Lenovo Ideapad 3 Ryzen 5 5500u é bom? Vale a pena? Análise/Review

A Lenovo oferta diversos modelos de notebooks no Brasil e os aparelhos da linha Ideapad 3 rodam com os processadores Ryzen da AMD. O modelo que possui o Ryzen 5 5500U é o mais básico e busca atender o usuário que precisa trabalhar e estudar. Mas será que vale a pena mesmo comprar? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

No design a Lenovo não quis inventar a roda e apostou no que já vinha dando certo em outras linhas. O notebook, que tem um corpo feito de plástico, é bonito, discreto e simples, além de ter um peso reduzido. Portanto, mesmo tendo um tamanho grande, o Ideapad 3 ainda possui uma boa portabilidade. 

O famoso teclado da Lenovo também está presente por aqui. As teclas, que são grandes e amplas, conseguem fornecer uma experiência de digitação confortável e o teclado numérico na direita é excelente para quem utiliza planilhas. O touchpad possui um tamanho adequado, tem toque suave e responde aos comandos com rapidez, além de dar suporte aos gestos do sistema. 

A quantidade de conexões é um dos destaques do notebook. O Ideapad 3 possui uma entrada USB-C, porta que ficou ausente nos modelos com Intel, uma entrada USB 3.2 e outra 2.0, um conector P2, uma entrada HDMI e um leitor de cartões SD. 

A tela de 15.6 polegadas do Ideapad 3 é do tipo TN e possui resolução Full HD de 1920x1080 pixels. Os painéis do tipo TN distorcem as cores em alguns ângulos de visão, mas no uso geral, a tela consegue atender a maioria dos usuários de forma confortável. Por isso, dá pra trabalhar, estudar e consumir conteúdos sem maiores problemas. Além disso, o filtro antirreflexo ajuda bastante na visualização em locais com muita luz. 

Já a qualidade sonora está dentro da média. Os alto-falantes estéreo emitem sons equilibrados e a performance é suficiente para ouvir músicas e assistir a vídeos no dia a dia. 

Por dentro, o Ideapad 3 possui o chip AMD Ryzen 5 5500U que funciona com 8GB ou 12GB de RAM. Para quem não está familiarizado, essa é a linha de processadores intermediários da AMD, que concorre diretamente com os Core i5 da Intel. Em testes de benchmark, o chip da AMD teve uma pontuação maior que a do Intel Core i5 de décima geração, o que é uma boa notícia. Na prática, o notebook entregou um ótimo desempenho nas tarefas do cotidiano e por isso, dá pra navegar na internet com várias abas abertas, assistir a vídeos, participar de reuniões online e editar documentos leves e pesados no Word e Excel sem travamentos. A memória RAM e o SSD fornecem uma performance sólida e a abertura e a troca entre programas é muito rápida. Até mesmo apps mais pesados como Photoshop, Autocad e alguns editores de vídeo funcionam bem, mas como o hardware é limitado, não é recomendado utilizar o dispositivo para trabalhos complexos. 

A placa de vídeo integrada AMD Radeon também entrega bons resultados. Games como The Sims 4, Asphalt, LOL e CS GO rodam liso a 90 FPS. Jogos mais pesados sofrem para rodar, mas títulos mais casuais funcionam de forma satisfatória. 

Continua depois da publicidade. 

A bateria de 35 Wh dá ao aparelho uma autonomia média de 5 horas para navegação e edição de documentos quando o brilho da tela está em 70%. Para o consumo de vídeos, o tempo é de 4 horas. Por fim, é preciso esperar aproximadamente uma hora e trinta minutos para que a bateria seja completamente recarregada. 

A webcam do notebook é básica e possui uma resolução HD de 720p. A qualidade não é espetacular, mas é ok para reuniões em vídeo.  

Ademais, o Ideapad 3 possui suporte a redes Wi-Fi de 2.4 ou 5 Ghz, Bluetooth 5.0 e é possível fazer upgrade de RAM substituindo o pente do segundo slot. O aparelho também está disponível em versões com Linux, Windows 10 ou Windows 11. 

Pontos Negativos

Como dito anteriormente, a tela, apesar de ter uma boa qualidade, possui ângulos de visão limitados. Portanto, se você necessita de uma alta precisão de cores, será preciso conectar o notebook a um monitor externo ou optar por outros modelos. 

Além disso, a saída de som e de ar ficam voltadas para a parte de baixo e são facilmente tapadas. 

Mas pra concluir, será que o Lenovo Ideapad 3 com Ryzen 5 vale a pena? O notebook é uma excelente escolha para quem busca um modelo para uso geral, pois seu desempenho é sólido para o dia a dia, a sua bateria conta com uma boa autonomia e a sua tela oferece um ótimo nível de detalhes. Portanto, o aparelho é uma das melhores opções da sua faixa de preço. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Processador: AMD Ryzen™ 5 5500U (3MB Cache L2 / 8MB Cache L3, 2.10 GHz).
  • Sistema Operacional: Windows 11 Home, Linux ou Windows 10 Home. 
  • Tela: 15.6" FHD (1920x1080) TN 250nits Antirreflexo.
  • Memória: 8 GB (4 GB Soldado DDR4 3200MHz + 4 GB SO-DIMM DDR4) 3200MHz.
  • Armazenamento: 256 GB SSD M.2 2242 PCIe NVMe.
  • Alto falante: Stereo, Dolby® Audio.
  • Carregador: 65W Bivolt.
  • Placa de Vídeo: AMD Radeon™ Graphics integrada
  • Portas: 1xConector de energia, 1xLeitor de cartões, 1xUSB 3.2 Gen 1, 1xUSB-C 3.2 Gen 1, 1xHDMI 1.4b, 1xCombo jack Microfone/Headset (3.5mm) 1xUSB 2.0.
  • Bateria: 2 células 38 Wh
  • Câmera: 720p HD com porta de privacidade
  • Conectividade: Liteon QCA6174A 11AC (2x2) & Bluetooth® 5.0

Postagem Anterior Próxima Postagem