Samsung Galaxy Tab A7 Lite é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica Completa


O Galaxy Tab A7 Lite é o novo tablet de entrada da Samsung. O modelo, pensado para quem precisa de portabilidade, chegou ao mercado brasileiro com tela de 8.7 polegadas, processador Octa Core, 4 GB de RAM e Android 11. Mas será que vale a pena comprar? Serve para estudar e trabalhar? Este modelo já substitui um notebook? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!


Pontos Positivos

O design do A7 Lite é discreto e bonito e o seu acabamento chama atenção. O modelo, mesmo sendo barato, possui laterais e traseira em metal e a tela possui bordas menores. O tablet da coreana é leve, fino, compacto e possui uma excelente portabilidade, podendo ser levado facilmente em bolsas e mochilas. Por ter uma aparência minimalista, o modelo conta com poucos botões e nas laterais encontramos apenas os botões power, de volume e a gavetinha para chips, enquanto embaixo há a entrada para fones e o USB tipo C. 

A tela do A7 Lite é do tipo TFT LCD e possui 8.7 polegadas, com resolução HD de 800 x 1340 pixels, que resultam em 179 ppi de densidade. As especificações por si só não chamam atenção, mas o display possui uma qualidade aceitável, com bons ângulos de visão e uma fidelidade de cores adequada. Portanto, a tela do Lite atenderá bem o seu público-alvo, que precisa estudar, trabalhar ou consumir conteúdos.  

A qualidade sonora também é um dos destaques. O aparelho conta com alto-falantes estéreo, que apresentam frequências equilibradas e sons encorpados, o que deixa a experiência de assistir a vídeos e ouvir músicas muito confortável por aqui. 

Por dentro, o A7 Lite conta com o processador MediaTek P22T e conta com 4GB de RAM. O chipset já é um pouco mais antigo e fornece desempenho apenas para atividades mais básicas. Por isso, é possível navegar na internet, usar apps de chamadas de vídeo como Teams ou Google Meet, rolar por redes sociais como Twitter e TikTok, responder mensagens, assistir a vídeos no YouTube ou Netflix, editar imagens, etc. A troca entre aplicações não é tão rápida quanto aparelhos mais caros, mas felizmente a velocidade é aceitável e é possível também manter ao menos 4 apps abertos ao mesmo tempo. E o desempenho em jogos? Títulos leves como Vektor, Alto's Adventure e Free Fire funcionam bem, mas o tablet possui mais dificuldade com games mais complexos, mas alguns títulos funcionam com gráficos no mínimo. 

O sistema é o Android 11, com interface One UI 3.1 Core. O software da coreana é bastante completo e possui várias funções, como a tela edge com atalhos rápidos, navegação por gestos, tema escuro, modo de tela dividida e janela suspensa e várias outras, e essas ferramentas contribuem diretamente para a produtividade do usuário. Dos 64GB, aproximadamente 48 GB estão livres para o usuário. 

No modelo com Wi-Fi em 4G, há uma entrada para chips e por isso, é possível utilizar os dados móveis e fazer ligações. Na hora de comprar, é preciso se atentar qual o aparelho você está levando para casa, pois há uma versão com apenas Wi-Fi. 

A câmera traseira é de 8 megapixels e a frontal possui apenas 2 mp. Ambos os sensores são simples e servem bem para registros ocasionais, escaneamento de documentos e realização de videochamadas. 

A bateria é de 5.100 mAh e consegue fornecer uma autonomia boa autonomia. Com uso leve, usando poucas funções durante o dia, dá pra ficar um dia e meio sem precisar recarregar. Em uso moderado, a média é de 9 horas, enquanto em uso intenso, é possível ficar de 6 a 7 horas longe da tomada. 

No mais, o A7 Lite conta com Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz, USB tipo C, reconhecimento facial e GPS completo e possibilidade de expansão via cartão Micro SD.

Pontos Negativos

Um dos principais pontos negativos não diz respeito ao aparelho em si, mas a falta de otimização do Android nos tablets. Apesar dos esforços da Samsung, vários aplicativos não aproveitam o tamanho da tela de forma inteligente, o que atrapalha o uso. 

Por ter um processador mais básico, é comum observar uma certa demora ao executar funções. O usuário conseguirá fazer as principais tarefas do dia a dia com facilidade, mas a fluidez da interface poderia ser melhor. Esperamos que uma atualização possa resolver este problema. 

Além disso, o tempo de carregamento é muito alto. É preciso esperar mais de 3 horas para que o aparelho seja carregado completamente. 

Por último, em uso prolongado, é possível notar um aquecimento considerável na parte traseira do aparelho. 

Mas no fim, o Galaxy Tab A7 Lite vale a pena? O modelo é uma boa compra para os usuários que precisam estudar, fazer chamadas de vídeo, consumir conteúdos ou trabalhar com programas de produtividade e o aparelho pode substituir ou ser um complemento ao notebook em muitos casos. O tablet da Samsung é portátil, possui boa tela, a qualidade de som é satisfatória e o sistema da Samsung ajuda quem precisa usar apps em modo janela. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11. 
  • Dimensões: 212.5 x 124.7 x 8 mm. 
  • Peso: 371 gramas. 
  • Chipset/Processador: Helio P22T MediaTek MT8768T. 
  • GPU: PowerVR GE8320. 
  • Memória RAM: 3GB. 
  • Memória: 32/64GB. 
  • Tela: TFT LCD 8.7 polegadas. 
  • Resolução: 800 x 1340 pixel. 
  • Densidade de pixels: 179 ppi. 
  • Câmera Traseira: 8 MP (3266 x 2449 pixel) 
  • Câmera Frontal: 2 MP. 
  • Gravação: Full HD 30 FPS.
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo. 
  • Sensores: Acelerômetro e bússola. 
  • Bateria: 5100 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem