Samsung Galaxy A02 é bom? Vale a Pena? Análise/Review Completa

Galaxy A02
Imagens: Izzy Boye

O Galaxy A02 é o novo smartphone de entrada da Samsung, que por um preço baixo, busca oferecer um conjunto que atenda quem precisa do básico. O modelo chegou com uma grande tela, câmera dupla e bateria que promete uma longa autonomia. Mas será que vale a pena mesmo comprar? É o que vamos te contar!


🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!


Pontos Positivos

A aparência do Galaxy A02 segue a tendência do mercado, sem muitas inovações. Apesar da simplicidade, o modelo é bonito e possui um bom acabamento. Na parte frontal, há um notch em formato de gota e uma pequena borda mais abaixo e já na traseira, que é feita de plástico texturizado, encontramos apenas o módulo de câmeras. Por ter uma bateria grande, o A02 é um pouco mais espesso e pesado do que outros modelos, mas mesmo assim, a sua utilização ainda é confortável. 

Imagens: Izzy Boye

A tela é do tipo TFT LCD e possui 6.5 polegadas com resolução HD+ de 720 x 1600 pixels. Mesmo não tendo números que impressionam, o display do A02 oferece uma visualização confortável, tanto para o dia a dia quanto para o consumo de mídia. O nível de brilho é bom e a quantidade de cores é decente, portanto, neste quesito, o aparelho deve atender bem boa parte dos usuários. 

Imagens: Izzy Boye


Apesar da nomenclatura, digamos que o A02 é um sucessor do A01 Core. Tanto que o hardware dos dois é praticamente o mesmo. O novo modelo sai de fábrica com o processador MediaTek MT6739 e conta com 2GB de RAM. Com essa configuração modesta o modelo é capaz de rodar apenas os aplicativos do dia a dia, como Gmail, YouTube, Netflix, WhatsApp, etc. Entretanto, a troca e a abertura de apps não é tão rápida, devido ao hardware simples. No quesito jogos, o smartphone roda apenas títulos leves, como Temple Run, Subway Surfers e Candy Crush. Games pesados dificilmente funcionarão sem travamentos por aqui. O famoso jogo FreeFire até funciona com gráficos no baixo, mas engasgos podem ser notados, o que atrapalha demais na jogatina. Portanto, para quem gosta de jogar, este aparelho não é o ideal. 

O modelo vendido no Brasil possui 32 GB de armazenamento, com 22.6 GB livres. Com esse espaço dá pra instalar os principais aplicações do dia a dia. Também há o suporte para cartões de memória de até 512 GB. 

Imagens: Izzy Boye

O A02 conta duas câmeras traseiras, de 13 e 2 megapixels. As fotos registradas com o sensor principal no geral são boas, desde que a iluminação do local seja adequada. As imagens saem com bons níveis de detalhes e cores equilibradas, servindo bem para quem tira fotos de vez em quando. Entretanto, dá pra perceber as limitações das câmeras em locais fechados ou à noite, o que é algo comum para aparelhos com este preço. O segundo sensor é uma câmera macro e faz fotos bem básicas e serve mais como um quebra galho. A câmera frontal é de 5 megapixels e faz selfies decentes, com qualidade suficiente para serem publicadas em redes sociais. O modelo grava ainda em Full HD a 30 FPS. 

O principal ponto positivo deste aparelho é a sua autonomia de bateria. Com o tanque de 5.000 mAh, é possível ficar até um dia e meio longe da tomada com uso moderado. Já para uso intenso de tela, assistindo vídeos ou jogando games leves, a autonomia média foi de 25 horas. Portanto, o aparelho fica ligado por um dia inteiro sem problemas, mesmo com muito uso.   

No mais, o A02 possui Bluetooth 5.1, GPS com A-GPS e Glonass, Wi-Fi b/g/n, conector P2 para fones de ouvido e entrada para dois chips e cartão SD.  

Pontos Negativos

Infelizmente, a moda de retirar acessórios da caixa também está chegando nos modelos de entrada. A Samsung não envia mais o fone de ouvido e assim, você terá que gastar mais para comprar o acessório à parte. 

Além disso, por ser um aparelho barato, não há leitor de digitais e USB tipo C.

Para que o Android 10 rode sem travamentos, a Samsung teve que fazer alguns cortes no sistema. Portanto, algumas funções como navegação por gestos e modo de janela dividida não estão disponíveis por aqui. Além disso, por causa da limitação do hardware, é recomendado usar versões leves de aplicativos, como Google GO e Instagram Lite, para que não ocorra engasgos durante o uso. O ideal mesmo seria que o sistema já fosse o Android GO, assim como seu antecessor. 

A bateria do A02 é muito grande, mas não há o suporte ao carregamento rápido. A fabricante envia um carregador de baixo consumo na caixa e por isso é preciso esperar mais de 3 horas e 30 minutos para que a bateria seja carregada completamente. 

Imagens: Izzy Boye

Por último, o preço de lançamento do aparelho é incompatível com o que oferece. Por isso, é ideal esperar o preço diminuir com o passar dos meses, já que o valor está muito próximo do A02s, que apresenta desempenho melhor. 

Mas no fim, será que o Galaxy A02 vale a pena? O aparelho da Samsung atende somente aquelas pessoas que fazem o básico e precisam de um smartphone simples para consumir conteúdos, usar apps de mensagens ou redes sociais, fazer ligações, etc e nada muito além disso. A tela e a bateria são destaques, mas o hardware é muito modesto. Por isso, se você precisa de desempenho e câmeras melhores, é preciso optar por outros modelos. Confira a nossa playlist acima para saber mais. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 10 Samsung One UI 2.0. 
  • Dimensões: 164 x 75.9 x 9.1 mm.
  • Peso: 206 gramas.
  • Processador/Chipset: 1.5 GHz Quad Core MediaTek MT6739. 
  • GPU: PowerVR GE8100.
  • RAM: 2 GB. 
  • Armazenamento: 32 GB. 
  • Expansão: até 512 GB
  • Tela: TFT LCD de 6.5 polegadas.
  • Resolução: 720 x 1560 pixel.
  • Câmera traseira: 13 Mp + 2 Mp.
  • Resolução: 4128 x 3096 pixel.
  • Câmera frontal: 5 Mp F 2. 
  • Vídeo: Full HD. 
  • Wi-FI: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 5.1 com A2DP/LE. 
  • USB: Micro USB 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS. 
  • Bateria: 5000 mAh.
Postagem Anterior Próxima Postagem