Galaxy A12 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica


A linha A da Samsung é uma das mais vendidas do Brasil e todos os anos recebe novidades. Em 2020, a empresa coreana anunciou o Galaxy A12, que veio com algumas mudanças na aparência e no hardware. Mas será que o novo intermediário vale a pena? Saiba tudo!

Pontos Positivos

Apesar de ser um dispositivo intermediário, o Galaxy A12 possui um belo design, com um acabamento robusto feito em plástico mas que lembra metal. Na frente, há um entalhe em formato de gota e uma borda na parte inferior, enquanto na traseira metade texturizada e metade fosca, há um módulo quadrado que abriga as câmeras e o flash. Felizmente o leitor de digitais continua por aqui, mas agora no botão power. O A12 veio um pouco maior e mais pesado que a versão anterior, mas ainda assim, o manuseio é confortável, mesmo por longos períodos. 

A tela de 6.5 polegadas possui resolução de 720x1560 pixels, com 264 ppi de densidade e 60 Hz de taxa de atualização. Pouca coisa mudou frente a versão anterior e por isso continuamos tendo um painel com uma boa nitidez, ângulos de visão satisfatórios e quantidade de cores adequada. Para o uso no cotidiano, não há nada a reclamar. 

O A12 está equipado com o polêmico chipset Mediatek Helio P35 e possui 4GB de RAM. Essa combinação dá conta de realizar as principais tarefas do cotidiano de um usuário básico, sendo possível rodar apps de produtividade e entretenimento como WhatsApp, Instagram, YouTube, Zoom e Trello sem problemas. A interface roda sem engasgos e a abertura e a troca entre apps possui tempo aceitável. No quesito jogos, games leves como Crossy Road e 8 Ball Pool rodam de forma fluida, mas títulos mais pesados como PUBG, Asphalt e FIFA rodam com gráficos reduzidos e alguns travamentos são notados durante a jogatina. 

Já nas câmeras, observamos upgrades significativos. O A12 possui 4 câmeras traseiras, de 48, 5, 2 e 2 megapixels. A câmera principal de 48 registrou boas imagens, com ótimos níveis de detalhe, cores equilibradas e nitidez satisfatória, mesmo em locais com baixa iluminação, o que é surpreendente pelo preço do aparelho. Os sensores ultrawide e macro são mais limitados mas fazem boas fotos em ambientes bem iluminados. A câmera frontal de 8 megapixels captura fotos com qualidade, mas também possui limitações com locais escuros. As filmagens do aparelho são feitas em Full HD a 30 fps. 

Este Galaxy saiu de fábrica com o Android 10, rodando a interface One UI 2.5. O launcher da coreana continua bastante completo, com diversas funções interessantes, como os recursos de tela dividida, janela suspensa, tema escuro, duplicação de apps e mais. Olhando o retrospecto recente, é esperado que a Samsung atualize o A12 para o Android 11 ainda neste ano. 

O principal destaque do A12 é a sua autonomia de bateria. Em testes de estresse reproduzindo vídeos de forma contínua, o smartphone conseguiu ficar ligado por 25 horas. Com o tanque de 5.000 mAh, é possível ficar até dois dias longe da tomada com uso básico. Em uso intenso, você conseguirá chegar até a noite com carga. 

No mais, o Galaxy A12 possui W-Fi b/g/n, USB tipo C, GPS completo, reconhecimento facial, USB OTG, entrada P2 para fones de ouvido e 64 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via MicroSD. 

Pontos Negativos

As câmeras foram melhoradas, mas ainda há algumas ressalvas a fazer. Mesmo com os bons sensores, não há o modo noturno, recurso que pode fazer falta para algumas pessoas. Além disso, por causa da limitação do processador, há um certo delay ao tirar as fotos e momentos podem ser perdidos por causa dessa demora. Ademais, o módulo das câmeras traseiras é saltado, portanto, o uso de capinhas é imprescindível. 

O alto-falante do A12 é apenas mono, com graves pouco perceptíveis. Para quem gosta de uma ótima qualidade sonora, será preciso utilizar fones de ouvido. 

Devido a substituição do chipset e da GPU, a performance em jogos em jogos piorou frente a versão anterior. Em títulos leves, não há diferença no desempenho, mas em games mais pesados, podem haver engasgos. 

A nossa conclusão é que o Galaxy A12 recebeu ótimos upgrades e o dis vo chega forte no mercado de intermediários. Por aqui temos câmeras traseiras de ótima qualidade, bateria de longa autonomia e um belo design. Com o preço diminuindo com o passar dos meses, este Galaxy pode ser uma escolha bastante interessante para quem precisa de um smartphone simples, mas competente. 
Imagens: Amanz. 

Mais Sobre
  • Sistema: Android 10 Samsung One UI 2.5 (Atualização deve ocorrer em breve)
  • Dimensões: 164 x 75.8 x 8.9 mm
  • Peso: 205 gramas
  • Processador/Chipset: Helio P35 MediaTek MT6765 (4x 2.3 GHz Cortex-A53 + 4x 1.8 GHz Cortex-A53)
  • RAM: 4GB
  • Memória: 64GB
  • Memória Expansível: Sim, até 1000 GB
  • Tela: 6.5 polegadas
  • Resolução: 720 x 1560 pixel com 60 Hz
  • Densidade: 264 ppi
  • Tipo: TFT LCD
  • Câmeras traseiras: 48 Mp + 5 Mp + 2 Mp + 2 Mp (F 2 + F 2.2 + F 2.4 + F 2.4)
  • Câmera frontal: 8 Mp F 2.2
  • Gravação de vídeo: Full HD
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou
  • Bateria: 5000 mAh
Postagem Anterior Próxima Postagem