Amazon Echo 4 (2020) é boa? Vale a Pena? Análise/Review Completa

A Amazon atualizou toda a sua linha de alto-falantes inteligentes e o Echo de quarta geração veio com um novo formato, melhorias nos speakers e mais algumas outras novidades. Mas será que vale a pena? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Assim como na versão mais barata, o design foi remodelado, tendo agora um formato de esfera. A parte superior do dispositivo é coberta por tecido e a base é feita de plástico, e o Echo fica bem firme na estante. No dispositivo há ainda os botões de ação, de volume e de ligar e desligar o microfone. Próximo há base, há o anel de luz que se acende quando o aparelho está executando alguma tarefa. Atrás, há as entradas para a alimentação e a saída de áudio de 3,5 mm para conectar ao seu computador ou a alto-falantes maiores. A caixinha está disponível nas cores branca, preta e cinza. 

Configurar o aparelho é bastante fácil, bastando ligá-lo na tomada e baixar o aplicativo Alexa, disponível para iOS e Android. 

A caixinha teve uma boa resposta e a Alexa consegue te ouvir mesmo quando você fala baixo ou quando há vários outros sons no ambiente, o que facilita o acionamento por voz. 

Por debaixo do tecido há dois tweeters ou alto-falantes de 0,8 polegadas e um woofer de 3 polegadas para a reprodução de graves. Com isso, a qualidade melhorou frente a versão anterior e o desempenho de áudio surpreendeu. Outro ponto positivo é que distribuição do som também foi aprimorada, devido ao novo formato. O áudio é bastante nítido, limpo e com uma boa potência para o tamanho da caixa. Há ainda o processamento Dolby Audio e também o ajuste automático de acústica, o que contribui ainda mais para a qualidade.  O Echo que atenderá salas grandes é o Echo Studio, mas o Echo 4 já faz um ótimo trabalho em salas pequenas e médias.

Nesta nova versão, o sensor de temperatura foi adicionado e pode ser utilizado para criar rotinas, ligando o ar condicionado caso chegue a uma determinada temperatura, por exemplo. Com esse sensor há várias possibilidades.  

A Alexa já possui integração com inúmeros serviços e a caixinha executa músicas, podcasts, notícias e muito mais. É possível ouvir músicas em serviços como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music, e ainda escutar podcasts, executar livros do Kindle, ter acesso a notícias de vários portais, etc. Há também o suporte para vários outros apps, como o Uber para solicitar viagens, o iFood para pedir comida, o Bradesco para consultar saldo e fazer outras operações, etc. A lista de aplicações compatíveis está crescendo bastante, o que é excelente. 

A assistente da Amazon consegue realizar várias tarefas, como criar lembretes, definir alarmes, acompanhar compras, fazer traduções e mais. Por comandos de voz também é possível controlar dispositivos conectados, como lâmpadas, fechaduras, etc. A criação de rotinas permite que sequências de atividades sejam feitas a partir de um comando, como por exemplo, ligar as luzes e informar a previsão do tempo ao falar “Bom dia”. A Alexa é bem completa e pode ser muito útil para quem quer começar um projeto de casa conectada. 

Há outros recursos interessantes como fazer chamadas para amigos que possuam dispositivos Echo, conectar ao Fire TV para reproduzir o som da TV e outras várias funções. 

Pontos Negativos

Por causa do seu formato e tamanho, o Echo 4 pode ocupar um espaço maior na estante do que o seu antecessor, o que pode desagradar alguns usuários. 

Os mesmos pontos negativos do Echo Dot se aplicam por aqui. Não há suporte para os apps e serviços do Google, como YouTube Music, Play Livros e mais. 

Outro ponto a ser mencionado é que apesar de possuir excelentes skills, a Alexa ainda perde para o Google Assistente no entendimento de linguagem natural. Muitas vezes, a assistente da Amazon não consegue responder perguntas que poderiam facilmente ser encontradas em uma pesquisa no Bing ou no Google, por exemplo. 

A nossa conclusão é que a Amazon Echo 4 teve upgrades bastante interessantes e se tornou ainda mais completa.  A melhoria na qualidade sonora, o sensor de temperatura e o novo formato podem justificar a troca ou compra do dispositivo, que é ótimo para quem quer controlar dispositivos conectados e claro, ouvir músicas em um speaker de excelente qualidade.

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre: 

  • Alexa Integrada: Sim
  • Alto-falantes: Woofer de neodímio 3" e dois tweeters de 0,8"
  • Entrada/Saída da Linha: Saída de áudio de 3,5 mm
  • Processamento: Dolby Audio
  • Hub de casa inteligente Zigbee integrado: Sim
  • Botões: quatro botões, dois de volume, um botão de ação e um de desligar o microfone. 
  • Tamanho: 144 mm x 144 mm x 133 mm
  • Peso: 940 gramas
  • Conectividade: Wifi de banda dupla suporta redes 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 e 5 GHz). Incompatível com a conexão a redes wifi ad-hoc (ou ponto a ponto).
  • Bluetooth: Sim. Perfil de distribuição de áudio avançada (A2DP).
  • Acessibilidade: Sim, no app. 
  • Garantia: 1 ano. 
  • Incluso na caixa: Carregador de energia (30W), guia rápido e o próprio Echo. 
  • Idioma: Português

Postagem Anterior Próxima Postagem