Samsung Chromebook 4 é bom? Vale a Pena? Análise e Ficha Tecnica

O Samsung Chromebook 4 foi lançado há algum tempo aqui no Brasil e tem como público alvo aquelas pessoas que querem um notebook barato mas que seja rápido para realizar as tarefas do dia a dia. Mas será que o aparelho cumpre o que promete? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

A aparência do Chromebook 4 sofreu algumas alterações, principalmente no seu formato, que agora é um pouco mais quadrado. Mesmo sendo simples, o design do aparelho é bonito e discreto e a sua construção de plástico passa a sensação de resistência e robustez. Outro ponto a mencionar é que este Chromebook é compacto e leve e por isso, é fácil transportá-lo por aí, sendo ótimo para quem passa muitas horas fora de casa. 

O teclado do aparelho possui botões com um tamanho apropriado, boa profundidade e o design curvo das teclas proporciona uma digitação bastante confortável. O touchpad também tem um bom tamanho e responde rápido, além de dar suporte aos gestos de navegação do Chrome OS. 

A tela é do tipo LED e possui 11.6 polegadas com resolução HD de 1366 x 768 pixels. Apesar de não contar com especificações que enchem os olhos, a qualidade do display é boa e a experiência de consumir conteúdos, trabalhar ou estudar é satisfatória. Há ainda a função anti reflexo, que ajuda na visualização em locais com muita luz. As cores são um pouco lavadas e o brilho não é tão alto, mas ainda assim atende bem a maioria dos usuários básicos. 

Este Chromebook é movido pelo processador Intel Celeron N4000, possui 4GB de RAM e a memória é do tipo eMMC, que é mais rápida que o HD convencional. Essa configuração é mais que suficiente para rodar o Chrome OS com folga, pois o sistema da Google é bastante leve. É possível abrir programas com rapidez, utilizar várias abas ao mesmo tempo e realizar as tarefas do cotidiano sem qualquer tipo de engasgo. 

Mas o que dá pra fazer com o Chrome OS? Dá pra navegar na internet, assistir vídeos em sites como YouTube e Netflix, editar planilhas e documentos pelo Google Docs ou Office Online e ainda há o suporte a alguns aplicativos Android e Linux. Infelizmente ainda não dá pra rodar todos os programas que funcionam no Windows, mas se a aplicação funciona na versão web, também roda no Chrome OS, como é o caso do Word, do Microsoft Teams, do Skype e do Todoist. Se você quer saber tudo sobre o Chrome OS, confira o vídeo que está aparecendo no card acima ou pelo link na descrição. 

Mas dá pra rodar jogo? Alguns joguinhos simples para Android até funcionam neste aparelho, mas por causa do hardware simples, não é recomendado para títulos mais complexos. 

Sem dúvida, a autonomia de bateria é o ponto mais forte do Chromebook 4. A Samsung promete até 12 horas com uso normal e conseguimos chegar perto disso. Navegando na internet, escrevendo textos, editando planilhas e assistindo alguns vídeos de vez em quando, o aparelho conseguiu ficar ligado por 11 horas e 30 minutos. Assistindo vídeos de forma contínua, a autonomia cai um pouco, registrando 9 horas. Mesmo assim, as marcas são impressionantes e dificilmente você conseguirá o mesmo em um notebook convencional. 

No mais, o Chromebook da Samsung possui Bluetooth, webcam com resolução de 720p e Wi-Fi AC que dá suporte a redes de 2.4 e 5ghz. 

Pontos Negativos

Neste novo modelo, a Samsung reduziu bastante a quantidade de conexões. Há somente uma porta USB tipo C, uma porta USB 2.0, uma entrada para fone de ouvido e um leitor de cartões microSD, o que pode desagradar quem utiliza muitos acessórios ou quer conectar o aparelho a um monitor externo. 

A qualidade sonora melhorou, mas os alto-falantes ainda se encontram na parte de baixo, posição que acaba não sendo a ideal, por ser facilmente tapada durante o uso. 

O tamanho do armazenamento é um problema recorrente nos Chromebooks. O modelo da Samsung possui apenas 32GB e por isso, não é recomendado para quem utiliza muitos arquivos pesados de forma local. 

Mas no fim das contas, o Samsung Chromebook 4 vale a pena? O modelo é um excelente aparelho para o usuário básico, pois possui um sistema rápido, é fácil de transportar, não esquenta e a autonomia de bateria é excelente. Para quem estuda ou trabalha apenas com programas que estão disponíveis pelo navegador, o Chromebook 4 pode ser uma ótima escolha. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Chrome OS. 
  • Tela: Display LED HDs de 11.6" (1366 x 768), antireflexiva. 
  • Memória: Memória de 4 GB LPDDR4 (4 GB onboard).
  • Armazenamento: 32 GB e.MMC.
  • Processador: Intel Celeron N4000 (1.10 GHz até 2.60 GHz, 4 MB L2 Cache).
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 600.
  • Webcam: HD 720p. 
  • Microfone: digital interno.
  • Alto-falante: 1,5 W x 2.
  • Conectividade: Wi-Fi 802,11 ac (2.4 e 5Ghz). 
  • Conexões: 1 USB Tipo-C, 1 USB 3.0, Leitor de cartões Micro-SD, Audio combo.
  • Segurança: TPM (Trusted Platform Module).
  • Carregador: 39 Wh.
  • Dimensões: 28,8 x 20,2 x 1,67 cm.
  • Peso: 1.18 kg. 
Postagem Anterior Próxima Postagem