Galaxy A14 4G é bom? Vale a Pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Galaxy A14 4G frente

A Samsung lançou no Brasil, mais uma versão do Galaxy A14. Trata-se da variante 4G. Mas o que muda? Será que vale a pena? Pra quem é indicado? Saiba tudo!

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

A aparência do A14 4G segue as linhas de outros modelos Galaxy. Na frente, temos um notch em formato de gota e bordas em volta da tela. Na traseira, os sensores de câmera estão incorporados na carcaça, que é feita de um plástico texturizado. Dos lados, estão os botões de volume, a gaveta de chips e o botão power, que também tem um rápido leitor de digitais. As laterais chapadas dão uma ótima pegada e é confortável segurar o aparelho, mesmo por longos períodos. 

A tela PLS LCD do modelo possui 6.6 polegadas, com resolução de 1080 x 2408 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. As configurações não surpreendem, mas ainda sim o visor oferece uma boa qualidade para o dia dia, pois tem bons ângulos de visão, cores fortes e brilho dentro da média. 

O Galaxy A14 4G está equipado com o chip Helio G80 da MediaTek, que funciona com 4GB de RAM. Esse hardware permite realizar tarefas simples, como acessar bancos, redes sociais, assistir vídeos no YouTube e Prime Video e utilizar mensageiros. A velocidade para abrir e trocar entre apps não é das maiores, mas ainda sim, a performance é suficiente para um usuário básico. Ademais, jogos leves como Subway Surfers e Stumble Guys rodam bem no smartphone, enquanto os games Free Fire e Roblox também funcionaram de forma satisfatória com gráficos no médio. O Asphalt 9 rodou sem travamentos com gráficos no mínimo, mas o Genshin Impact apresentou travamentos. Então, recomendamos o A14 4G apenas para jogos mais simples. 

Galaxy A14 4G traseira

O dispositivo já sai de fábrica com o Android 13, rodando a One UI 5.0. O sistema é muito completo, contando com ótimos recursos como a duplicação de apps, aplicativos em modo de tela dividida ou janela e mais. Ainda há recursos muito interessantes, como o de tocar duas vezes para ligar ou desligar a tela e de manter a tela ligada enquanto olha pra ela. Além disso, a Samsung deve atualizar o aparelho para o Android 14 no futuro. 

Atrás do modelo, vemos três câmeras, de 50, 5 e 2 megapixels. O sensor principal faz ótimas fotos de dia, com contraste equilibrado, muitos detalhes e poucos ruídos. À noite, a qualidade é menor, mas ainda sim, as imagens registradas contam com uma boa qualidade. Os outros sensores são ultrawide e macro. Ambos fazem fotos com uma qualidade na média, sem tanto destaque e servem para fotos ocasionais. A câmera frontal de 13 megapixels faz ótimas selfies em locais bem iluminados. O aparelho filma em Full HD a 30 FPS sem estabilização.  

Continua depois da publicidade. 

A bateria de 5.000 mAh ficou longe da tomada um dia inteiro em uso moderado, consumindo vídeos, acessando redes sociais e mandando mensagens. Em uso intenso, assistindo vídeos de forma contínua, o tempo médio foi de 8 horas. As marcas são muito boas e dificilmente você ficará sem bateria durante o dia. 

No mais, o A14 4G possui Wi-Fi de 2.4 e 5 Ghz, USB tipo C 2.0, Bluetooth 5.0, 128GB de armazenamento, GPS completo e suporta dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

Assim como na versão 5G, por aqui, temos bordas bem grandes ao redor da tela, o que causa uma certa estranheza. 

Além disso, como dito antes, o desempenho é limitado e por isso, o dispositivo irá servir apenas quem precisa do básico. 

O alto-falante mono, apesar de servir para ouvir músicas e assistir a vídeos, tem qualidade bem abaixo da média. 

Na caixa, não é enviado fone de ouvido e muito menos capinha. E o carregador, que é de apenas 10V, demora mais de 2 horas e 30 minutos para abastecer o modelo. 

Mas para concluir, será que o Galaxy A14 4G vale a pena? O smartphone é básico e é indicado para quem procura por um aparelho barato para realizar as tarefas do dia a dia. No entanto, é preciso prestar atenção no preço, pois o modelo só faz sentido se estiver custando abaixo de R$ 1.000. Se estiver acima disso, vale mais a pena pegar o A14 5G, que é mais rápido e possui outros incrementos. 

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sistema: Android 13 Samsung One UI Core 5. 
  • Dimensões: 167.7 x 78 x 9.1 mm.
  • Peso: 201g. 
  • Processador: Helio G80 MediaTek. 
  • RAM: 4GB. 
  • Memória Máxima: 128GB. 
  • Expansão de memória: até 1024 GB.
  • Tela: PLS LCD de 6.6 polegadas. 
  • Resolução: 1080 x 2408 pixel.
  • FPS: 60 Hz. 
  • Câmeras Traseiras: 50 Mp + 5 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 13 Mp F 2.
  • Gravação de vídeo: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac.
  • Bluetooth: 5.1.
  • USB: Tipo C 2.0.
  • NFC: Não.
  • GPS: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Sensores: acelerômetro, rádio FM, proximidade, bússola e impressão digital.
  • Bateria: 5.000 mAh.  
Postagem Anterior Próxima Postagem