Samsung Galaxy A03S é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica


O Galaxy A03S é a mais nova opção de smartphone de entrada da Samsung. O aparelho desembarcou no Brasil com especificações que chamam a atenção, são elas: bateria de 5.000 mAh, processador octa-core, 4GB de RAM e conjunto triplo de câmeras. Mas será que vale a pena mesmo comprar? Saiba tudo! 


Pontos Positivos

O design do A03S não foge muito do que já estamos acostumados a ver nesta linha e portanto, o aparelho é muito parecido com os modelos lançados anteriormente pela Samsung. Na frente, vemos um notch em formato de gota, pequenas bordas nas laterais e uma queixo mais abaixo, enquanto atrás, há apenas o módulo de câmeras. Tanto as laterais quanto a traseira são feitas em plástico, mas a tampa possui um aspecto radial, que apesar de deixar marcas de dedo, faz com que o visual do dispositivo seja bem bonito. Além disso, este Galaxy, mesmo sendo grande, é leve, conta com uma ótima pegada e possui uma usabilidade confortável. 


A tela de 6.5 polegadas do A03S é do tipo TFT LCD e possui resolução HD+ de 720 x 1600 pixels, com 270 ppi de densidade. Apesar das especificações não serem grandiosas, o display do aparelho é bom e apresenta nível de brilho satisfatório, cores fortes e  bons ângulos de visão. Portanto, consumir conteúdos ou fazer qualquer outra atividade no dispositivo não será um problema. 

O Galaxy A03S é movido pelo processador MediaTek Helio P35 Octa-Core, aliado a 4GB de RAM. Esse chipset, que já é bastante conhecido pelo mercado brasileiro, é básico, mas oferece desempenho suficiente para fazer as tarefas do dia a dia. Por isso, apps de redes sociais, de streaming de vídeos, de produtividade ou de trabalho funcionam bem e, portanto, grande parte dos usuários conseguirão realizar as suas atividades cotidianas. Porém, por causa da configuração limitada e da falta de otimização, é comum perceber pequenos engasgos e uma certa demora na abertura e na troca entre aplicativos, o que pode incomodar usuários mais exigentes. Esperamos que atualizações resolvam esse problema. O desempenho em jogos está dentro do esperado. Títulos leves como Minion Rush rodam sem travamentos, enquanto games mais complexos como Asphalt 9 e Roblox precisam ser executados com gráficos no mínimo. O Free Fire rodou liso com gráficos no médio. 

O aparelho sai de fábrica com o Android 11, rodando a interface One UI 3.1. O sistema da coreana é um dos melhores do mercado e conta com diversos recursos interessantes. É possível duplicar apps, ativar o modo escuro e de proteção ocular, utilizar duas aplicações ao mesmo tempo dividindo a tela ou usando recurso de janela flutuante e mais. Além disso, dos 64GB de armazenamento, 53 estão disponíveis para o usuário. 

As câmeras traseiras do A03S são de 13, 2 e 2 megapixels. O sensor principal registra fotos nítidas e com uma boa quantidade de cores, até mesmo em locais com pouca luz. As câmeras macro e de profundidade possuem 2 megapixels e servem para registros ocasionais, pois conseguem captar fotos bem simples e com poucos detalhes. A câmera frontal de 5 megapixels também é básica e para que as fotos saiam aceitáveis, é preciso ter uma luminosidade adequada no ambiente. O aparelho grava ainda em Full HD a 30 FPS sem estabilização. 


Assim como o A02S, por aqui temos uma grande bateria de 5.000 mAh. Em uso moderado, dá pra ficar um dia e meio longe da tomada sem problemas. Já para uso intenso, a duração média é de 6 a 7 horas de uso. 

No mais, o A03S conta Bluetooth 5.0, Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 Ghz, USB-C e GPS completo. 

Pontos Negativos

Nas laterais, além da gavetinha híbrida para chips e os botões de volume, encontramos o leitor de digitais que fica no botão de energia. No geral, o sensor funciona bem, mas como não há uma textura diferente em relação à carcaça, é fácil colocar o dedo no local errado, o que dificulta demais o uso. 


O smartphone possui um sistema áudio mono, que é bastante limitado. Você conseguirá ouvir músicas e podcasts sem problemas, mas os sons emitidos são pouco estridentes e tendem para o agudo. Além disso, não há fones de ouvido na caixa. 

Apesar da grande bateria, a Samsung envia apenas um carregador de 5 watts e por isso, é preciso três horas para que o aparelho seja recarregado. Felizmente há o suporte ao carregamento rápido e você pode comprar um carregador mais potente à parte. 

Por fim, conforme mencionado anteriormente, a One UI poderia ter uma otimização melhor, pois assim consumiria menos recursos do aparelho. 

Pra concluir, será que o Galaxy A03s vale a pena? O smartphone de entrada da Samsung é mais uma boa opção para quem utiliza redes sociais, consome conteúdos, navega na internet e precisa de uma longa autonomia de bateria. Ou seja, quem faz uso básico será muito bem atendido. Porém, a concorrência é grande nessa faixa de preço e modelos como o G9 Play e o E7 Plus oferecem desempenho e câmeras melhores e por isso, a esoclha vai depender da sua necessidade. 


Mais Sobre
  • Sistema: Android 11 Samsung One UI 3.0. 
  • Dimensões: 164.2 x 75.9 x 9.1 mm. 
  • Peso: 196 gramas. 
  • Processador: Helio P35 MediaTek MT6765. 
  • Memória RAM: 3GB. 
  • Memória máxima: 32GB. 
  • Tela: TFT LCD de 6.5 polegadas. 
  • Densidade de pixels: 270 PPI. 
  • Câmeras Traseiras: 13 Mp + 2 Mp + 2 Mp. 
  • Câmeras Frontal: 5 Mp F 2.2. 
  • Gravação de Vídeo: Full HD de 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo. 
  • Sensores: Acelerômetro, proximidade e impressão digital. 
  • Bateria: 5000 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem