Galaxy SmartTag vale a pena? Como usar? O que é? Review Completo


O Galaxy SmartTag é um rastreador inteligente, que promete localizar objetos perdidos por meio do Bluetooth ou por uma rede própria desenvolvida pela Samsung. Mas será que funciona mesmo? Vale a pena comprar? Saiba tudo nos próximos minutos. 

Pontos Positivos

O acessório da Samsung tem design similar ao de outros rastreadores do gênero e é pequeno, compacto e leve, pesando apenas 13 gramas. O dispositivo é feito de um material que é macio ao toque e possui uma alça na parte superior, que permite prender facilmente em chaves, mochilas ou em coleiras de animais. Na parte superior, há apenas um botão. 

A configuração do gadget é bem simples. Com o app SmartThings instalado no seu celular Samsung, basta pressionar o botão central da sua tag, esperar o smartphone encontrar o acessório e depois tocar em “adicionar agora”. Depois disso, é preciso aguardar até que o pareamento seja concluído. Por fim, ao final do processo, é possível renomear a tag para uma identificação mais fácil. 

Pelo aplicativo, o usuário além de conseguir ver a localização do tracker, pode também fazer configurações, como conectar a tag a outros dispositivos inteligentes da Samsung, alterar o toque e volume de alerta, configurar a busca reversa, onde é possível localizar o seu smartphone ao tocar no botão central e mais. 

Mas como funciona a localização de objetos? A SmartTag utiliza o Bluetooth 5.0 para localizar objetos que estão em uma distância máxima de 120 metros. (120 metros em locais sem obstáculos. Pode varia de acordo com o ambiente). No telefone, é mostrada a potência do sinal, que permite saber o quão perto o acessório está, e também dá pra emitir um som de alerta para que seja mais fácil encontrar a tag. Se o dispositivo estiver mais longe, a SmartTag enviará um sinal para outros aparelhos Galaxy que estejam próximos a ele, criando uma rede de comunicação, para que assim, seja possível saber a localização aproximada do objeto. Outra possibilidade é ver qual foi a localização em que o acessório se separou do smartphone, o que pode ajudar caso não seja possível ter uma posição mais atual. 

A tag utiliza de várias formas para tentar fornecer a localização, o que é um ponto bem positivo. Geralmente, objetos que estejam perto podem ser encontrados com maior facilidade, por causa do sinal Bluetooth. Em buscas com um raio de distância maior, é necessário que algum dispositivo Galaxy passe próximo ao tracker e por isso, pode ser mais difícil de detectar. 

E qual é a autonomia do acessório? A SmartTag possui uma bateria do tipo CR2032, que, segundo a Samsung, dura até 300 dias. A duração é excelente e também é possível trocar a bateria facilmente ao fim do ciclo. 

Pontos Negativos

No exterior, a coreana anuncia que há a proteção IP53 contra água e poeira, mas curiosamente, não encontramos essa informação no site da Samsung Brasil. Portanto, não é aconselhável deixar o acessório próximo a líquidos. 

Em relação ao seu principal concorrente, o AirTag da Apple, a SmartTag possui algumas vantagens, como a alça própria e o material que não arranha fácil, mas o acessório da Samsung é um pouco mais espesso, dificultando o uso em carteiras que sejam muito finas. 

Ademais, apesar de existirem milhares de smartphones Galaxy por aí, somente os aparelhos que possuem o aplicativo SmartThings habilitado podem localizar o acessório, o que reduz bastante a quantidade de dispositivos que contribuem com a rede na hora da busca. 

Por último, o tracker da Samsung não pode ser usado com Androids de outras fabricantes e nem em iPhones ou iPads. 

Mas e aí, será que os Galaxy SmartTags valem a pena? O acessório é útil para ajudar o usuário em pequenas perdas do dia a dia, sendo possível localizar objetos rapidamente com a ajuda do Bluetooth. O recurso que permite ver qual foi a última conexão também é útil, mas a rede própria da Samsung ainda não é grande e portanto, atualmente só vale a pena comprar o acessório se os outros dois modos de buscas atenderem o seu objetivo. 

Mais Sobre 

  • Fabricante: Samsung. 
  • Conexões: Bluetooth 5.0. 
  • Distância máxima: 120 metros. 
  • Tipo de bateria: Replaceable CR2032 1ea. 
  • Tempo de bateria: até 300 dias. 
  • Dimensões: 39.1 x 39.1 x 10.4 mm.
  • Peso: 13 gramas. 
  • Cor: Branco e preto. 
  • Modelos compatíveis: Aparelhos Galaxy (Tablets ou Smartphones) com Android 8 ou superior. 
  • Alto-falante: Buzzer. 
  • Botões: Um botão. 


Postagem Anterior Próxima Postagem