Xbox Series S vale a pena? Saiba tudo sobre o console

O Xbox Series S é o console menos caro da nova geração e com ele, a Microsoft mirou aquele público que deseja um novo videogame mas não está disposto a gastar valores exorbitantes. Mas será que ele tem poder de fogo suficiente para rodar os jogos atuais? Vale a pena mesmo comprar? Um ano depois do lançamento, trazemos uma análise completa sobre o aparelho. Confira!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

O design do Series S é o mais sóbrio de toda a geração atual de videogames. O console tem um formato retangular e o seu todo o seu revestimento, exceto a grade circular na parte superior, possui a cor branca. Há saídas de ar nas laterais, em baixo e cima do aparelho e isso faz com que a refrigeração seja excelente e não notamos aquecimentos fora do comum durante o uso. Além disso, este Xbox é extremamente silencioso e o único barulho que ouvimos é o “bip” ao ligar ou desligar o aparelho. 

Outro ponto a se destacar é o tamanho da caixinha. O modelo é muito compacto e leve, algo excelente para quem possui pouco espaço na estante ou para aqueles que costumam transportar o console com frequência. 

Na frente, vemos uma porta USB, um botão que serve para sincronizar o controle e por fim, um botão físico de energia. Já atrás, encontramos mais uma entrada USB 3.0, uma saída HDMI 2.1, uma entrada para internet cabeada, uma entrada proprietária para expansão de memória e claro, uma entrada para o cabo de força. Felizmente a fonte de alimentação é interna, e portanto, para começar a jogar, basta conectar o Series S na tomada. 

O controle do Series S não sofreu muitas alterações se compararmos com os modelos anteriores, mas isso não é uma má notícia. O joystick do Xbox possui uma excelente ergonomia e encaixa muito bem nas mãos, fazendo com que a jogatina seja muito confortável. A textura na parte traseira deixa o manuseio ainda mais seguro e portanto, é possível jogar por horas sem qualquer incômodo. Além disso, os botões, gatilhos e análogicos possuem uma ótima resposta e os direcionais agora estão mais firmes, apesar de estarem também mais barulhentos. Por fim, o controle traz também o botão share, que permite que o usuário faça capturas de tela de forma rápida e descomplicada. 

Embaixo do joystick, encontramos uma porta USB-C para carregamento ou conexão direta com o console, uma entrada P2/P3 para fones de ouvido e uma porta de expansão, que possibilita conectar o headset proprietário do Xbox. O controle ainda é alimentado por pilhas, mas você comprar um kit de bateria à parte. 

A configuração do Series S é excelente pelo seu preço e mesmo atualmente, o seu custo-benefício é imbatível. Por dentro, o console traz um processador AMD Ryzen com arquitetura Zen octa-core, enquanto a GPU é a AMD RDNA 2 com desempenho de 4 teraflops e a memória RAM é de 10GB. O hardware do Series S é similar ao do modelo mais caro, mas alcança resoluções máximas de 1440p Quad HD e 120 FPS. O chip suporta também as tecnologias Raytracing, Auto HDR e sombreamento de taxa variável. 

Simplificando, os gráficos dos jogos de nova geração são excelentes, com texturas realistas, movimentos naturais, muitos detalhes e taxas de quadro constantes. É claro que a qualidade gráfica vai depender da otimização que é feita pelas desenvolvedoras, mas no geral, os jogos são executados muito bem por este Xbox. 

Games adaptados como Forza Horizon 5, FIFA, Fortnite, Assassins Creed Valhalla e The Medium apresentam ótimos gráficos no console e por causa do SSD, as telas de carregamento são muito menores do que os da geração anterior. Por isso, jogadores casuais e até mesmo aqueles que são um pouco mais exigentes nos gráficos, vão se surpreender com o console. Porém, caso você queira rodar com 4K nativo e gráficos na maior qualidade possível, será preciso optar pelo aparelho mais caro. 

O sistema do Series S é praticamente o mesmo do Xbox One. Os itens são dispostos em blocos e o usuário pode navegar pelas categorias subindo ou descendo pela interface. Um recurso novo que é bastante interessante é o Quick Resume. Com ele, dá pra manter até três jogos na memória e o usuário pode trocar entre eles rapidamente. 

O Xbox não se destaca nos exclusivos, mas nos serviços, o console da Microsoft surpreende.  Assinando o Xbox Game Pass, o usuário tem acesso a inúmeros jogos, que podem ser baixados a qualquer momento no console. O plano mais caro do serviço permite ainda baixar os jogos do EA Play, além incluir a assinatura Xbox Live Gold para jogar online. Ou seja, pagando cerca de R$ 45 por mês, o jogador terá acesso a inúmeros jogos logo após tirar o videogame da caixa. 

A lista de jogos que podem ser executados no Series S também é grande, pois há a retrocompatibilidade com os games do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One. 

Pontos Negativos

O principal ponto negativo do Series S é o seu espaço de armazenamento. Os jogos atuais são bastante grandes e por isso, os 365GB livres podem ser preenchidos rapidamente caso você baixe vários jogos. Até dá pra usar um HD externo para liberar espaço, mas apenas jogos da velha geração podem ser movidos. Existe um cartão de expansão proprietário do Xbox, mas o acessório é muito caro e difícil de encontrar. 

O problema de memória poderia ser resolvido com jogos físicos, mas infelizmente, não há um leitor de discos do aparelho. 

A questão das pilhas no controle é polêmica, mas é um ponto a ser ressaltado. Muitas pessoas não gostam de utilizar pilhas e isso resultará em mais um gasto para o jogador, que terá que comprar um kit de baterias. O cabo USB para conectar o controle no console também não vem na caixa. 

Por fim, com os jogos ficando cada dia mais complexos, a memória RAM de 10GB pode ser um gargalo no futuro. 

Mas pra concluir, será que o Xbox Series S vale a pena? Sem dúvida, o console é o melhor custo-benefício da geração, pois por um preço mais baixo, o aparelho entrega ótimos gráficos, alta velocidade e recursos parecidos com o Series X. É claro que existem limitações, mas para quem é jogador casual ou não necessita de gráficos superiores, o Series S é uma ótima escolha. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Desenvolvedor: Microsoft. 
  • Sistema operacional: Windows 10 modificado. 
  • Serviços: Xbox Live, Gamepass e mais. 
  • Saída: HDMI 2.1
  • CPU: AMD Zen 2 de 8 núcleos (3.8GHz)
  • GPU: AMD RDNA 2 (1.565GHz/4 TFLOPS)
  • RAM: 10GB GDDR6
  • Performance: 1440p @60FPS (120 FPS)
  • Armazenamento: 512GB PCIe SSD NVME

Postagem Anterior Próxima Postagem