
No início de 2021, a linha Book da Samsung foi atualizada e novos modelos chegaram ao mercado brasileiro. A nova versão do Samsung Book com Celeron ganhou um processador mais rápido, tela com maior resolução e agora há versões com HD ou SSD. Mas será que vale a pena comprar? É melhor que o Book E20? Saiba tudo!
🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!
📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!
Pontos Positivos
O design do Samsung Book é praticamente o mesmo da versão anterior e por isso, o modelo continua bastante bonito, discreto e minimalista. O notebook é construído em plástico, conta com laterais quadradas e possui espessura e peso reduzidos, o que contribui para uma boa ergonomia e faz com que o transporte seja fácil. O modelo com SSD está disponível na cor cinza e a versão com HD pode ser encontrada nas cores branca ou cinza.
Outro ponto que continua excelente é a quantidade de conexões. Por aqui, há uma porta USB-C, uma USB 3.0 e outra 2.0, uma entrada HDMI, um conector para fones de ouvido ou microfone e o notebook ainda conta com trava de segurança, leitor de cartões SD e entrada para internet cabeada.
O Samsung Book possui uma tela TN LCD de 15.6 polegadas, com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. O display é amplo, possui uma boa quantidade de cores e brilho satisfatório e mesmo não tendo ângulos de visão excelentes como modelos mais caros, atende a maioria das pessoas que precisam estudar, trabalhar ou consumir conteúdos. Na parte debaixo, há dois alto-falantes que possuem uma qualidade aceitável para o dia a dia.
O teclado é do tipo membrana e oferece uma digitação confortável, pois possui teclas com tamanho amplo e com uma boa profundidade. Na direita, encontramos ainda o teclado numérico, que é uma mão na roda para quem trabalha com planilhas ou programas de cálculo. O touchpad do notebook também é um dos destaques, pois é espaçoso, responde bem ao toque e dá suporte a gestos.
O novo dispositivo da coreana conta com o processador Intel Celeron 6305 e 4 GB de RAM. Se compararmos com o Celeron 5205U, que equipa o modelo anterior, o novo processador é ligeiramente mais rápido, o que contribui para um desempenho mais fluido no dia a dia. Mas a recomendação ainda é a mesma: o notebook é indicado apenas para fazer tarefas simples, como navegar na internet, editar documentos, participar de reuniões por vídeo e consumir conteúdos. Mas o ideal é usar poucas aplicações de cada vez, já que há apenas 4GB de RAM. Felizmente, existem compartimentos na parte debaixo que permitem fazer o upgrade de memória facilmente. A versão com HD consegue fazer as tarefas simples do dia a dia sem problemas, mas é consideravelmente mais lenta do que a versão com SSD e por isso, para aqueles que querem um desempenho mais sólido a versão com SSD é mais interessante.
Mas será que roda jogo? A placa de vídeo UHD Graphics Xe G4 é modesta e o aparelho consegue rodar apenas títulos leves, como Asphalt, LOL e Limbo e com gráficos no mínimo. Para quem deseja jogar títulos mais complexos, este modelo não é indicado.
Continua depois da publicidade.
A bateria de 43Wh oferece uma boa autonomia. Ao utilizar para navegar na internet e editar documentos com brilho de tela em 50%, a autonomia média é de 5 horas. Em uso intenso, consumindo vídeos ou participando de reuniões, a duração de bateria é de 3 horas e meia. Apesar de não serem marcas espetaculares, são condizentes com a faixa de preço do produto.
No mais, o Samsung Book conta Wi-Fi ac, Bluetooth 5.1 e suporte ao modo Dex e Samsung Flow.
Pontos Negativos
A webcam do notebook é bastante simples e possui resolução apenas VGA de 640 x 480 pixels. Por ter uma qualidade baixa, é ideal sempre fazer videochamadas em locais bem iluminados.
A pouca quantidade de memória RAM também é um problema e por isso, não é possível usar vários programas ao mesmo tempo e para que tudo funcione de forma satisfatória na versão com HD, é preciso fazer algumas configurações manuais no Windows.
A saída de ar e os dois alto-falantes são voltados para a parte debaixo e por isso o som e a ventilação podem ser abafados facilmente.
Mas no fim, será que o Samsung Book com Intel Celeron vale a pena? As novas versões chegaram com performance aprimorada e as duas conseguem fazer as tarefas simples do dia a dia, mas para quem precisa de um notebook com um desempenho mais sólido, indicamos a versão com SSD, pois com ela é possível rodar o sistema de forma mais fluida e a longevidade de uso será maior. Se a grana tá curta, você pode pegar a versão com HD e depois fazer o upgrade, mas se atente às limitações do aparelho.
🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!
📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!
- Fabricante: Samsung.
- Sistema operacional: Windows 10 Home.
- Processador: Intel Celeron 6305 (4 MB de Cache 2 núcleos e 2 threads – até 1.80 GHz).
- Placa de vídeo: Intel UHD Graphics Xe G4 (Tiger Lake).
- Memória RAM: 4 GB DDR4 2666 MHz, um slot com 4G e outro livre.
- Armazenamento: HD ou SSD.
- Tela: 15,6 polegadas do tipo TN LCD.
- Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 px).
- Webcam: Integrada com resolução VGA (640 x 480).
- Bateria: 43 Wh.
- Dimensões: 1.88 cm / Largura: 35.9 cm / Profundidade: 24.1 cm.
- Peso: 1.81 kg.