Nokia C01 Plus é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Está cada dia mais difícil encontrar smartphones de baixo custo no Brasil. Porém, a Nokia felizmente segue apostando nesse segmento. O Nokia C01 Plus desembarcou por aqui com tela HD de 5.45 polegadas, processador Unisoc, 1 GB de RAM, 32GB de armazenamento e bateria de 3.000 mAh. Mas será que ele aguenta fazer as atividades do dia a dia? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Por se tratar de um modelo de entrada, o design e a construção do C01 Plus é bastante simples. O modelo possui laterais e traseira em plástico, com uma textura fosca que disfarça marcas de dedo. Na frente, não há recortes e ao invés disso, vemos bordas ao redor do display. Apesar da simplicidade, o modelo tem uma construção robusta, que passa a sensação de resistência. Dos lados, há apenas os botões de volume e de energia. Por isso, para adicionar o chip, é preciso retirar a tampa. E sim, a bateria também é removível. Ademais, o modelo, possui uma boa pegada pois é bastante compacto.  

O C01 Plus possui uma tela IPS LCD de 5.45 polegadas, com resolução HD de 720 x 1440 pixels. Como deu pra perceber, o display do dispositivo é muito básico, mas isso não quer dizer que ele seja ruim. O brilho é decente, a quantidade de cores é adequada e os ângulos de visão são bons e por isso, os usuários pouco exigentes conseguirão consumir conteúdos e fazer as atividades do dia a dia sem problemas. Porém, como a tela é muito reflexiva, a leitura sob a luz solar forte pode ser incômoda. 

Por dentro, o C01 Plus conta com o processador Unisoc SC9863A e 1GB de RAM. Essa configuração já é bastante conhecida por quem acompanha o mercado de entrada, já que esse processador equipa vários aparelhos similares. Com isso, o C01 Plus é indicado para atividades muito simples, como rolar redes sociais, assistir vídeos no YouTube e TikTok, acompanhar séries no Netflix, responder mensagens, acessar bancos e mais. Por ter um hardware modesto, sempre é indicado usar apps em versão lite, como o Google Go, Instagram Lite, Twitter Lite e Uber Lite. Porém, os apps comuns rodam, mas alguns deles podem causar lentidão por falta de otimização. Além disso, a pouca memória RAM impossibilita usar várias aplicações ao mesmo tempo. Em jogos, somente jogos extremamente leves como Hill Climb Racing e Jetpack Joy Ride rodam de forma satisfatória. Infelizmente, o Free Fire trava em alguns momentos, o que atrapalha a jogatina. Portanto, indicamos o aparelho para quem faz atividades bem simples.

O sistema do Plus é o Android 11 versão GO. O software, que é otimizado para smartphones básicos, é bastante leve e fácil de usar, mas conta com a maioria das funções da versão completa. Além disso, os 32GB de armazenamento é suficiente para quem só mantém os apps essenciais instalados. 

Tanto a câmera traseira quanto a frontal possuem 5 megapixels. O sensor principal faz fotos com qualidade razoável em condições de luz adequada. Não dá pra esperar muito detalhes e alta precisão de cores, mas de forma geral, a câmera funciona bem em registro diurnos Já a câmera frontal é mais limitada e a qualidade é baixa, servindo para selfies ocasionais. O aparelho grava em 720p a 30 FPS. 

Mas o desempenho da bateria? O tanque de 3.000 mAh pode parecer pequeno, mas como a tela e o processador são simples, a autonomia é boa e o aparelho consegue ficar um dia longe da tomada em uso moderado. Em uso intenso com brilho de tela no máximo, o tempo médio é de 8 horas. 

O C01 Plus conta ainda com Bluetooth 4.2, Wi-Fi b/g/n, rádio FM e a capinha já vem na caixa.

Pontos Negativos

O smartphone da Nokia conta com apenas um alto-falante, que fica na parte de trás. Além de não ser uma posição boa, já que ao manusear o aparelho a saída é tapada, os sons emitidos são pouco equilibrados, com médios e graves quase ausentes.  Porém, os speakers possuem uma boa altura e para assistir a vídeos no dia a dia serve bem. Já o fone enviado possui qualidade razoável. 

Outro ponto a ser mencionado é a ineficiência no multitarefas. O Nokia C2, versão anterior, teve uma velocidade maior ao abrir e trocar de apps, mesmo com configuração similar. Talvez uma atualização melhore isso no futuro. 

Além disso, notamos que o aparelho aquece mesmo em atividades simples. 

Por fim, o tempo de carregamento é alto. É preciso esperar duas horas para que o carregador leve o dispositivo de 0 a 100%. 

Pra concluir, será que o Nokia C01 Plus vale a pena? O aparelho da fabricante finlandesa tem um público alvo bem definido e não dá pra fugir disso. Aqueles que respondem mensagens, assistem vídeos e utilizam apps simples, conseguirão usar o C01 Plus sem problemas. Mas para quem deseja mais que isso, será preciso investir um pouco mais em dispositivos mais potentes. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11 (Go Edition). 
  • Dimensões: 148 x 71.8 x 9.3 mm. 
  • Peso: 157 gramas. 
  • Processador: Unisoc SC9863A. 
  • Memória RAM: 1 GB. 
  • Memória Máxima: 16 GB. 
  • Tela: IPS LCD de 5.45. 
  • Resolução: 720 x 1440 pixel. 
  • Câmera traseira: 5 Mp. 
  • Câmera frontal: 5 Mp. 
  • Gravação de vieo: HD 720p. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 4.2. 
  • USB: Micro USB 2.0. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Sensores: Acelerômetro e proximidade.
  • Rádio FM: Sim. 
  • Bateria: 3000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem