TCL L10 Plus é bom? Vale a pena? Análise Ficha/Técnica (TCL L10+)


Neste ano, a TCL decidiu investir pesado no mercado de intermediários, lançando três novos modelos para a linha L10. A variante TCL L10+ chegou com Android 10, tela HD+ de 6.2 polegadas, três câmeras traseiras e processador octa-core. Mas será que vale a pena mesmo comprar? Saiba tudo!

Pontos Positivos

O design do L10+ é bastante similar ao do seu irmão mais novo, o L10 Lite. Na frente, há um notch em formato de gota e uma borda maior na parte inferior, enquanto a traseira, que abriga o sensor de câmeras e o leitor de digitais, tem aspecto texturizado que a fabricante chama de “design radial”. Nas laterais, estão presentes os botões para controle de volume, liga e desliga, Google Assistente e a gavetinha de chips. O aparelho possui um bom encaixe nas mãos e o seu peso de apenas 175g, contribui para uma usabilidade confortável. 

A tela de 6.2 polegadas do modelo é do tipo IPS LCD e possui resolução HD+ de 720 x 1420 pixels. O display atende bem para a faixa de preço, possuindo bons ângulos de visão, boa quantidade de cores, definição apropriada e quando o brilho está alto, dá pra ver as informações apresentadas mesmo sob iluminação forte. O visor agradará a maior parte das pessoas que são o público alvo do produto. 

Por dentro, o L10+ possui o processador octa-core Unisoc SC9863A e conta com 2GB de RAM. Este hardware possibilita fazer as principais atividades do cotidiano e portanto, o usuário conseguirá rodar aplicativos de produtividade e entretenimento sem maiores problemas. Logo, é possível responder mensagens no WhatsApp ou Telegram, consumir conteúdos no YouTube, TikTok ou Netflix, conferir os feeds do Twitter e do Instagram, fazer reuniões online no Teams ou Meet ou fazer qualquer atividade rotineira. Por ter uma configuração simples, a abertura e a troca entre aplicações não é tão rápida, mas a maioria dos apps funcionam corretamente. No quesito jogos, games leves como Rise Up e Snake.io rodam com tranquilidade. O Free Fire funciona com gráficos no médio, mas títulos mais pesados como Asphalt e COD funcionam com gráficos no mínimo e travamentos podem ocorrer durante o jogo. Apesar de não ser indicado para jogos, dá pra se dividir com um ou outro título mais leve de vez em quando. 

Continua depois da publicidade. 

Os 32 GB de armazenamento do aparelho são suficientes para o usuário que mantém só os aplicativos essenciais. 

Em suas chamadas, a TCL foca bastante no fato do smartphone possuir 3 câmaras, sendo elas de  13, 5 e 2 megapixels. O sensor principal de 13 megapixels registra boas fotos em ambientes bem iluminados e as imagens saem nítidas e com uma boa quantidade de cores. Como praticamente todo aparelho desta faixa de preço, há uma dificuldade dos sensores em trabalhar em locais com iluminação baixa e por isso, ruídos são aparentes nestas ocasiões. O sensor de profundidade de 2 megapixels se perde um pouco algumas vezes, mas no geral, faz fotos em modo retrato com qualidade dentro do esperado. Já a câmera ultrawide é bem simples e registra imagens com uma definição baixa. A câmera frontal de 8 megapixels também é modesta e para que as selfies saiam com uma qualidade razoável, é preciso ter uma boa quantidade de luz no local. As filmagens são feitas em 1080p a 30 FPS. 

A bateria de 4.000 mAh consegue oferecer uma autonomia de um dia inteiro de uso moderado. Tirando o aparelho da tomada às 08:00 e respondendo mensagens, consultando redes sociais e assistindo alguns vídeos durante o dia, dá pra chegar até a noite com pelo menos 30% de carga. Em uso intenso, a duração média é de 7 a 8 horas. O carregador que vem na caixa é de 10W e precisa de 2 horas e meia para concluir a carga do aparelho. 

No mais, o L10+ conta com rádio FM, Bluetooth 4.2, GPS com A-GPS, Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 Gh e desbloqueio facial. 

Pontos Negativos

Os pontos negativos do L10 Lite se repetem por aqui. O alto-falante mono do modelo funciona bem, mas os sons são bastante agudos e pouco estridentes. O fone de ouvido incluso na caixa tem até uma boa qualidade sonora, mas a construção é muito frágil. 

Além disso, o Android 10 com interface modificada pela TCL parece não ser tão otimizado. O sistema é similar à versão pura, mas, em alguns momentos dá pra notar alguns travamentos na launcher principal, coisa que não aconteceu em outros aparelhos de entrada da TCL testados pelo canal. A pouca memória RAM também pode estar contribuindo para esses engasgos. Esperamos que uma atualização corrija estes problemas. 

Por último, faltou algum diferencial para o aparelho. Apesar de contar com uma boa tela, câmera tripla e bateria de 4.000 mAh, não há uma configuração que o coloque à frente dos concorrentes e nem mesmo do seu irmão mais novo, o L10 Lite. (O L10+ só tem uma câmera a mais que o L10 Lite)

Mas no fim, será que o TCL L10+ vale a pena? A empresa entrega ao usuário uma configuração concisa, que atende quem precisa fazer as tarefas do dia a dia. A tela é boa e ampla, a bateria dura o dia inteiro e o hardware dá conta do básico e a maioria das pessoas não terão problemas com este modelo. Entretanto, é ideal esperar que o preço fique abaixo de R$ 900, já que por este valor, há aparelhos como o Galaxy A11, o Zenfone Shot Plus e o Redmi 9 que possuem configurações melhores. Independente de qual seja a sua escolha, compre pela nossa loja. Preço baixo e entrega rápida, confira. 

Mais Sobre

  • Sistema: Android 10 (TCL UI).
  • Tela: IPS LCD de 6,22 polegadas com resolução HD (720 x 1520 pixels);
  • Chipset: UNISOC SC9863A octacore. 
  • Memória RAM: 2 GB.
  • Armazenamento interno: 32 GB expansíveis via microSD (até 32 GB).
  • Câmera traseira: dupla de 13 MP (f/1.8, principal) + 2 MP (profundidade).
  • Câmera frontal: 5 MP (f/2.2).
  • Dimensões: 159,2 x 75,2 x 8,5 mm.
  • Peso: 175 gramas.
  • Bateria: 4.000 mAh.
  • Extras: leitor de impressão digital na traseira, micro USB.
  • Cores disponíveis: cinza.

Postagem Anterior Próxima Postagem