 x 6.5 mm. 
  • Peso: 524g. 
  • Processador: SAMSUNG Exynos 1380. 
  • RAM: 6/8GB. 
  • Memória Expansível: 128GB. 
  • Tela: IPS LCD de 10.9 polegadas. 
  • Resolução: Full HD. 
  • FPS: 90 Hz. 
  • Câmeras Traseira e Frontal: 8 Mp e 12 Mp. 
  • Gravação de vídeo: 4K. 
  • Wi-Fi: Dual Band. 
  • Bluetooth: 5.3. 
  • USB: Tipo C. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo/QZSS.
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, bússola e impressão digital. 
  • Bateria: 8.000 mAh. 

Redação EB

Compartilhamos ideias sobre produtos e serviços da forma mais simples pra você! :)

Postagem Anterior Próxima Postagem