Nokia 2.4 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Tecnica



O Nokia 2.4, é a atualização do modelo 2.3, que foi lançado em outubro do ano passado. O novo aparelho chegou para concorrer no mercado de intermediários e trouxe desempenho e bateria melhores. Mas será que vale a mesmo a pena comprar? Saiba tudo nos próximos minutos.

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos


O Nokia 2.4 possui um design bastante parecido com o de outros aparelhos dessa faixa de preço, com corpo feito em plástico e tela com notch em formato de gota. A Nokia apostou no básico, mas o dispositivo é bonito, sóbrio e muito robusto e traz aquela sensação de celular durável, marca registrada da empresa finlandesa. A traseira é texturizada e conta com um efeito gradiente, que além trazer um visual único para o 2.4, também evita marcas de dedo. O modelo é bastante fino e leve e encaixa muito bem nas mãos e por isso, o seu uso é confortável, mesmo por longos períodos. As cores disponíveis são cinza, roxo e azul.

A tela de 6.5 polegadas do modelo é do tipo IPS e possui resolução HD+ de 720 x 1600 pixels, com 270 ppi de densidade. O display, apesar de não ser espetacular, possui uma boa qualidade e atende bem grande parte dos usuários. Os ângulos de visão são bons e a saturação das cores exibidas é equilibrada, mas infelizmente o brilho não é tão forte. Mesmo assim, o resultado apresentado está dentro do esperado e é possível consumir conteúdos de forma satisfatória. 

O intermediário da Nokia está equipado com o processador Mediatek Helio P22 e roda com 3GB de RAM. Apesar da configuração simples, é possível fazer as tarefas do dia a dia, como enviar mensagens, assistir vídeos, navegar na internet e utilizar redes sociais sem maiores problemas. Travamentos não são frequentes, mas por causa do hardware básico, a abertura de aplicativos não é tão rápida e por isso, o modelo não é indicado para usuários mais exigentes. Em jogos, o 2.4 lida bem com títulos simples, como Subway Surfers e Helix Jump. Mas games mais pesados, como Asphalt e COD, funcionam com gráficos no mínimo. O FreeFire roda sem dificuldade no modo suave. 

Continua depois da publicidade. 

O Nokia 2.4 sai de fábrica com o Android 10 praticamente puro, sem alterações de interface ou muitos apps pré-instalados, o que faz com que o sistema seja muito ágil. O aparelho faz parte do programa Android One e por isso, as atualizações chegam com mais rapidez. A fabricante promete updates por dois anos, o que é excelente para o consumidor. 

Outro destaque é a autonomia de bateria. Com o tanque de 4.500 mAh do modelo, foi possível passar um dia e meio longe da tomada com uso moderado, ou seja, consultando mensagens, apps de redes sociais e assistindo alguns vídeos durante o dia. Para uso mais intenso com 50% do brilho de tela, a autonomia média foi de 6 horas. 

O smartphone conta duas câmeras traseiras, que são de 13 e 2 megapixels. O sensor principal consegue registrar boas imagens durante o dia e as fotos saem com nitidez adequada e níveis de detalhes aceitáveis. Entretanto, assim como a maioria dos smartphones com este preço, há uma limitação em locais com baixa luz, e assim, ruídos são aparentes nessas ocasiões. Os modos retrato e noturno não impressionam, mas apresentam resultados dentro do esperado. A câmera frontal é de 5 megapixels e faz imagens básicas, mas com boa qualidade em ambientes iluminados, servindo para para registros casuais. O aparelho grava ainda em Full HD a 30 fps. 

No mais, o 2.4 possui 64GB de armazenamento mas com possibilidade de expansão até 512GB, além de ter botão dedicado do Google Assistente, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 5.0, rádio FM e USB OTG. 

Pontos Negativos

Apesar de possuir uma tela condizente com o preço, notamos que o brilho do display é baixo, principalmente quando usado em locais com muita incidência de luz solar. Por isso, por vezes, será preciso aumentar ao máximo o nível de brilho para que seja possível enxergar o conteúdo apresentado. 

Outro ponto a mencionar é que o processador, mesmo não sendo ruim, já está bastante datado. Mesmo em tarefas básicas, notamos que há uma certa demora para abrir ou trocar de aplicativos, o que pode incomodar alguns usuários. Além disso, a entrada do modelo ainda é do tipo micro USB 2.0.

O carregador que é fornecido pela fabricante é lento e é preciso esperar duas horas quarenta minutos para o aparelho vá de 0 a 100%. 

Por último, o preço de lançamento está muito alto, principalmente se compararmos com outros modelos que oferecem hardware similar. 

Mas no fim das contas, será que o Nokia 2.4 vale a pena? O modelo chegou ao mercado com uma boa tela, longa autonomia de bateria e excelente construção, mas com desempenho apenas mediano. O aparelho atende bem o usuário que faz uso básico, mas é melhor esperar algum tempo até que o preço abaixe, já que pelo valor atual, há outros aparelhos que oferecem uma performance similar. 

Imagens: Izzy Boye. 

Mais Sobre

  • Sistema: Android 10. 
  • Dimensões: 157.69 x 75.41 x 8.68 mm.
  • Peso: 183 gramas. 
  • Chipset/Processador: Helio A22 MediaTek MT6761.
  • GPU: PowerVR GE8320.
  • RAM: 2 GB.
  • Memória: 32 GB. 
  • Tela: IPS 6.2
  • Resolução: 720 x 1520 pixel.
  • Densidade de pixels: 271 ppi. 
  • Câmera traseira: 13 Mp + 2 Mp
  • Câmera frontal: 5 Mp F 2.4
  • Filmagem: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n.
  • Bluetooth: 5.0 com A2DP/LE.
  • USB: Micro USB 2.0.
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou.
  • Rádio FM: Sim. 
  • Bateria: 4.000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem