TCL L7 é bom? Vale a Pena? Análise/Review/Ficha Técnica



Indo na contra mão de outras fabricantes, a TCL tem dado cada vez mais atenção ao mercado de entrada, com aparelhos que custam entre R$ 500 a 800. O TCL L7 chegou ao Brasil no ano passado, trazendo Android 10 GO, 2GB de RAM, 32GB de armazenamento e Snapdragon 215. Mas será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

O design do L7 é simples, mas elegante e discreto. Na traseira texturizada, há apenas o módulo de câmera e o logo da fabricante e na frente, há bordas ao redor da tela ao invés de notchs. Nas laterais, encontramos os botões de volume, power e do Google Assistente e felizmente a entrada P2 está disponível por aqui. Por ser pequeno, o encaixe nas mãos é ótimo e o manuseio é muito confortável. 

A tela do modelo é do tipo TFT e possui resolução HD+ de 720 x 1440 pixels, com 293 ppi de densidade. O display não é impressionante, mas possui bons ângulos de visão, apresenta uma boa nitidez e as cores são equilibradas. O brilho também é bom e desde que esteja no máximo, é possível ver a tela mesmo sob luz forte. Portanto, você conseguirá consumir conteúdos no L7 sem maiores problemas. 

Debaixo do capô, o L7 possui o processador Qualcomm Snapdragon 215 e conta com 2 GB de RAM. Como o sistema demanda pouco do aparelho, a configuração apesar de modesta, é suficiente para rodar os principais aplicativos do dia a dia. Por isso, é possível assistir a vídeos no YouTube ou Tiktok, consultar e-mails no Gmail, responder mensagens no WhatsApp, rolar o feed do Instagram e participar de reuniões no Microsoft Teams. Há um bom gerenciamento de RAM e por isso, o L7 segura pelo menos 5 apps abertos ao mesmo e a abertura e a troca entre eles é rápida. Usando aplicativos em versão Lite, a velocidade é ainda mais satisfatória. Mas roda jogo? O pequeno dispositivo consegue rodar jogos simples, como Zombie Tsunami e Helix Jump sem dificuldade. O Free Fire rodou com gráficos no mínimo, mas sem travamentos. Entretanto, títulos mais pesados não funcionam tão bem neste modelo. 

O sistema do aparelho é o Android GO 10 e possui algumas personalizações feitas pela TCL. As alterações são principalmente estéticas e o SO ainda continua leve e fácil de se utilizar. Há poucos apps pré-instalados e por isso, dos 32GB de espaço, aproximadamente 27 GB estão disponíveis. Os únicos aplicativos da TCL que vêm de fábrica são o Smart Manager que ajuda a gerenciar espaço e bateria e a central de suporte. 

A bateria do dispositivo possui 3.000 mAh e aguenta um dia inteiro de uso moderado. Ao tirar o L7 da tomada às 08:00 da manhã e conferir redes sociais e mensagens durante o dia, dá pra chegar até as 21:00 com carga. Em uso contínuo de tela, com brilho em 60%, a autonomia média foi de 6 horas. 

No mais, o L7 possui entrada para dois chips, Wi-Fi b/g/n com suporte a redes de 2.4 ghz, bluetooth 4.2, GPS com A-GPS, rádio FM e reconhecimento facial, que pelo preço do produto, apresenta uma boa velocidade. 

Pontos Negativos

No quesito áudio, o L7 não se destaca. O volume não é tão forte e o alto-falante peca nos graves, o que pode incomodar alguns usuários. Apesar disso, na maioria das vezes, dá pra ouvir músicas e assistir a vídeos tranquilamente.

O fone de ouvido do aparelho é simples demais e apesar de ter uma qualidade de som razoável, apresenta uma construção muito frágil. Por isso, se você utiliza fones de ouvido com frequência, é melhor investir na compra de novos. 

Notamos que, para oferecer um aparelho barato, a TCL economizou bastante nas câmeras. O sensor traseira é de 8 megapixels e faz fotos apenas razoáveis. Mesmo em locais com muita iluminação, as imagens saem com baixa nitidez, cores lavadas e branco estourado. Sempre que uma foto é tirada, é preciso usar o recurso de melhoramento automático, para que as fotos fiquem aceitáveis. A câmera frontal é de 5 megapixels e também faz registros bem básicos e assim como a câmera principal, serve apenas para registros ocasionais. O aparelho grava em Full HD a 30 FPS, sem estabilização de imagem. 

Mas no fim, será que o TCL L7 vale a pena? O modelo atende bem aqueles usuários que precisam de um smartphone simples que dê conta de realizar as atividades do dia a dia, como responder mensagens, acessar redes sociais, consumir conteúdos, utilizar apps de bancos, etc. Como todo aparelho de entrada, há algumas limitações, mas utilizando apenas apps simples, a experiência é satisfatória para usuários básicos. 

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre 

  • Sistema: Android 10 (Go Edition). 
  • Dimensões: 146.1 x 71.6 x 9.9 mm. 
  • Peso: 168 gramas.
  • Chipset/Processador: 1.3 GHz Quad Core Snapdragon 215 Qualcomm QM215. 
  • GPU: Adeno 308. 
  • RAM: 2 GB.
  • Memória: 32 GB.
  • Memória Expansível: Micro SD até 128 GB. 
  • Tela: 5.5.
  • Resolução: 720 x 1440 pixel. 
  • Densidade: 293 ppi. 
  • Tipo: TFT.
  • Câmera Traseira: 8 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp.
  • Vídeo: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooh: 4.2 com A2DP/LE. 
  • USB: Micro USB 2.0. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Bateria: 3000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem