iPad Mini 5 vale a pena em 2023? Review/Ficha Técnica Completa

Atualmente, há versões maiores e mais atuais do iPad, mas ainda há quem prefira tablets mais compactos, e por isso, o iPad Mini de 5ª geração se torna uma opção. Será que vale a pena comprar o pequeno dispositivo da Maçã? É o que vamos te contar!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Os dispositivos da Apple são conhecidos por seu ótimo acabamento e por aqui não é diferente. A carcaça é feita de alumínio, o que traz robustez e resistência ao dispositivo. O design do Mini é sóbrio e discreto. Na frente, há o sensor de digitais e a câmera frontal, já na parte traseira, há somente o  pequeno furinho da câmera. Este iPad é bastante fino, compacto e leve, pesando apenas 308 gramas e por isso, a sua utilização é bastante confortável, seja para ler, jogar ou assistir a vídeos. 

A telinha IPS LCD de 7.9 polegadas possui resolução de 1536 x 2048 pixels, com 394 ppi de densidade. O display possui uma excelente qualidade, com brilho forte, contraste equilibrado e alta quantidade de cores. No visor ainda há um revestimento para diminuir o reflexo, o que deixa a visualização bastante cômoda mesmo em locais muito iluminados. A fluidez do conteúdo apresentado também é um ponto de destaque e ainda há o suporte à Apple Pencil. 

O Mini 5 possui o chipset Apple A12 Bionic, com 3GB de RAM. Por causa da integração com o hardware, o sistema é bastante fluido e travamentos são raros. Portanto, é possível trabalhar, estudar, consumir conteúdos e jogar sem dificuldade. A abertura e a troca entre aplicativos é muito rápida, o que contribui diretamente para a produtividade. Em jogos, o desempenho também é satisfatório e você conseguirá rodar títulos leves e pesados, com taxa de frames constante. Games com COD, Free Fire, Asphalt 9, Roblox e Real Racing rodam sem problemas com configurações gráficas altas. Portanto, o pequeno tablet possui muito poder de fogo. 

O iPad OS é sem dúvida o melhor sistema operacional para tablets. Agora com o multitarefa melhorado e suporte a mouse, teclado e armamento externo, o SO está ainda mais completo e pode substituir o notebook em alguns casos. Além disso, o sistema do iPad possui uma grande quantidade de apps exclusivos como GarageBand, Luma Fusion, Tweetbot, Ulysses e outros. 

O software também faz um ótimo gerenciamento de bateria. Com o tanque de 5124 mAh, o iPad Mini consegue ficar 10 horas longe da tomada com uso moderado e até três dias com utilização básica. Já com um uso mais intenso de tela, se tem médias de 5 a 7 horas. 

Há os modelos com 64 ou 128 GB. Mesmo na versão mais básica, ainda é possível baixar diversos arquivos e aplicativos. Mas para quem precisa de muito armazenamento, a versão de 128 é a melhor opção. 

As câmeras traseira e frontal são de 8 a 7 megapixels respectivamente,  sendo suficientes para fazer videochamadas, registrar fotos casuais e escanear documentos. 

Ademais, o Mini de quinta geração possui bluetooth 5.0, GPS com A-GPS e Glonass e há as versões com Wi-Fi e também com 4G.

Pontos Negativos

Apesar da excelente construção, o design do iPad Mini 5 já parece bastante datado e destoa bastante de dispositivos mais recentes, o que pode desagradar usuários que já estão familiarizados com modelos mais atuais. 

A Apple está finalmente aderindo ao USB-C nas novas linhas de iPads, mas por aqui, o conector Lightning ainda está presente. Com isso, se tem uma velocidade menor de transferências de dados e carregamento. Ademais, se você utiliza HDs externos ou pen drives, será necessário investir em adaptadores. 

A Apple Pencil de primeira geração pode ser usada neste aparelho, mas o preço do acessório aqui no Brasil é muito alto. A caneta da maçã não sai por menos que R$ 900 e se sua ideia é comprar o aparelho juntamente com o acessório, pode começar a preparar o bolso. 

Mas o iPad Mini 5 ainda vale a pena? O pequeno tablet da Apple é um dispositivo excelente, com desempenho sólido, ótima tela, bateria duradoura e um ótimo sistema operacional. Para estudantes ou profissionais que precisam de portabilidade, pode ser uma ótima opção. Mas se você for usar exclusivamente para trabalhar, um tablet com tela maior talvez seja uma escolha melhor. 

Imagem: The Verge. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: iPadOS 13
  • Dimensão: 203.2 x 134.8 x 6.1 mm
  • Peso: 308.2 gramas
  • Processador/Chipset: 2x 2.5 GHz Vortex + 4x1.6 GHz Tempest (Apple A12 Bionic)
  • RAM: 3 GB
  • Memória Máxima: 256 GB
  • Polegadas: 7.9
  • Resolução: 1536 x 2048 pixel
  • Densidade: 324 ppi
  • Tipo: IPS/LCD
  • Câmera Traseira: 8 Mp
  • Câmera Frontal: 7 MP
  • Filmage: Full HD 30 FPS
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac
  • Bluetooth: 5.0 
  • USB: Proprietário
  • GPS: A-GPS/Glonass
  • Impressõa Digital: Sim
  • Bateria: 5124 mAh
Postagem Anterior Próxima Postagem