Moto E13 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Moto E13

Tela de 6.5 polegadas, processador T606 da Unisoc, 2 ou 4GB de RAM e bateria de 5.000 mAh. Essas foram algumas das características escolhidas pela Motorola para o seu novo smartphone de entrada. Mas será que vale a pena comprar o Moto E13? Confira os pontos positivos e negativos do aparelho!

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

Apesar de ter algumas mudanças, o design ainda continua bem próximo do que a fabricante tem feito em seus últimos dispositivos de entrada. Na frente, ainda vemos um notch em formato de gota e uma borda maior embaixo do display, enquanto atrás, vemos um módulo quadrado incorporado na carcaça que abriga a câmera e o flash. As laterais do aparelho são quadradas e isso faz com que a pegada seja firme e por lá, vemos a gavetinha de chips e os botões de volume e de energia. No Brasil, o E13 está disponível nas cores grafite, off white e verde.

Moto E13

A tela IPS LCD de 6.5 polegadas possui resolução HD+ e taxa de atualização de 60 Hz. Apesar de não ser um primor de qualidade, o display consegue atender o usuário básico, pois conta com bons ângulos de visão e cores intensas. Nas configurações, você pode ainda escolher um perfil de cor mais natural ou saturado. O brilho poderia ser mais forte, mas dentro dessa faixa de preço, não há muito o que reclamar. 

A Motorola dá muita ênfase ao alto-falante com Dolby Atmos e realmente a certificação faz diferença. Apesar de ser mono, a qualidade do speaker do E13 é boa, com destaque para os graves e médios.  

O E13 está equipado com o conhecido chip T606 da Unisoc e há modelos com 2 ou 4GB de RAM. O processador do aparelho é muito competente e por isso, conseguimos fazer as atividades do dia a dia mesmo na versão com menos memória RAM. Então, é possível utilizar redes sociais, apps de banco, de mensagens ou de entretenimento sem muitos problemas. O E13 com 4GB de RAM tem uma velocidade maior e segura mais apps na memória, mas mesmo o aparelho mais barato consegue fazer o básico. Em jogos, games simples como Subway Surfers e Clash of Clans rodam bem, enquanto games mais pesados como Asphalt, PUBG e FIFA são executados com gráficos no mínimo, mas com travamentos. O Free Fire roda liso com gráficos no mínimo. Então, o E13 é indicado apenas jogos casuais e mais leves. 

Por causa do hardware mais simples, a Motorola optou por adicionar o Android 13 Go, que é mais leve. O sistema nos impressionou positivamente, pois é muito otimizado e rápido. Funções como o modo escuro, modo noturno, navegação por gestos e transmissão de tela estão disponíveis, mas alguns recursos foram deixados de fora. Dos gestos da Motorola, apenas o de ativar a lanterna agitando o aparelho e capturar a tela com três dedos podem ser usados. 

Continua depois do anúncio. 

Ao olhar a traseira, temos a impressão de que há duas câmeras. Mas no módulo estão apenas uma câmera o flash. Apesar de simples, o sensor é funcional e quando há uma iluminação adequada, conseguimos tirar boas fotos, com saturação equilibrada e bons níveis de detalhe. As cores das imagens saem reais e o HDR melhora bastante os resultados. A câmera frontal de 5 Mp não segue essa tendência e serve apenas para registros ocasionais. O aparelho grava em Full HD a 30 FPS. 

A bateria de 5.000 mAh assegura pelo menos um dia inteiro em uso leve e moderado. Então, dá pra sair de casa pela manhã e voltar à noite com carga. Em uso intenso e contínuo, o tempo de tela foi de 6 horas e 40 minutos. Já o tempo de recarga é de 2 horas com o carregador enviado na caixa. 

No mais, o E13 conta com Wi-Fi de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 5.0, USB tipo C, GPS, rádio FM, 32 ou 64GB de armazenamento e suporta dois chips mais um cartão de memória.  

Pontos Negativos

Infelizmente não há leitor de digitais e para fazer o desbloqueio é preciso digitar a senha ou realizar o reconhecimento facial, que não costuma funcionar muito bem em locais com pouca luz. 

Além disso, por rodar um sistema mais simples, algumas funções foram deixadas de fora, como os apps em tela dividida e a sobreposição de apps. Por isso, não recomendamos o aparelho para quem trabalha com aplicativos de entrega ou de transporte, como Uber e 99. 

Além disso, o modelo não deve receber atualizações de sistema.  

Por fim, por ter apenas uma câmera traseira, os resultados em modo retrato possuem um recorte ruim. Ademais, como dito antes, a câmera frontal de 5 megapixels é muito básica e a qualidade fica abaixo da média, mesmo quando a foto é tirada em locais bem iluminados. 

Mas para concluir, será que o Moto E13 vale a pena? O smartphone da Motorola é muito simples e é indicado apenas para quem deseja um celular confiável, com preço baixo e boa bateria. A versão com 4GB é a melhor escolha, pois tem uma performance mais suave. Porém, se você precisa economizar e não utiliza muitos apps no seu aparelho, dá pra usar o E13 de 2GB sem problemas. 

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sistema: Android 13 Go. 
  • Dimensões: 164.19 x 74.95 x 8.47 mm.
  • Peso: 179.5g. 
  • Processador: T606 Unisoc. 
  • RAM: 2/4GB. 
  • Memória: 32/64GB. 
  • Tela: IPS LCD HD+ de 60 Hz. 
  • Câmera Traseira: 13 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp. 
  • Gravação: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooh: 5.0.
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo/LTEPP/SUPL. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade e gesto. 
  • Bateria: 5.000 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem