iPhone X ainda vale a pena em 2022? Roda jogos? Análise e Review



Em setembro de 2017, a Apple apresentou o iPhone X, modelo que além de reformular o design da linha, também trouxe diversas outras inovações. Mesmo após alguns anos depois do lançamento, muitas pessoas procuram este modelo no mercado de usados. Mas será que neste ano ainda vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

Pontos Positivos

O visual do iPhone X teve uma evolução significativa frente aos antecessores. O modelo foi o primeiro a reduzir as bordas e introduzir o famoso e polêmico notch, visual que continua sendo adotado até hoje pela Apple. Por isso, mesmo após alguns anos, a aparência do modelo continua bastante atual.  A construção deste iPhone é excelente, com acabamento de metal nas laterais e vidro na traseira, que possibilita o carregamento sem fio. Os famosos botões de controle estão nas laterais, enquanto embaixo vemos a saída de som e a entrada lightning. O smartphone é bastante leve e a sua pegada é excelente, fazendo com que o seu uso seja muito confortável. 

A tela é do tipo OLED e possui 5.8 polegadas, com resolução de 1125 x 2436 pixels, que resultam em 458 ppi de densidade. Pelas especificações, você já pode perceber que o display do modelo é excelente, mesmo para os dias atuais. O painel OLED apresenta cores fortes e alto brilho, além de ter pretos profundos que contribuem não só para a visualização, mas também para a economia de bateria. Por aqui, também há a tecnologia True Tone, que regula a tonalidade das cores de acordo com a iluminação do ambiente. Portanto, não temos nada a reclamar, a tela é ótima. 

O alto-falante que está presente na parte debaixo apresenta qualidade satisfatória, com graves, agudos e médios equilibrados. Por isso, é muito cômodo consumir conteúdos neste iPhone. Felizmente nessa época, a Apple também enviava um fone de ouvido na caixa, que também possui uma boa qualidade. 

O iPhone X está equipado com o chipset Apple A11 Bionic e roda com 3GB de RAM. Esse hardware ainda é muito potente, e consegue executar praticamente qualquer jogo ou aplicativo da Apple Store. Portanto, é possível rodar aplicativos de produtividade, entretenimento ou outras ferramentas sem nenhum problema. A abertura e a troca entre apps é muito rápida e tudo funciona de forma fluida, além de ser possível usar vários programas em paralelo. Em jogos, o modelo também possui um excelente desempenho, rodando desde títulos leves a games pesados como COD, FIFA, Genshin Impact e GRID Autosport, com gráficos no alto. 

Outro ponto de destaque é o sistema. Este modelo ainda continua a receber atualizações do iOS e o aparelho já está com o software mais atual. Além disso, os updates devem continuar por uns bons anos. 

O aparelho possui duas câmeras traseiras, de 12 megapixels. Os sensores registram boas fotos no dia a dia e as imagens saem com cores equilibradas e excelente alcance dinâmico. Mesmo em locais com baixa luz, ainda é possível capturar boas fotos, com poucos ruídos aparentes. O modo retrato funciona bem e os recursos do app de câmera ajudam a ajustar as imagens. A câmera frontal é de 7 megapixels e faz ótimas filmagens e selfies, principalmente ao utilizar apps de terceiros, como o Instagram. O iPhone filma ainda em 4K a 60 fps. 

Os iPhones nunca foram destaques no quesito bateria e por aqui a situação é a mesma. O tanque de 2.716 mAh é suficiente para aguentar um dia inteiro com uso moderado. Já para uso mais intenso, jogando ou assistindo vídeos, a média é de 7 horas. Por isso, é sempre bom levar o carregador por aí. 

No mais, o iPhone X possui Wi-Fi a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC, GPS completo e sim, há um carregador na caixa. 

Pontos Negativos

O iPhone X possui uma excelente construção, mas a escolha do material fez com que o aparelho se tornasse frágil e escorregadio nas mãos. Por isso, é necessário investir em uma capinha de qualidade. 

Assim como os modelos mais atuais, ainda há alguns recursos que ficaram de fora. Por aqui, não há entrada para fones de ouvido ou a possibilidade de expandir a memória via cartão microSD. Além disso, o leitor de impressões digitais foi substituído pelo Face ID. O recurso funciona bem na maioria dos casos, mas costuma falhar a noite ou quando o usuário está usando máscaras. 

Por último, o carregador que é enviado na caixa é pouco potente e é preciso esperar mais de 3 horas para que o aparelho vá 0 a 100% de bateria. 

Mas e aí, ainda vale a pena comprar um iPhone X? O modelo ainda continua sendo uma ótima opção, principalmente para quem não quer gastar tanto em um iPhone mas quer ter um design mais atual do que os modelos lançados antes de 2017. Ao comprar este aparelho, você levará pra casa um smartphone potente, com uma excelente tela e com câmeras eficientes e que ainda deve te atender por alguns anos. Ao comprar usado, atente-se às marcas de uso e saúde de bateria. Para comprar em lojas confiáveis, confira os links na descrição. 

Imagens: Tim Mossholder, Charles Deluvio e Mildly Useful.

Mais Sobre

  • Sistema: iOS 14. 
  • Dimensões: 143.6 x 70.9 x 7.7 mm.
  • Peso: 174 gramas. 
  • Chipset/Processador: Apple A11 Bionic 2x Monsoon + 4x Mistral.
  • GPS: Apple M11. 
  • RAM: 3 GB. 
  • Memória Máxima: 256 GB.
  • Tela: 5.8.
  • Resolução: 1125 x 2436 pixel. 
  • Densidade de pixels: 458 ppi. 
  • Tipo: OLED.
  • FPS: 60 Hz. 
  • Câmeras traseiras: 12 Mp + 12 Mp.
  • Câmera frontal: 7 Mp F 2.2. 
  • Filmage: 4K (2160p).
  • Wi-FI: 802.11 a/b/g/n/ac.
  • Bluetooth: 5.0 com A2DP/LE. 
  • NFC: Sim.
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo
  • Bateria: 2716 mAh


Postagem Anterior Próxima Postagem