Galaxy A04e é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Galaxy A04e na mão

Android 12, tela de ampla de 6.5 polegadas, processador G35 da MediaTek e 3 GB de RAM. Essas são algumas características do Galaxy A04e, o smartphone de entrada da Samsung. Mas será que vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

Apesar de seguir a aparência de outros modelos, por aqui, vemos algumas diferenças. Na frente, tudo segue igual, com um notch em formato de gota e uma borda embaixo do display. Na traseira, que é feita de um plástico brilhante com uma pintura fosca, vemos as lentes de câmera e o flash incorporados à carcaça. Nos lados, temos os botões de volume, o de energia e a gavetinha para chips. Por ter laterais arredondadas e feitas em plástico, o aparelho é escorregadio e por isso, o uso de capinhas é indicado. No entanto, o smartphone é leve, tem um boa espessura e não é grande demais, então, a pegada é ótima.  

Galaxy A04e traseira

A tela de 6.5 polegadas possui resolução HD+ e taxa de atualização de 60 Hz. O display é simples, mas tem uma qualidade dentro do esperado. Os ângulos de visão são amplos e as cores são vivas, além da tela ser muito ampla para o consumo de conteúdos. O brilho poderia ser um pouco maior e em locais com muita luz, será preciso elevar o nível ao máximo. Mas no geral, a tela atende bem o usuário que precisa do básico. 

O A04E roda com o processador Helio G35 da MediaTek e a memória RAM é de 3GB. A configuração é suficiente para fazer as tarefas do dia a dia, logo, você conseguirá utilizar redes sociais, apps de banco, ferramentas de estudo ou trabalho, apps entretenimento e mais. Durante a navegação, dá pra notar alguns engasgos por causa do chipset mais simples, mas de forma geral, a velocidade é boa em apps mais leves. Além disso, dá para manter pelo menos quatro aplicativos abertos ao mesmo tempo. 

O Android presente aqui é a versão 12, com a One UI 4.1 Core da Samsung. A interface Core da Samsung foi desenvolvida para aparelhos mais básicos e para ser mais leve, alguns recursos são deixados de fora. As principais funções da One UI estão presentes, como os apps em janela flutuante, tela dividida, toques na tela para bloquear o aparelho, duplicar e esconder aplicativos e mais. Também dá pra utilizar o recurso de sobrepor apps sem problemas. As ausências que notamos aqui foram o do painel edge para atalhos e o recurso de pasta segura, mas de resto, tudo é igual ao de dispositivos mais caros. 

As câmeras do aparelho são de 13 e 2 megapixels. O sensor principal faz boas fotos de dia, com contraste equilibrado, muitos detalhes e cores reais. Em ambientes mais escuros, há uma queda na qualidade e uma presença maior de ruídos, mas tudo normal, considerando o seu preço. A segunda câmera é de profundidade e faz bons recortes em modo retrato.O sensor frontal tem apenas 5 MP e serve para tirar selfies ocasionais em locais bem iluminados. O aparelho fica em Full HD a 30 FPS. 

Continua após a publicidade. 

A bateria de 5.000 mAh segura um dia todo de uso leve ou moderado. Tirando o dispositivo da tomada às 09:00 e conferindo mensagens, vendo vídeos e utilizando o GPS, chegamos até a noite com 20% de carga. Em uso intenso, o tempo de tela foi de 6 horas. O carregador de 10W precisa de duas horas e quarente minutos para abastecer o aparelho. 

No mais, o A04 possui Wi-Fi de 2.4 Gz, Bluetooth 5.0, GPS com A-GPS, USB tipo C, rádio FM e aceita dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

O desempenho no dia a dia é bom, mas em jogos, as limitações do chipset foram muito aparentes. Mesmo em jogos simples como Subway Surfers e Stumble Guys, percebemos alguns lags que atrapalharam na jogatina. Em games mais pesados como Asphalt 9 e Genshin Impact, os travamentos foram ainda mais perceptíveis. Curiosamente, o desempenho do Free Fire foi satisfatório e dá para jogar sem muitos problemas. No entanto, por ter configurações muito simples, não indicamos o A04E para jogos. 

Galaxy A04e em pé.

A falta de um sensor de digitais também é um problema. O reconhecimento facial costuma falhar em alguns momentos e o leitor biométrico seria mais ágil e assertivo. 

A qualidade de som também é muito limitada, com sons pouco potentes e com graves pobres. Para assistir vídeos e ouvir músicas de vez em quando funciona bem, mas para uma qualidade melhor, será necessário comprar um fone de ouvido. 

Por fim, na caixa é enviado apenas o carregador e o aparelho não se conecta a redes de 5 Ghz. 

Mas para concluir, será que o Galaxy A04E vale a pena? O dispositivo é bem básico e é voltado para quem precisa de um aparelho para fazer tarefas simples e tenha uma tela grande e bateria que dura muito tempo. Exatamente por isso, é preciso prestar atenção ao preço, pois o A04E só vale a pena se estiver custando na faixa de R$ 950. 

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sistema: Android 12 Samsung One UI Core 4.1. 
  • Dimensões: 164.2 x 75.9 x 9.1 mm. 
  • Peso: 188g. 
  • Processador: Helio G35 MediaTek. 
  • RAM: 3 GB. 
  • GPU: PowerVR GE8320.
  • Memória: 128 GB. 
  • Expansão: até 1024 GB. 
  • Tela: 6.5 polegadas PLS LCD. 
  • Resolução: HD+ de 720 x 1600 pixel. 
  • FPS: 60 Hz. 
  • Câmeras Traseira: 13 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp. 
  • Gravação de vídeo: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n (2.4 Ghz).
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Sensores: acelerômetro, profundidade e rádio FM. 
  • Bateria: 5.000 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem