Moto E40 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

A linha Moto E da Motorola sempre focou em aparelhos de entrada, com configurações mais modestas. Porém, a fabricante surpreendeu a todos ao lançar o Moto E40, smartphone que possui uma tela de 90 Hz, grande bateria e processador octacore. Mas será que o E40 vale a pena? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

O design do E40 é simples e direto ao ponto, porém, bastante bonito. Na frente, vemos um furinho que abriga a câmera e uma borda um pouco maior mais abaixo. Já na traseira, vemos o módulo de câmeras e o leitor biométrico, que a propósito possui uma boa velocidade. O acabamento traseiro é feito de plástico texturizado, o que além de dar um visual diferente ao dispositivo, também evita marcas de dedo. O modelo, apesar de grande, possui uma boa pegada e o uso é confortável. *Cores disponíveis: Rosê e grafite. 

A tela de 6.5 polegadas do aparelho é do tipo IPS LCD e possui resolução HD+ de 720 x 1660 pixels. O display tem especificações que viraram padrão em aparelhos com esse preço, contudo, por aqui temos uma tela com uma boa qualidade, com ângulos de visão adequados e quantidade de cores dentro do esperado. O grande destaque é a taxa de atualização, que é de 90 Hz. As transições e animações mostradas são muito fluidas, o que contribui bastante para a usabilidade. Também é possível desativar o modo de 90 Hz para economizar bateria. 

O E40 está equipado com o processador T700 da Unisoc, aliado a 4GB de RAM. Esse conjunto dá um desempenho consciente ao modelo, e por isso, é possível realizar as tarefas do dia a dia com folga. Apps de redes sociais, consumo de vídeos e ferramentas de trabalho funcionam bem e a velocidade de abertura de aplicativos é rápida na maioria das vezes. Além disso, os 4GB de RAM dão conta de manter vários apps abertos ao mesmo tempo. Em jogos, games leves Sonic Rush rodam sem dificuldade, enquanto games mais complexos como Asphalt e COD são executados com gráficos no mínimo. O FreeFire rodou liso com gráficos no médio. 

O fato de o sistema ser puro e não contar com modificações, contribui diretamente para a rapidez ao executar tarefas. O Android 11 do aparelho é simples e fácil de usar e também possui recursos úteis como o modo escuro, navegação por gestos, o movimento para ligar a lanterna e o recurso “Moto Tela”, que ativa o display ao levantar o dispositivo. 

Atrás, vemos três câmeras, de 48, 2 e 2 megapixels. A câmera principal tira boas fotos no cotidiano e as imagens saem nítidas, detalhadas e possuem cores reais. À noite, a qualidade costuma cair, mas o modo Night Vision ajuda a melhorar as imagens. Os outros sensores são de profundidade e macro e eles cumprem bem o seu trabalho na maioria das vezes. A câmera frontal é de 8 megapixels e registra boas selfies de dia, porém, peca na qualidade em locais mais escuros. O dispositivo filma em Full HD a 30 FPS sem estabilização. 

A bateria de 5.000 mAh também é um dos pontos que chamam a atenção. Em uso moderado, consultando mensagens e redes sociais algumas vezes ao dia, dá pra ficar até um dia e meio longe da tomada. Em uso intenso, a duração média é de 12 horas. 

No fim, o E40 possui Bluetooth 5.0, USB tipo C, GPS completo, Wi-Fi BGN com suporte a redes de 2.4 Ghz e reconhecimento facial. 

Pontos Negativos

Assim como em outros aparelhos similares, o áudio do E40 é apenas mono. O alto-falante, apesar de ter um bom volume, possui frequências pouco equilibradas, com graves pouco aparentes. Felizmente os fones de ouvido tem uma qualidade aceitável.

 

Outro ponto a se mencionar é que a Motorola não costuma atualizar o sistema de seus aparelhos de entrada. Portanto, não espere receber o Android 12 no E40. 

Além disso, o dispositivo não conta com uma lente ultra-wide. 

Por fim, o E40 atualmente está com o preço maior que o Moto G20, que tem câmeras melhores, já vem com capinha na caixa e tem o suporte ao Wi-Fi de 5 GHz. 

Pra concluir, será que o Moto E40 vale a pena? O smartphone da Motorola possui especificações interessantes e deve atender a maioria das pessoas que procuram por um aparelho bom que não custa tão caro. Porém, o modelo foi lançado com preço elevado pelo que oferece e atualmente, o seu valor está maior que o do G20, que ganha em alguns aspectos. Portanto, o E40 vale a pena se estiver com preço menor que o G20. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11. 
  • Dimensões: 165.1 x 75.7 x 9.1 mm. 
  • Peso: 198g. 
  • Processador: T700 Unisoc. 
  • RAM: 4GB. 
  • Tela: 6.5 polegadas. 
  • Resolução: 720 x 1600 pixel. 
  • FPS: 90 Hz. 
  • Câmeras Traseiras: 48 Mp + 2 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 8 Mp. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 5.0.
  • USB: Tipo C. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo/LTEPP/SUPL. 
  • Sensores: Acelerômetro e proximidade. 
  • Bateria: 5000 mAh.

Postagem Anterior Próxima Postagem