TCL 20SE é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica Completa


A fim de aumentar a sua participação no mercado de intermediários no Brasil, a TCL lançou em 2021 o TCL 20 SE. O aparelho sai com tela de 6.82 polegadas, Snapdragon 460, quatro câmeras traseiras e bateria de 5.000 mAh. Mas será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

O design do 20 SE é bastante similar ao de outros aparelhos nessa faixa de preço, mas ainda sim, o modelo é bonito e discreto. Na frente, há um notch em formato de gota na parte superior e uma borda mais abaixo, enquanto atrás, vemos o módulo de câmeras e uma superfície de plástico brilhante, que traz elegância ao dispositivo. Nas laterais, há os botões power, de volume, do Google Assistente e a gavetinha para chips. 

A tela do SE possui 6.82 polegadas, com resolução HD de 720 x 1640 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Apesar da resolução não ser das melhores, o display do aparelho consegue oferecer brilho forte, amplos ângulos de visão e cores vívidas. A função NXTVision, que controla a nitidez e o contraste automaticamente, contribui bastante para uma boa experiência com o visor. 

O intermediário da TCL funciona com o processador Snapdragon 460 e 4GB de RAM. Essa configuração consegue fazer tarefas simples sem dificuldade e com o aparelho é possível navegar por redes sociais, assistir vídeos, ouvir músicas, realizar videochamadas e utilizar diversos outros apps. Porém, o chip é limitado e por vezes é possível notar pequenos engasgos na transição ou na abertura de apps. Em jogos, títulos simples como Crossy Road, Free Fire e Altos Adventure rodam bem, mas games pesados como Asphalt 9 e Modern Combat precisam ser executados com gráficos no baixo. 

O sistema do 20 SE é o Android 11, com interface TCL UI. O software tem uma aparência simples e fácil de usar, mas conta recursos úteis, como o gravador nativo de tela, modo de uso com uma mão, modo economia de dados e gerenciador de arquivos completo. O espaço de armazenamento é de 128GB, suficiente para baixar inúmeros apps e arquivos. 

Atrás do dispositivos, encontramos um conjunto quádruplo de câmeras, de 48, 5, 2 e 2 megapixels. O sensor principal de 48 megapixels registra boas fotos e as imagens saem com nível de detalhes adequado e cores reais. A câmera de profundidade também vai bem e as fotos possuem um recorte satisfatório. Quem também cumpre o seu papel é a grande angular, que registra fotos sem ruídos aparentes e com boa nitidez. Já a câmera macro é muito simples e é ideal usá-la apenas em fotos ocasionais. A câmera frontal de 13 megapixels também faz registros aceitáveis e atende bem para o dia a dia. O aparelho grava ainda em Full HD a 30 FPS. 

A bateria de 5.000 mAh é um dos principais destaques. Em uso moderado, conferindo mensagens e redes sociais algumas vezes no dia, dá pra chegar até o fim do dia com carga tranquilamente. Em uso leve, é possível ficar até mesmo um dia e meio longe da tomada. Já para uso intenso, a média é de 7 horas. O tempo de carregamento é de 2 horas e 30 minutos. 

No mais, o 20 SE possui USB-C, NFC, rádio FM, expansão via cartão micro SD e GPS completo.

Pontos Negativos

Por causa da bateria, o TCL 20 SE tem um peso de 206 gramas, o que é relativamente pesado. A traseira lisa também dificulta o manuseio e por isso, é sempre bom usar capinhas e películas de proteção. 

Além disso, a resolução apenas HD pode incomodar quem já está acostumado com telas de alta resolução. 

Os alto-falantes apresentam um boa qualidade no dia a dia, porém, é possível notar que há distorções em volumes altos, e isso atrapalha em alguns momentos. 

Por último, o TCL 20 SE só funciona em redes WI-Fi de 2.4 Ghz. 

Pra concluir, será que o TCL 20 SE vale a pena? O smartphone da empresa chinesa possui uma configuração decente e atende aqueles usuários que utilizam redes sociais, mandam mensagens, jogam games simples de vez em quando e precisam tirar boas fotos. Porém, o problema maior está no seu preço. Se o valor estiver acima de R$ 1.500, pode não vale a pena, pois é possível encontrar aparelhos com configurações melhores. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Imagens: Alexander Vargas. 

Mais Sobre

  • Tela: IPS LCD de 6,82 polegadas, formato 20,5:9, resolução HD (1640×720 pixels), 263 ppi, brilho de até 450 nits
  • Processador: octa-core Snapdragon 460 com GPU Adreno 610
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB expansíveis com microSD de até 256 GB
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Câmeras traseiras:
  • Principal: 48 megapixels.
  • Grande angular: 5 megapixels.
  • Profundidade: 2 megapixels.
  • Macro: 2 megapixels.
  • Câmera frontal: 13 megapixels.
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 5.0, NFC, USB-C, dual SIM, conexão para fones de ouvido
  • Sensores: GPS, Glonass, acelerômetro, bússola, proximidade, luminosidade, impressões digitais na traseira
  • Sistema operacional: Android 11
  • Dimensões: 172,08 x 77,14 x 9,1 mm
  • Peso: 206 g

Postagem Anterior Próxima Postagem