iPad Pro 12.9 com Apple M1 é bom? Vale a pena? Análise/Ficha Técnica

Não é novidade que os processadores M1 da Apple estão revolucionando o mercado. Depois de lançar esse chip em seus Macbooks e iMacs, a gigante de Cupertino apresentou o iPad Pro 12.9, tablet que tem configurações potentes e que é voltado para o uso profissional. Mas o que é possível fazer com tanto poder de processamento em um iPad? Será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

🛒Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Esteticamente, o Pro é bastante similar às versões anteriores e por isso, o dispositivo continua chamando a atenção pelo seu belo design e pelo seu excelente acabamento de alumínio. A espessura e o peso reduzidos também impressionam e isso facilita demais a vida de quem precisa levar o aparelho em mochilas ou malas. Na frente, vemos um display que ocupa boa parte da área frontal e que conta com pequenas bordas nas laterais, enquanto atrás, há somente o módulo de câmeras. Dos lados, encontramos os botões de energia, de volume e a entrada para chips de operadora. Embaixo, estão as saídas de som e a entrada USB-C. Sim, o Lightnin foi aposentado oficialmente nesta linha. 

A tela deste iPad é do tipo Liquid Retina IPS LCD e possui 12.9 polegadas, com resolução de 2048 x 2732 pixels. A taxa de atualização é de 120 Hz. Como era de se esperar, o display do modelo apresenta uma ótima qualidade. Apesar de ser do tipo IPS LCD, o tela deste iPad conta com a tecnologia Mini-LED, o que faz com que o brilho seja intenso. A quantidade de cores e os tons de preto também são destaques e portanto, quem deseja estudar, consumir conteúdos ou trabalhar, será muito bem atendido. 

Além disso, o iPad Pro conta com quatro alto-falantes, que oferecem uma ótima qualidade sonora. As frequências são equilibradas e os sons emitidos são nítidos e o sistema de áudio do dispositivo é um dos melhores disponíveis em tablets atualmente. 

Mas a grande estrela por aqui é o processador Apple M1, que funciona com 8GB de RAM. Os iPads com chip da série A já entregavam um excelente desempenho, mas o novo processador conseguiu ir além e fornece uma performance 40% melhor. Pra resumir, o iPad PRO de 2021 consegue fazer praticamente qualquer coisa, desde rodar apps do cotidiano como Word, Excel e Slack a executar apps pesados de edição de fotos, vídeos ou ilustrações, como LumaFision, Splice, Adobe Premiere Rush, Affinity Design, Sketchbook ou Photoshop Express. A abertura e a troca entre aplicações é quase instantânea e a renderização de projetos também é muito rápida. Para quem já está acostumado a trabalhar ou estudar no  sistema do iPad, o modelo mais atual é uma excelente opção.

Em jogos, o desempenho também é excelente e títulos pesados funcionam com gráficos em configurações altas sem nenhum problema. 

O Pro roda o iPadOS 15, versão mais atual do sistema da Apple. O software está evoluindo bastante com o passar dos anos e hoje já existem diversas funções que aumentam a produtividade do usuário. É possível dividir a tela em dois programas, deixar um app em janela flutuante, trocar rapidamente as abas do safari e mais. Além disso, dá para conectar acessórios como teclados, mouses, pendrives e mais, o que expande muito as possibilidades.  

A tela LCD, a otimização do sistema e o tamanho grande de bateria contribuem para uma ótima autonomia. O tanque de 10.758 mAh consegue ficar ligado por 11 horas e 30 minutos em uso contínuo, uma marca excelente. Em uso moderado, o aparelho segura carga por 16 horas. Felizmente há uma carregador de 20 watts na caixa, que leva o tablet de 0 a 100% de bateria em 2 horas e 30 minutos. 

O Pro conta com duas câmeras traseiras, de 12 e 10 megapixels. Os sensores são mais que suficientes para tirar boas fotos no dia a dia, sendo possível também gravar vídeos em 4K. Já a câmera frontal, possui 12 megapixels e fornece uma boa qualidade para fotos e fazer reuniões por vídeo.

No mais, o tablet conta Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, GPS e há versões com e sem entrada para chips de operadoras. 

Pontos Negativos

O iPadOS está evoluindo com o tempo, mas o sistema ainda possui muitas limitações. Vários programas profissionais ainda continuam exclusivos das plataformas desktop e o aparelho acaba não atendendo algumas pessoas. Ilustradores, editores de vídeo e fotos e escritores, podem se adaptar facilmente ao sistema, principalmente por causa da Apple Pencil, mas o tablet não é pra todo mundo. 

Assim como nos iPhones, o sistema biométrico do iPad Pro é o Face ID, que funciona bem na maioria das vezes. Porém, o Touch ID, que já está presente em outros modelos de iPads, também seria muito bem vindo por aqui, por causa da sua praticidade. 

Por último, além do alto preço do dispositivo, os seus acessórios também possuem são bem caros. A Apple Pencil por exemplo custa mais de R$ 1 mil, então prepare o bolso. 

Mas no fim, será que o iPad Pro 12.9 de 2021 vale a pena? Sem dúvida, este iPad é o tablet mais poderoso do mercado e o aparelho conta com vários pontos positivos. Porém, por causa do seu preço elevado, o dispositivo acaba sendo voltado para um público específico. Se as ferramentas que você usa já estão disponíveis para o iPadOS, o Pro 2021 pode ser um excelente aparelho pra você. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Imagens: Daniel Romero, Jeremy Bezanger, Ernest Ojeh, Algodão em Unsplash. 

Mais Sobre

  • Sistema: iPadOS 14. 
  • Dimensões: 280.6 x 214.9 x 6.4 mm. 
  • Peso: 684 gramas. 
  • Processador: Apple M1. 
  • GPS: Apple GPU (8-core graphics). 
  • Memória RAM: 8GB. 
  • Tela: Liquid Retina IPS LCD 12.9. 
  • Resolução: 2048 x 2732 pixel. 
  • Densidade de pixels: 265 ppi. 
  • FPS: 120 Hz. 
  • Câmera Traseira: 12 Mp + 10 Mp. 
  • Câmera Frontal: 12 Mp F 2.4. 
  • Gravação: 4K (2160p). 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac/6. 
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/QZSS. 
  • Sensores: Acelerômetro, giroscópio, bússola, barômetro e microfone com redução de ruído. 
  • Bateria: 10.758 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem